O Novo Sacramento

Caro colega de trabalho,

Os “sacramentos” são comumente associados às cerimônias da Igreja Cristã, como batismo, comunhão e casamento; durante esses rituais sagrados, acredita-se que a bênção de Deus ou a graça Divina é derramada sobre os participantes. Os sacramentos não se limitam às congregações religiosas – uma abordagem sacramental da vida pode ser praticada por qualquer pessoa – dentro ou fora de qualquer religião ou fé específica. Sacramentos são definidos pela Igreja Católica como “ritos visíveis vistos como sinais e canais eficazes da graça de Deus para todos aqueles que os recebem com a devida disposição”. (1) No espírito desta definição, a vida sacramental é uma abordagem da vida em que todas as formas são consideradas símbolos de uma realidade interior; e sob as condições certas, quando certos alinhamentos entram em ação, a energia deste reino pode surgir no mundo cotidiano, incendiando todas as coisas, todas as atividades, com uma nova vida. A autora, Marilynne Robinson, descreve a experiência disso em seu romance Gilead:

“Às vezes me parece que o Senhor sopra sobre esta pobre brasa cinzenta da Criação e ela se transforma em esplendor – por um momento ou um ano ou o período de uma vida. Então, novamente, mergulha de volta em si mesma e ao olhar para ela ninguém saberia que tinha algo a ver com fogo ou luz. . . Para onde quer que você olhe, o mundo pode brilhar como uma transfiguração. Você não precisa trazer nada, exceto um pouco de vontade de ver.” (2)

O termo ‘sacramento’ tem suas raízes nas palavras latinas para ‘consagrar’ e ‘sagrado’, que, por sua vez, foram traduzidas da palavra ‘mysterion’, usada no Antigo Testamento grego para conselho secreto de Deus. Quando a vida é vivida com este espírito, com uma “vontade de ver”, a rotina diária de atividades, juntamente com todas as formas que compõem o ambiente circundante, têm valor sacramental. Essa abordagem verdadeiramente religiosa da vida é o primeiro passo no caminho para se tornar um agente de transformação sagrada – tanto no ambiente local quanto no global; em suma, é seguir os passos de Cristo, como explica o Patriarca Bartolomeu de Constantinopla, líder espiritual dos cristãos ortodoxos em todo o mundo:

“A Festa da Transfiguração de Cristo… destaca a conexão integral entre metamorfose e teofania [o aparecimento da Divindade na forma], estendendo a luz divina e o poder transformador a toda a criação… A amplitude e profundidade da visão cósmica ortodoxa implica que a humanidade é uma parte de uma teofania... Assim, em Os Irmãos Karamazov, Dostoiévski exorta: Amai toda a criação de Deus, toda ela e cada grão de areia. Ame cada folha, cada raio da luz de Deus. Ame os animais, ame as plantas, ame tudo. Se você ama tudo, perceberá o mistério divino nas coisas…

…Para alcançar esta visão sacramental da criação, os seres humanos são chamados a praticar uma espiritualidade de ação de graças e autodisciplina… também somos chamados a praticar um 'ethos ascético', ou seja, autodomínio e autocontrole, de modo que não consumamos mais voluntariamente todos os frutos, mas manifestemos um senso de frugalidade de algumas coisas para valorizar todas as coisas. Então, aprenderemos a cuidar de plantas e animais, de árvores e rios, de montanhas e mares, de todos os seres humanos e do mundo. Então, seremos instrumentos de paz e vida, não instrumentos de violência e morte. Então, tudo assumirá seu propósito divino, como Deus originalmente planejou o mundo.” (3)

Não é difícil compreender por que um “ethos ascético” é necessário para “estender a luz divina e o poder transformador a toda a criação”, como o patriarca Bartolomeu descreve com tanta eloquência. Esta abordagem sacramental da vida é da mais alta ordem de criatividade e onde todos os pensamentos, emoções e ações são dedicados à consagração de cada momento no tempo e no espaço para que seja preenchido com a energia da força de Cristo. Desta forma, toda a experiência de vida torna-se um ritmo cerimonial e ritual, pois sacramento tem a ver com movimento, transição, passagem – um tipo de movimento espiritual que permite que a Graça Divina se derrame no mundo – lembrando que Graça também significa “beleza e facilidade de movimento.” Todos nós podemos nos mover graciosamente por este mundo agitado, conduzindo nosso tempo e energia, desde o olho da tempestade, estendendo a luz, o amor e o poder que contatamos dentro de tudo o que contatamos exteriormente.

Tal abordagem da vida pode ser pensada como um novo sacramento – uma vida vivida no espírito de cerimônia e ritual – uma vida que se move em harmonia com a luz e o som mágicos do Reino da Alma interior; é um modo de vida que pode ser praticado por todos os que aspiram viver na luz, pensar na luz e transformar na luz. Nos escritos de Alice Bailey nos é dado um “instrumento solar” para nos ajudar nesta busca – A Grande Invocação – cuja entrega foi o primeiro passo na precipitação planejada da Luz Suprema até o plano físico; o segundo passo, nos dizem, será “o reaparecimento do Grande Senhor, que atuará como lente através da qual a luz pode ser focalizada e adaptada às necessidades humanas”. (4)

O destino de todos os seres humanos é tornarem-se agentes de transformação de acordo com o propósito divino; e aqueles que assim estão se tornando são referidos coletivamente como o Novo Grupo de Servidores do Mundo nos escritos de Alice Bailey. Cada um desses indivíduos criativos pode ser encontrado trabalhando em uma das três grandes áreas do empreendimento humano que está sob a influência de uma grande corrente de energia divina: Governo (refletindo a energia Divina de Vontade e Propósito), Religião (refletindo a Divindade da energia do Amor e Sabedoria), Educação (refletindo a energia Divina da Inteligência Ativa). Em conformidade com a própria Divindade, as energias desses três grandes departamentos do Plano Divino estão buscando expressão nos assuntos humanos como uma “trindade em unidade”.

Assim, o espírito religioso tem um papel importante a desempenhar na transição para uma nova civilização mundial. As cerimônias e rituais das grandes religiões do mundo serviram bem à humanidade em seu tempo e lugar, mas as novas energias que agora fluem para a consciência humana estão exigindo novas formas de manifestação correspondentes à era moderna e científica. O conceito de “energia como a base de toda a vida, todas as formas e toda ação e o meio de todos os relacionamentos” pode ser o trampolim para aqueles novos e vivos cerimoniais e rituais cuja graça e poder são necessários para elevar a humanidade em direção à luz. Embora os valores centrais de todas as grandes religiões tenham servido como uma base firme, os princípios espirituais que atualmente buscam expressão – por exemplo, a consciência grupal e a unidade de toda a vida – exigem uma nova ênfase mais adequada à nossa sociedade mundial contemporânea. O passo à frente, nas palavras de Alice Bailey, é para todas as pessoas “de visão e de pensamento inclusivos em todas as igrejas de todos os credos do mundo ... unidos e com alguma uniformidade de ritual e cerimonial, se aproximarem juntos do centro do poder espiritual.” (5)

Embora isso leve tempo para se desenvolver, todos os que estudam os ensinamentos da Sabedoria Eterna podem acelerá-lo sintonizando-se com a grande energia do Raio de Magia Cerimonial e Ritual que agora está aumentando em poder. À medida que penetramos nos Três Festivais Espirituais, quando as energias que buscam entrar no mundo estão no auge, cada um de nós pode trabalhar para transformar a vida pessoal em 'um canal eficaz para a graça de Deus', e deixar que a vida cotidiana e a rotina diária de atividades e deveres tornem-se um novo sacramento.

Na luz do serviço grupal,
Grupo da sede
Lucis Trust

Festivais 2022
___________

1-Wikipedia https://en.wikipedia.org/wiki/Sacraments_of_the_Catholic_Church
2-Marilynne Robinson, Gilead, p. 279
3-Ecumenical Patriarch Bartholomew, The World as Sacrament. https://mospat.ru/en/news/57191/
4-A.A. Bailey, Discipulado na Nova Era, Vol II, pp 425-6
5-A.A. Bailey, Problemas da Humanidade, p. 162

Início