Radioatividade - O Destino de Todas as Formas
Christine Morgan

Eu gostaria de compartilhar alguns pensamentos com vocês sobre o Plano e o destino das formas a partir da perspectiva da radioatividade. Nós lemos que na expressão científica de ‘radioatividade’, temos a concepção oriental de Vishnu-Brahma, ou os Raios de Luz vibrando através da matéria. (1) A palavra 'rádio' é derivada do latim radius, significando o raio de uma roda ou um raio de luz. Podemos imaginar uma espiral de luz ígnea, rotando e girando vigorosamente sobre si mesma de um modo multidimensional; raios de luz flamejantes se lançam do centro para a periferia. A luz é de natureza ígnea, porque, em última análise, a luz é um efeito do fogo. E isso ressoa com a definição sucinta de “radioativo” feita pelo Tibetano como "um ponto radiante de fogo".

'Um ponto radiante de fogo' pode ser retratado como um átomo em processo de transfiguração, ou como qualquer das várias outras coisas também, mas, para o propósito desta palestra, considerá-lo em termos dos chakras é aqui de particular interesse. Quando uma pessoa se volta para a vida espiritual, esses chakras ou centros de energia mudam de aparência, começam a se desdobrar e são transformados em núcleos irradiantes de luz. Seu movimento de rotação torna-se interdimensional, fazendo uma ponte entre os planos interno e externo. Nesta fase, poderíamos pensar nos centros como colhedores de matéria. Eu gosto da analogia das lâminas rotativas de uma colheitadeira, embora duvido que ela tenha sido criada antes de uma influência esotérica! Como as lâminas rotativas da colheitadeira trabalham com colheitas de grãos, podemos imaginar os chakras revolvendo e levando matéria para si mesmos, colhendo, debulhando e peneirando tudo. O núcleo de cada átomo de substância é estimulado e liberado para viajar para dentro, a fim de encontrar seu centro superior, enquanto as vidas eletrônicas que constituem a parte externa se movem para o mundo como luz magnética radiante.

É certo que as imagens que esse tipo de analogia evoca são bastante cômicas, mas o Tibetano frequentemente nos dizia para "cavalgar com leveza", e assim mudar de cavalo para colheitadeira provavelmente esteja correto; com a discriminação inteligente e a direção correta da energia, a analogia não é tão distante quanto parece à primeira vista. Os discursos esotéricos não costumam se prestar a uma forma de imagem que a mente concreta possa compreender, pois devem estimular a mente abstrata - aquela área da manifestação Divina que é o próximo passo à frente da humanidade para a realidade mais importante. No entanto, a nota deste ano nos põe em contato com o “exército da voz”, aqueles membros do reino dévico que constroem formas fora da matéria; por isso é uma oportunidade para abordar a Sabedoria Eterna a partir de uma perspectiva mais baseada na matéria. Devemos lembrar que a matéria é tão divina quanto o espírito, e em seu estado redimido é parte integrante do Plano Divino.

A nota chave, portanto, nos dá a oportunidade de usar imagens para visualizar a matéria de uma nova maneira. E isso pode ajudar a estimular o desenvolvimento gradual da visão etérica, que é um dos desenvolvimentos mais imediatos no horizonte da humanidade. Podemos imaginar quão diferente será a nossa concepção do Plano com a visão etérica, vendo uma paisagem de energias, luz e cor se precipitando e, para aqueles cuja audição interior se desdobra simultaneamente, acompanhando qualidades sonoras e tonais. Quando estamos confinados aos sentidos físicos, com cada um compartimentalizado e separado dos outros, percebemos de forma incompleta e sem síntese, muito parecido com o descrito no livro satírico Flatland. O livro conta a história de um mundo bidimensional ocupado por figuras geométricas. Um dia, um objeto tridimensional - uma esfera - visita um dos habitantes de Flatland, que só pode compreender esse visitante esférico como um círculo. À medida que a esfera visitante se eleva e desce através da planície (uma terra que pode ser visualizada como uma folha horizontal de papel), apenas um círculo se expandindo e se contraindo, pode ser visto.

Esta é uma analogia útil para ponderar que a esfera é, de fato, a verdadeira natureza de todas as formas. Ironicamente, mesmo com nossa visão tridimensional, não podemos ver essa natureza esferoidal da vida da forma. As formas físicas densas são uma ilusão, porque elas representam a reação do olho às forças de maya. A visão etérica, ou o poder de ver a substância-energia é, para o ser humano, a verdadeira visão. Um antigo manuscrito esotérico nos arquivos dos Mestres pode fornecer algumas dicas sobre por que não somos capazes de ver as verdadeiras formas esferoidais no momento. Vale a pena ler e refletir:

A visão da esfera superior está oculta no destino da quarta forma da substância. O olho olha para baixo, e eis que o átomo se perde de vista. O olho olha para os lados e as dimensões se fundem, e novamente o átomo desaparece.

O olho olha externamente, porém vê o átomo fora de proporção. Quando o olho nega a visão descendente, e vê tudo de dentro para fora, as esferas então serão vistas.

Isto fornece mais uma indicação de que o iniciado, consciente das energias que ele precisa usar, trabalha "de dentro do círculo", isto é, o círculo ou campo de maya. O aspirante, no entanto, tem que continuar a trabalhar “de fora para dentro e esforçar-se para dirigir sua vida de cima para baixo, e não ser controlado por forças inferiores”.

Os éteres do plano físico estão carregados de energia durante os três Festivais Espirituais e no período das conferências da escola. E enquanto poucos desenvolveram a verdadeira visão etérica, muitos estão cientes da presença dos éteres envolventes e das potências que transmitem. Esse intervalo superior do ano espiritual pode ser um tempo de teste, pois pode haver considerável pressão e estresse no corpo físico, e não é incomum experimentar sentimentos de superestimulação e rajadas de energia seguidas de exaustão. Esta tensão serve para nos lembrar que os reinos etéricos não são apenas constituídos de um tipo de substância-energia mais refinada que a matéria física, mas que os níveis etéricos são realmente mais densos do que o plano físico com o qual estamos familiarizados. Isso parece contrário ao senso comum, já que estamos propensos a visualizar os planos internos menos densos, mas a Sabedoria Eterna afirma claramente que isso não é assim. Como o Tibetano nos lembra "A matéria, portanto, é comparativamente uma estrutura de tecido leve, subsistindo em um meio muito substancial ..."

Mas, voltando ao assunto da radioatividade, no treinamento esotérico nós colocamos muita ênfase no desapego da matéria e da forma, mas é somente para que possamos trabalhar com isto inteligentemente, de acordo com o Plano Divino. Como um grupo de discípulos em treinamento, estamos aprendendo a discriminação, a imparcialidade e o desapego que nos permitirão elevar nossa consciência ao Som superior do Logos.

Protegidos desta maneira, nos será permitido dirigir o exército da voz, a salvo da natureza ígnea dessas vidas dévicas.

Embora saibamos que elevar essas vidas elementares menores do reino dos devas, é parte do Plano Divino; que dizer sobre o Plano Divino? O que sabemos de seus detalhes e suas profundidades? O Tibetano escreveu:"Vocês poderão aqui perguntar e com razão: o que é este Plano?", ao que ele então responde: "Não pense que eu possa falar do plano como ele verdadeiramente é". Ele descreve aspectos do Plano conforme se aplica à consciência humana, sendo uma dessas descrições "a produção de uma síntese subjetiva na humanidade e de um intercâmbio telepático que finalmente anulará o tempo", tema que exploramos há alguns anos. No entanto, essa intrigante afirmação é apenas um pequeno aspecto do Plano, pois diz respeito à consciência humana - um processo que é necessário em um determinado estágio para implementar o Plano em si. E embora esse processo seja muito abstrato e difícil de imaginar, o Plano pode ser considerado mais concretamente também, pois isso diz respeito diretamente à matéria e à construção de algo.

Os planos superiores de consciência, até e além do nível em que a mônada humana está situada, são todos parte do plano físico cósmico, e o Logos planetário está evoluindo e refinando seu próprio veículo de expressão para funcionar mais habilmente em todos os níveis dele. As evoluções dévica e humana juntas formam “a composição celular de Seu corpo” com as mônadas humanas responsáveis pelo aspecto da consciência e as mônadas dévicas o aspecto de atividade deste organismo celestial. Isso certamente nos fornece muito alimento para reflexão, especialmente quando abordado em termos de fogo e radioatividade.

Agora, se unirmos as imagens de fogo, luz, amor e energia radiante e conectarmos isto à construção do veículo Logóico, no qual todos nós temos um lugar e uma função específicos, podemos ter atingido o limite de nossa capacidade atual de abstração mental e visualização, pelo menos enquanto ainda estamos no caminho do treinamento do discipulado. Podemos, no entanto, encontrar mais informações sobre radioatividade se considerarmos o lembrete que foi dado a um discípulo que estava excessivamente concentrado na criatividade como um motivo para sua vida - ele estava colocando a carroça diante do cavalo e disse que a verdadeira expressão de criatividade é a radiação e o magnetismo. Estes produzem tanto o material para a criação quanto uma capacidade magnética que organiza em devida forma e beleza aquilo que a radiação evocou. A partir disso, fica claro que a criatividade surge "de um estado particular da mente e de um estado de ser ... um ponto na evolução em que o discípulo é definitivamente radioativo". (3) E nos lembraremos da nossa definição inicial de radioatividade que diz respeito ao fogo. Esotericamente radioativo significa "um radiante ponto de fogo".

"O fogo é a mais perfeita e pura reflexão, no Céu como na Terra, da Chama Una. É a vida e a morte, a origem e o fim de toda coisa material. É a Substância divina." (4) Isso ilustra que toda a história da evolução - atômica, humana e solar - é a história do fogo. Esta mesma substância divina está em ação em cada outono - a estação da liberação, quando a forma material da natureza é queimada e destruída à medida que a vida interior se retira para um período de descanso antes de um novo ciclo de crescimento. A beleza das cores ardentes do outono nos sugere a verdade sobre a morte - da energia alegre que pode caracterizar nossa liberação a planos mais elevados e a liberdade de preparar esses novos germes de consciência para acompanhar o renascimento.

Em todos os reinos da natureza, a destruição da forma e a liberação da vida interior ocorrem através da ação do fogo. Isso pode não ser imediatamente aparente, mas se considerarmos que o calor e a luz, os efeitos familiares do fogo, são as principais características planetárias que condicionam nossas vidas cotidianas, podemos justificadamente concluir que a totalidade da manifestação é um fogo por fricção de movimento lento. Apenas por estarmos no mundo, participamos dessa combustão gradual. É o caminho da evolução - a combinação do calor físico e psicológico produzido pelo atrito da existência assegura que continuemos avançando à medida que a temperatura aumenta.

O filósofo e astrólogo esotérico, Dane Rudhyar, pode sempre nos dar uma nova visão sobre os ensinamentos do Tibetano, descreveu o fogo como "a liberação do espírito dos sistemas materiais" - uma declaração lindamente sucinta, mas profunda. E continua a dizer que o fogo "é o resultado da superação da força de ligação responsável pela existência de átomos e moléculas, por um poder desintegrador e catabólico que libera o que podemos chamar de radioatividade ... Psicologicamente falando, é da mesma forma a liberação da energia espiritual dos laços de um foco exclusivo na vida orgânica, a liberação da alma dos desejos ligados à matéria, e da liberação da mente espiritual do intelecto controlado pelos sentidos e pelo ego egoísta.” (5) Então, a partir do momento em que o homem foi capaz de criar fogo a partir do calor e da luz, ele foi irreversivelmente afastado da imersão na matéria para o caminho em direção à civilização.

Nos ensinamentos da Sabedoria Eterna, o ser humano é referido como uma ‘planta humana’ destinada a evoluir de um embrião de consciência até uma flor de fogo radioativo que pode ser observada claramente pelos guias da raça. A ‘planta humana’ sobe por uma treliça construída de espirais internas de energia, articuladas por correntes que formam numerosas relações triangulares, culminando em uma exibição de energia ígnea no topo da cabeça - uma exibição que torna opacos todos os outros centros. Escalar esta treliça de luz ígnea faz parte da redenção planetária.

Hoje, o grupo de servidores do mundo está adicionando fogo espiritual a muitas outras forças psicológicas que impactam a consciência humana. Isso tem o efeito de despertar novos embriões de consciência em cada ‘planta humana’, na medida em que ela entra na influência do calor e da pressão. Mas um grande problema parece ser que o simples influxo de toda essa energia ígnea também está levando algumas almas sensíveis para o fogo da própria matéria - lembrando que uma flor que se recolhe sobre si mesma, é incapaz de irradiar a beleza de sua vida interior para o mundo. Não obstante, o impulso está em andamento e a revelação em desenvolvimento da força vital interna está ocorrendo em inúmeras pessoas em todo o mundo, à medida que sua consciência se ajusta às leis espirituais, à verdade, e aos valores da responsabilidade social. A demonstração suprema disso foi o Cristo, conhecido esotericamente como a “primeira flor da planta humana”. Como o Cristo, o destino de cada ser humano é evoluir e se tornar uma flor de fogo, um lótus que se abre constantemente para liberar o perfume do serviço radioativo.

Assim, podemos aprender, através da nossa nota chave, que é trabalhando com o exército da voz que podemos começar a realizar este majestoso Plano do Logos. E quando não estivermos mais sob a influência desse exército, mas diretores dele, podemos trabalhar dentro do som protetor e criativo do próprio Logos. Servimos então através da radiação e do magnetismo para ajudar cada ser humano e cada vida nos reinos subumanos a se tornarem uma flor de fogo - uma centelha de fogo radiante dentro do corpo Logico.

______________

1 Um Tratado sobre o Fogo Cósmico, pág. 477
2 Idem, pág. 109
3 Discipulado na Nova Era II, pág. 540
4 A Doutrina Secreta I. 146.
5 We Can Begin Again Together, Capítulo 2, Dane Rudhyar.

Início