Navegação

OS MISTÉRIOS DE SHAMBALLA


Capítulo VII

SHAMBALLA E A ANALOGIA HERMÉTICA

Evidentemente, todas as coisas da vida sucedem sob o impulso de uma lei cíclica absoluta que regula o movimento universal da criação. Assim, todo acontecimento, seja cósmico, universal, planetário ou humano, sucede com precisão matemática, sendo, em sua essência, a repetição de outros fatos que certamente aconteceram em épocas passadas e que os seres humanos tem a missão de expressar em níveis mais elevados que os alcançados em tempos precedentes. A Lei dos Ciclos procede de modo matemático, geométrico e astrológico e se expressa por meio de um processo regular e ininterrupto dentro do qual os astros, oscilantes sobre si mesmos e girando ao redor de centros maiores, percorrem incansavelmente uma e outra vez suas imensas e incompreensíveis elipses pelo espaço infinito, apresentando no suceder de cada novo ciclo novas oportunidades espirituais para as humanidades que evoluem nos planetas de todos os sistemas solares em perpétuo movimento de expansão cíclica.

A lei de analogia, que é a chave para a compreensão do conhecimento esotérico, se observada atentamente, demonstra que a evolução universal avança sempre por meio de coordenadas cíclicas habilmente medidas e calculadas pelos insignes LIPIKAS, ou Senhores do Karma, que regulam sabiamente o movimento criador de cada universo e de cada planeta. Atendo-nos ao estudo dessas coordenadas cíclicas, poderíamos dizer que tudo quanto a humanidade possui hoje em dia como expressão criadora de arte, ciência ou cultura, o possuíram já em épocas passadas outras raças, outras humanidades e outros seres humanos. Talvez algumas dessas conquistas da civilização humana tenham sido aperfeiçoadas ou embelezadas pela influência dos novos tempos e empregando os recursos de uma técnica cada vez mais apurada ou sofisticada. Contudo, quantos segredos e descobrimentos que estiveram em poder de nossos veneráveis antepassados continuam ainda sendo imensas sequencias de mistérios impenetráveis para a humanidade atual!

Daí à necessidade de vivermos inteligentemente despertos, observando com atenção profunda a sucessiva concatenação dos acontecimentos planetários, com a tranquila convicção de que, investigando os mesmos serenamente expectantes, poderemos talvez descobrir os mais profundos segredos imortais que hão de ser revelados em nossa época, plena de tantas oportunidades espirituais para os seres humanos. Deveríamos converter-nos de alguma forma em ARGONAUTAS do Espírito, em depositários cada vez mais conscientes das intenções de SANAT KUMARA, o Senhor do Mundo, para com a humanidade.

Ser ARGONAUTA do Espírito significa concretamente "investigar e descobrir as coisas novas" que cabe revelar em cada nova época planetária dentro da espiral cíclica de nossa evolução humana. Essa atividade pressupõe um ciclo de preparação espiritual, oferecida em algum Ashram definido da Hierarquia, para poder trilhar dignamente alguma das Sendas místicas que levam à Iniciação.

Desse ponto de vista, o Centro de SHAMBALLA aparece como a Sede Planetária dos Infinitos CONHECIMENTOS Solares e, em seus misteriosos e sagrados Santuários mantém-se vívida e supremamente inspiradora a MEMÓRIA indescritível do ANJO DAS RECORDAÇÕES AKÁSICAS, cujos Arquivos, contendo todas as conquistas culturais e espirituais da humanidade através dos tempos, encontram-se sob a guarda do MAHACHOHAN, o Senhor da Civilização Planetária. Espalhados matemática e ciclicamente naquelas misteriosas grutas e imensas e ignoradas galerias dentro do Reino místico de SHAMBALLA, inacessíveis aos mortais, constituem o depósito vivo de onde o Iniciado extrairá, sob a forma de conhecimentos, os bens espirituais, culturais e artísticos da humanidade, desde os que remontam àquelas longínquas épocas planetárias em que o ser humano iniciou seu processo individual de autoconsciência até o momento presente. Ali também se encontram, velados por mantos de sutilíssima substância etérica e constituindo o que esotericamente poderíamos definir como "as razões lógicas da existência humana", os Arquétipos de perfeição que serão revelados nas sucessivas etapas evolutivas da Natureza. Algumas dessas grutas continentes de segredos acham se em SIGHATSE, ao norte da Índia, fazendo parte da indescritível estrutura de SHAMBALLA e, ao cuidado e salvaguarda das mesmas, está o grande Adepto KUT HUMI, Chohan do Segundo Raio.

Mas esotericamente sabemos que a MEMÓRIA CÓSMICA do planeta faz parte da infinita Cadeia de Recordações do LOGOS SOLAR, constituindo as "coisas novas e não reveladas" de que a tradição mística nos fala e que podem ser captadas unicamente pelo SENHOR DO MUNDO, usando métodos de percepção que são "segredos" inclusive para os grandes Iniciados do planeta.

O Plano da Evolução Planetária que, em princípio, procede de uma elevada percepção cósmica nutre-se dessas infinitas recordações solares. SANAT KUMARA converte essa percepção em Decisões planetárias e a GRANDE FRATERNIDADE BRANCA do planeta, que em seu conjunto forma o Ashram místico do SENHOR DO MUNDO, acata fielmente essas decisões e as estrutura convenientemente sob a forma de um Plano inteligentemente projetado que abrange a totalidade da evolução planetária.

Desse ponto de vista, os discípulos espirituais também são, ainda que em menor escala, agentes místicos de SHAMBALLA, com a missão especial de finalizar, no interior de sua esfera de expressão social, certas Decisões Planetárias que surgem do Plano da Hierarquia Espiritual. Expressam-se como atividades de serviço comunitário para o qual, entretanto, deverão estar devidamente preparados.

Essa preparação tem a ver diretamente com a iniludível visita que esses discípulos deverão fazer a certos Retiros Sagrados de SHAMBALLA, com o objetivo de investigar o modo como as leis cíclicas da evolução operam no planeta, considerando, ao fazer essas afirmações, que nenhum ser humano poderá obter a Iniciação de Adepto sem ter previamente conseguido "rememorar" com plena consciência todas as recordações concatenadas que constituem "as sementes vivas" de SHAMBALLA e de ter conseguido captar de forma vívida e transcendente o profundo segredo que subjaz por detrás das grandes Decisões Planetárias de SANAT KUMARA que, em que pese o Seu indescritível Poder espiritual, é somente a sombra que vela ou oculta a Entidade ainda mais augusta e gloriosa que chamamos Logos Planetário.

O tema de SHAMBALLA e seus Mistérios talvez pareça demasiadamente complexo ou profundo para muitos dos aspirantes espirituais dos nossos dias, que ainda utilizam para o desenvolvimento de sua vida espiritual técnicas mentais baseadas na inteligência concreta e no discernimento analítico. Mas os verdadeiros discípulos que formarão no mundo o nervo vivo de SHAMBALLA e o centro da Fraternidade da Luz utilizam uma técnica nova, se podemos defini-la assim, que surge dos mundos abstratos da mente e traz em si uma carga considerável de substância búdica ou intuitiva. Essa técnica, acompanhada de um desejo infinito de servir o mundo, permite o acesso a certos níveis ou estâncias de SHAMBALLA onde podem ser captadas e registradas algumas das indescritíveis recordações de DEUS (considerando que SHAMBALLA, vista de um ângulo superior ao da percepção humana, constitui não apenas a memória viva do passado, mas também "a glória dos novos tempos" a que a Bíblia cristã se refere) que o SENHOR DO MUNDO extrai criadoramente das íntimas e mais profundas RECORDAÇÕES do Logos Solar, empregando uma maravilhosa Intuição Cósmica.

Também sabemos, por intuição ashrâmica, que o AGNI YOGA, o Yoga do Fogo ou de Síntese, constitui na atualidade a Senda Mística que conduz à SHAMBALLA e que seus ensinamentos contém o segredo imortal que subjaz no coração silente de toda a criatura humana para um dia ser revelado a todos os homens e mulheres inteligentes e de boa vontade no mundo, a fim de ser aplicado na sua vida quotidiana. Assim como a Estrela mística de Belém, o AGNI YOGA é precursor da Boa Nova, ou dos novos tempos, uma representação objetiva das Decisões de SANAT KUMARA levadas ao mundo através dos discípulos juramentados dos distintos Ashrams da Grande Fraternidade.

Consubstancialmente e coincidindo com os ensinamentos de A Doutrina Secreta, escrito por H. P. BLAVATSKY sob a inspiração de grandes Adeptos durante a segunda metade do século XIX, e para estimular criadoramente os discípulos espirituais do mundo, surgiram no inicio do século XX os ensinamentos esotéricos relativos ao AGNI YOGA, sob a denominação oculta de "A Doutrina do Coração" que deveria substituir progressivamente a tradição mística do passado, baseada fundamentalmente na "Doutrina do Olho", ou do conhecimento intelectual.

O Mestre MORYA, Chohan de Primeiro Raio e discípulo do MANU da Raça, foi o impulsor desse movimento espiritual que deveria trazer ao mundo em geral, e muito especialmente aos discípulos pertencentes aos diferentes Ashrams da Grande Fraternidade, este YOGA DE SÍNTESE, que assinala inequivocamente a Senda que conduz à SHAMBALLA.

Desde aquele momento cíclico, - marcado pelos astros - até o atual, têm sido múltiplos os testemunhos do fogo íntimo de que vinha revestido esse YOGA ígneo de SHAMBALLA nos ambientes planetários, inclusive o descobrimento e utilização da energia nuclear e os grandes avanços da ciência eletrônica, graças aos quais os seres humanos vão se aproximando progressivamente do mistério infinito da Criação, cujas bases estruturais assentam-se sobre o Fogo indescritível das grandes Decisões Solares.

Consequentemente, este tratado sobre os Mistérios de SHAMBALLA deverá ser, antes de tudo, quaisquer que sejam os distintos temas a considerar, uma exaltação do Poder do Fogo Espiritual latente nos mais profundos recantos do coração humano, já que o coração é um depósito vivo do Fogo de Deus Solar que deveremos ir descobrindo e atualizando progressiva e ciclicamente, como discípulos espirituais, em todas e cada uma das nossas atividades quotidianas, tendo em conta que o maior dos Mistérios que será revelado ao ser humano durante o curso desta Quarta Ronda cíclica da evolução planetária é o que corresponde ao AGNI YOGA, o Yoga do Coração, pois o Coração é o manancial silente de onde surgem gloriosamente as infinitas recordações divinas, ou Sabedoria dos Tempos, que constituem a Experiência Mística do próprio Deus Universal.

Início