Navegação

OS MISTÉRIOS DE SHAMBALLA


Capítulo XI

OS CETROS DE PODER E AS EXPANSÕES DE CONSCIÊNCIA PLANETÁRIA

A ideia que vamos considerar agora relaciona-se com a utilização dos dois principais Cetros de Poder Planetário. O DIAMANTE FLAMÍFERO que o SENHOR DO MUNDO utiliza e o CETRO HIERÁRQUICO que está a cargo do BODHISATTVA, o Instrutor Espiritual do Mundo. Ambos os Cetros constituem, cientificamente falando, os dois polos da ELETRICIDADE CÓSMICA ou FOHAT. Assim como a eletricidade comum, a polaridade elétrica positiva de FOHAT corresponde ao DIAMANTE FLAMÍFERO e a polaridade negativa, ao CETRO de BODHISATTVA. Através de ambas as polaridades, é projetada a energia solar e cósmica sobre a Terra, determinando todas as expansões de consciência possíveis dentro e fora do "círculo-não-se-passa" do esquema terrestre, logicamente acontecendo:

a. em cada uma das SETE esferas de SHAMBALLA, que correspondem aos SETE Planos do sistema solar;

b. em cada um dos SETE Reinos da Natureza;

c. de forma muito particular e transcendente, no Reino Humano. Vejamos isso detalhadamente.

AS SETE ESFERAS DE SHAMBALLA

São as Sete Avenidas de contato do Logos Planetário com tudo quanto existe dentro e fora do âmbito planetário. Cada uma dessas Esferas é regida por um glorioso e esplendente ARCANJO, de categoria espiritual superior à dos CHOHANS de RAIO. Representa, na extensão da Esfera Planetária a seu cargo, a Qualidade Solar através da qual aquela será desenvolvida. Cada um dos SETE Arcanjos possui uma constituição particular que lhe permite transmitir, para todos os âmbitos da esfera específica que lhe serve de meio de expressão, as energias cósmicas Induzidas através do CETRO Sagrado ou DIAMANTE FLAMÍFERO do SENHOR DO MUNDO. Esses Arcanjos, Senhores do Espaço, como são definidos em termos hierárquicos, conhecem todos os segredos que correspondem ao Plano da Manifestação Universal, desde o que produz a "substanciação do éter" para criar a matéria sólida até o que permite desvanecer a matéria sólida e convertê-la em éter essencial. Quem pode percebê-los "na Luz de sua Glória Radiante", assistirá à mais maravilhosa expressão de vida cósmica em nosso planeta. Pondo-se em contato com Sua Obra, o investigador esotérico poderá penetrar nos mistérios infinitos das SETE Qualidades Vivas que, em sua totalidade, formam a CONSCIÊNCIA do Logos Planetário QUE, por Sua vez e em Sua rutilante e indescritível essência, representa digna e eficientemente UMA QUALIDADE DEFINIDA DAS SETE que constituem a CONSCIÊNCIA do Logos Solar... Vejamos agora quais são as QUALIDADES ou aspectos expressivos logoicos; revelados através dos SETE Arcanjos Regentes dos Planos ou Esferas de nosso esquema planetário.

1. Esfera Ádica
É a Morada do grande Arcanjo SHIVA, representante do Primeiro Aspecto do Logos Planetário, o da VONTADE DE SER É a AFIRMAÇÃO do Desígnio Universal do Logos Solar quanto ao nosso planeta.

2. Esfera Monádica
É a Sede planetária do grande Arcanjo VISHNU, representante do Segundo Aspecto ou Qualidade do Logos Planetário, o AMOR Essencial, extraído do mais profundo do Coração do Logos Solar.

3. Esfera Átmica
Corresponde ao grande Arcanjo BRAHMA, representante da Qualidade inerente ao Terceiro Aspecto do Senhor Planetário, a Atividade Criadora Inteligente.

4. Esfera Búdica
Representa a atividade coordenada do esquema terrestre, a cargo do grande Arcanjo INDRA (ou VAYÚ), demonstrando-se através da Qualidade da HARMONIA e BELEZA, o Quarto Aspecto do Logos Planetário que se manifesta no Centro Místico do esquema e constitui o sentido de união entre as três Esferas superiores e as três Inferiores.

5. Esfera Mental
Essa Esfera está vivificada pelas radiações ígneas do grande Arcanjo AGNI, Senhor do Fogo Planetário e impulsor da Qualidade Mental do Senhor do Esquema Terrestre. Representa o Quinto Aspecto da Divindade Planetária e sua expressão característica é a ATIVIDADE MENTAL concreta e definida dentro do "círculo-não-se-passa" da Terra.

6. Esfera Astral
Constitui o campo de expressão do grande Arcanjo Senhor VARUNA, esotericamente chamado "O Deus das Águas". Representa o sexto aspecto do Logos Planetário, a DEVOÇÃO infinita pela Obra do Logos Solar, o PAI NOS CÉUS, e a REVERÊNCIA indescritível por essa Vontade Onipotente.

7. Esfera Física
É a Morada do grande Arcanjo KSHITI (ou YAMA), a Quem, ocultamente e devido às Suas atividades objetivas no seio da Natureza, é chamado "O GRANDE FAZEDOR" ou "O ARQUITETO DO MUNDO FÍSICO". Representa nessa Esfera a Obra Mágica da Criação e presta Sua colaboração a todos os Seus grandes Irmãos das demais Esferas, quando as condições do planeta assim exigem, à medida que vão se sucedendo os ciclos temporais do Logos planetário. É o Sétimo Aspecto ou Sétima Qualidade do Senhor do Esquema Terrestre, e toda Sua vida é a representação de uma Obra Mágica que vai se desenvolvendo através da constante e permanente construção de formas físicas para que possam ser habitadas ou utilizadas por todas as almas ou consciências que estão evoluindo dentro do esquema planetário.

SANAT KUMARA, o SENHOR DO MUNDO, aplica cíclica ou periodicamente o DIAMANTE FLAMÍFERO sobre cada uma das Esferas Planetárias, extremando Seu Poder Indutivo sobre o Arcanjo em cuja Esfera de expressão e de contatos deve ser transmitida uma maior efusão de energia cósmica ou de fogo elétrico, seja por razões kármicas ou pelas próprias necessidades evolutivas.

A transmissão de energia ígnea contida no DIAMANTE FLAMÍFERO sobre uma Esfera Planetária realiza-se através do Arcanjo que é seu Regente. Como se diz ocultamente, "através do Grande Agente Dévico, os éteres que constituem o espaço ocupado por uma Esfera tornam-se INCANDESCENTES". O Arcanjo absorve as energias do CETRO dentro de Si, qualifica-as com Sua própria Vida, as faz eletricamente positivas ao penetrar em Seu campo de atividade e logo, convenientemente dinamizadas, as transmite aos Anjos diretores dos reinos que evoluem no círculo determinado de Sua expressão particular. Esses Anjos, que tinham permanecido receptivos ou eletricamente negativos enquanto recebiam a energia ígnea que o Arcanjo, Seu Senhor e Mestre, lhes transmitia, tornam-se agora eletricamente positivos e, atingido o seu ponto culminante de radiação, transmitem essas energias ígneas assimiladas para todos e cada um dos Devas diretores das espécies que constituem a totalidade do reino, seja ele mineral, vegetal ou animal, estabelecendo-se, assim, por INDUÇÃO, uma transmissão de energia ígneo-elétrica cósmica que põe em incandescência ou em atividade toda a Esfera e produz aquela renovação cíclica particular que todas as Esferas que constituem nosso esquema terrestre experimentam e permitem que vá se realizando dentro das mesmas o princípio místico e eternamente inalterável da evolução solar.

De acordo com a Lei de Analogia setenária correspondente ao sistema cósmico a que pertence nosso sistema solar, poderíamos dizer que:

a. nosso sistema terrestre evolui através de Sete Planos ou esferas:

b. cada Esfera, a cargo de um Arcanjo indescritivelmente evoluído, é constituída por sete Reinos:

c. cada Reino, a cargo de um poderoso Anjo, é constituído por sete espécies principais de vida evolutiva;

d. o Reino Humano, que marca o ponto médio da evolução planetária, é constituído por sete Raças-Raiz e cada Raça-Raiz é formada por sete sub-raças;

e. o Reino Super-humano, que é a meta do Quarto Reino Humano, é constituído por sete princípios espirituais que se revelam através dos sete principais grupos egoicos, chaves da evolução superior.

OS SETE REINOS DA NATUREZA

De acordo com a nomenclatura esotérica, estes são os reinos da Natureza que correspondem ao nosso particular esquema planetário:

REINO CORRESPONDÊNCIA MÍSTICA RAIO
1° Mineral Plano Físico
2° Vegetal Plano Astral
3° Animal Plano Mental
4° Humano Plano Búdico
5° Super-Humano Plano Átmico
6° Planetário (Vidas planetárias) Plano Monádico
7° Solar Plano (Vidas Solares) Ádico

Essa correspondência mística deverá ser ajustada estritamente ao princípio de analogia para dela se poder extrair as conclusões mais acertadas acerca do estudo esotérico que estamos fazendo sobre o Centro de SHAMBALLA. Considerando que esse Centro Planetário constitui, do ponto de vista dos grandes Adeptos, somente a expressão objetiva, concreta e material do Logos Planetário do esquema terrestre, SANAT KUMARA, em que pese a Sua extraordinária evolução, é apenas a ENCARNAÇÃO FÍSICA daquela esplêndida Entidade Cósmica.

Atuando SANAT KUMARA, o Rei do Mundo, como Unidade integrante e coerente, as esferas, os reinos, as raças e todas as espécies viventes estão magneticamente vinculadas entre si de tal modo que qualquer tipo de vibração ou de atividade dinâmica ou elétrica que surja do CETRO Planetário do SENHOR DE SHAMBALLA origina expansões de consciência por todos os lugares dentro do "círculo-não-se-passa" do planeta, seguindo as linhas determinadas pela lei de hierarquia ou de evolução espiritual, devido a qual a energia cósmica que surge do CETRO energiza primeiro os centros maiores e vai se transmitindo escalonadamente, nessa hierarquia espiritual estabelecida, a todos os demais centros menores. O lema oculto "Deus dá a cada qual o seu até transbordar sua medida" pode aplicar-se aqui literal e absolutamente.

Existe outra lei, ocultamente definida como de "vinculação magnética", que atua por simpatia vibratória e é independente da lei de hierarquia espiritual, atuando, segundo nos é dito esotericamente, por misteriosas razões kármicas estabelecidas entre reinos e espécies. Essa lei de vinculação manifesta-se sob o princípio de "correspondência matemática" que condiciona todas as expressões numéricas sintônicas, quer sejam pares ou impares, que podem ser observadas em todos e cada um dos elementos que participam na criação de um sistema, de um esquema ou de um corpo de um ser humano. Por exemplo, o Sétimo Reino, o reino das Vidas Solares, deverá projetar-se no Primeiro Plano, ou Esfera Física, ao finalizar o Manvantara Planetário. Nessa distante era planetária a Vida do Deus Planetário brilhará dentro de cada átomo de matéria física, e o primeiro reino, o mineral, se tornará plenamente radioativo e surgirá como reino vegetal em uma ulterior Cadeia Planetária. O sexto reino, o reino das Vidas Planetárias, encontra a sua mais perfeita expressão nessa era planetária, no sexto plano, o astral, e no sexto reino, o vegetal... sobre o qual é dito ocultamente que "é a OFERENDA MÍSTICA DO LOGOS PLANETÁRIO DE NOSSO ESQUEMA TERRESTRE AO LOGOS DO SISTEMA SOLAR". O quinto reino, o reino super-humano, seguindo essa misteriosa lei de correspondência matemática, projeta-se no terceiro reino animal e, como resultado dessa afinidade vibratória, um dia veio à existência o reino humano, seguindo o processo de desenvolvimento planetário tecnicamente descrito como de INDIVIDUALIZAÇÃO, que elevou a vida inconsciente do homem-animal às supremas alturas místicas da AUTOCONSCIÊNCIA HUMANA.

AS EXPANSÕES DE CONSCIÊNCIA NO REINO HUMANO

Podem ser observadas:

a. na criação das Raças-Raiz humanas;

b. na estruturação mística das principais religiões do mundo;

c. na organização da civilização e cultura dos diversos povos da Terra;

d. na Iniciação espiritual dos seres humanos, ou sua entrada consciente no quinto reino da Natureza, o reino super-humano.

A CRIAÇÃO DE UMA GRANDE RAÇA-RAIZ

Logicamente, também deve ser estudada de acordo com o princípio da analogia, tendo presente, no entanto, que o principal Agente que intervém no processo da estruturação racial é uma Entidade Planetária pertencente à evolução humana e não à dévica, tal como consideramos quando estudamos as expansões de consciência que aconteciam no seio dos reinos inferiores ou sub-humanos. Denomina-se ocultamente essa Entidade Planetária "MANU da RAZA", e Seus códigos e princípios procedem de uma profunda vinculação estabelecida "por razão de Raio" ao próprio SANAT KUMARA, em Seu primeiro aspecto de Governante supremo do planeta, o EXECUTOR DA LEI... A missão do MANU, além de outras atribuições planetárias muito importantes, é vivificar a "semente do corpo", cuja forma e qualidades espirituais têm a missão de expressar aquela Raça-Raiz pela qual ELE é inteiramente responsável e que servirá de Cálice ou Tabernáculo para um numerosíssimo grupo de Entidades Planetárias no processo de evolução no quarto reino.

De acordo com esse principio de correspondência que o estudante esotérico jamais há de excluir de suas investigações, poderíamos afirmar que, durante o curso da evolução planetária aparecem SETE grandes Raças-Raiz, cada uma a cargo de seu respectivo MANU. Do seio de cada Raça-Raiz e fazendo parte de suas características próprias e intimas, surgem SETE sub-raças, que estarão a cargo - se nos atermos à analogia utilizada ao estudar a evolução dos reinos e das espécies - de SETE MANUS subalternos ou subsidiários. Cada sub-raça, por sua vez, se subdividirá, como no caso da multiplicidade de espécies que derivam de uma espécie principal em qualquer reino da Natureza, em um grande número de "ramificações raciais", seguindo sempre a ordem setenária. Através dessas numerosas ramificações, irá se revelando progressivamente ao longo dos tempos o Código vivente do MANU, a Raça-Raiz, uma expressão psicológica de determinada qualidade do Logos Planetário através de uma forma física.

Na atual época cíclica, evoluem três principais Raças-Raiz em nosso planeta:

a. a Raça LEMURIANA, constituída pelas unidades humanas pertencentes à raça negra;

b. a Raça ATLANTE, composta pelas individualidades que evoluem nas chamadas raças amarela e acobreada, na realidade sub-raças da mesma Raça-Raiz principal;

c. a Raça ÁRIA, geralmente chamada raça branca, sendo algumas de suas sub-raças a indo-europeia e o conjunto de ramificações raciais que formam a maior parte dos povos árabes.

Uma parte muito importante do nosso estudo esotérico sobre SHAMBALLA deverá centralizar-se na atividade que cada Raça-Raiz desenvolve, com suas sub-raças correspondentes, para expressar as qualidades ou virtudes psicológicas do Logos Planetário através do gigantesco Corpo Físico da Terra, considerando, entretanto, que o que principalmente analisamos aqui são as "RAZÕES PRINCIPAIS" designadas à cada Raça como manifestação da Consciência Logoica e não "as razões kármicas" pelas quais entidades humanas muito evoluídas encarnam por livre escolha nas raças chamadas inferiores ou transcendidas.

De acordo com essas razões principais, poderíamos dizer que uma grande maioria de unidades humanas pertencentes às sub-raças inferiores da raça LEMURIANA estão evoluindo ainda como "grupo semiconsciente", não totalmente individualizado, nos centros ou níveis inferiores - se podemos, com infinito respeito, dizer assim - do Logos planetário; que uma parte considerável de individualidades humanas das raças ATLANTE e ÁRIA estão se integrando em Seu Centro Laríngeo; que uma quantidade de Egos autoconscientes vão se introduzindo em Seu Centro Ajna, convertendo-se em agentes constituintes do mesmo e que uma seleta minoria de Almas muito avançadas a Quem a tradição mística chama "Filhos de Deus", Hierarquia Espiritual Planetária ou Grande Fraternidade Branca, em união com elevadas Vidas Dévicas, constituem Seu Centro Cardíaco. Muito poucas Vidas planetárias fazem parte do Conselho Privado do Grande Senhor de SHAMBALLA. Estas, juntamente com Entidades Cósmicas desconhecidas e inclusivas, formam o Centro Coronário do Logos Planetário. Todas Elas pertencem a uma Raça Extraplanetária, cuja hierarquia específica escapa completamente à compreensão pela inteligência dos homens da Terra.

Uma analogia do lugar que cada Raça-Raiz ocupa dentro do grande Corpo Logoico, de acordo com as razões principais anteriormente descritas, poderia ser a seguinte:

RAÇA CENTRO PLANETÁRIO
1a POLAR MULADHARA Base da Coluna Vertebral
2a HIPERBÓREA SWADUSTHANA Centro Sacro
3a LEMURIANA MANIPURA Centro do Plexo Solar
4a ATLANTE VISHUDA Centro Laríngeo
5a ÁRIA AJNA Centro Frontal
6a SUPER-HUMAMA ANAHATA Centro Cardíaco
7a DIVINA SAHASRARA Centro Coronário

Assim sendo, quanto à força que o SENHOR DO MUNDO transmite ao MANU no momento cíclico e mágico de verter, mediante a imposição do DIAMANTE FLAMÍFERO, "o Germe místico da nova Raça nas misteriosas e virginais profundezas do Espaço" (Livro dos Iniciados), deveremos supor que será de um incrível poder ígneo elétrico, dadas as características especiais do Raio do MANU, que encarna na Terra o Primeiro Aspecto da Divindade Planetária, a incrível Vontade de Ser e de Realizar.

O germe racial responde às altas vibrações cósmicas que emanam do ARQUÉTIPO humano que essa Raça tem a missão de desenvolver e possui, em estado latente, qualquer tipo de semente na vida da Natureza, todos os elementos e virtudes capitais que, com o tempo, produzirão o esplendor da Raça. O desenvolvimento das espiras no átomo permanente físico das Raças é parte integrante dessa evolução de qualidades ou virtudes capitais contidas na semente racial. Por exemplo: a Sétima sub-raça da Sétima Raça-Raiz, a que temos designado como "divina", há que ter desenvolvido sete espiras, virtudes ou qualidades elétricas, no átomo permanente físico da mesma, razão pela qual aparecerá no plano da existência física o perfeito tipo racial ou ARQUÉTIPO humano que o Logos Planetário do esquema terrestre forjou em Sua poderosíssima Mente ao contemplar a imagem perfeita do Homem Solar, vividamente atuante nos mais elevados e sutis níveis do sistema.

De acordo com o exposto, poderíamos considerar a seguinte analogia:

RAÇA DESENVOLVIMENTO ESPIRA
POLAR Corpo etérico 1a
HIPERBÓREA Corpo semi-etérico 2a
LEMURIANA Corpo físico denso 3a
ATLANTE Corpo astral 4a
ÁRIA Corpo mental 5a
ESPIRITUAL Corpo búdico 6a
DIVINA Corpo átmico 7a

Essa analogia, examinada de acordo com a lei de periodicidade que marca os períodos cíclicos de aparição e desaparecimento das Raças humanas, é válida para toda esta Quarta Ronda. Nas Rondas e Cadeias Superiores do esquema, as qualidades das raças e o número de espiras deverão aumentar até completar o número DEZ da perfeição solar, que determinará o final do Manvantara Planetário, ou ciclo de encarnação física do Logos de nosso esquema terrestre, mas suas implicações são tão elevadas que não seria prudente nem prático passar para mais adiante das anteriormente descritas.

O que seria interessante e útil para compreender o mistério implícito na criação das Raças seria enumerarmos, sempre de acordo com a analogia e com o princípio de hierarquia espiritual, as Entidades Planetárias e Dévicas que intervêm na Obra mágica de estruturação de uma grande Raça-Raiz:

1. o SENHOR DO MUNDO, o Iniciador único do planeta, "Aquele que segura em Suas Augustas Mãos", segundo o Livro dos Iniciados, o Cetro de Poder ou Talismã Sagrado Planetário com que transmite potentíssimas energias elétrico-cósmicas ao MANU da Raça que será estruturada;

2. o MANU, Senhor de uma nova Raça-Raiz, cuja Mente foi "calidamente impressionada", a partir dos níveis superiores do Plano Mental Solar, pela visão do Arquétipo ou Modelo que servirá de suporte místico para a estruturação dos elementos moleculares com que será construído o Tabernáculo ou Corpo Físico da nova Raça;

3. o ADEPTO Mestre MORYA, Chohan do Primeiro Raio, discípulo do MANU e Seu Agente principal na projeção de energia de Primeiro Raio no planeta;

4. um número indeterminado de Adeptos Planetários dos diversos Raios, peritos na arte de projeção de força solar, que, com o alento de Suas Vidas radiantes, vivificarão as etapas ou fases de germinação da semente racial. Sua analogia pode ser encontrada naqueles devas lunares que intervém no processo da concepção e gestação da semente que dará vida e forma a qualquer tipo de corpo humano na vida da Natureza;

5. numerosas hostes angélicas pertencentes à hierarquia espiritual dos AGNISCHAITAS, Senhores do Plano Físico, intervirão ativamente no processo de germinação física da semente racial. Vejamos algumas;

a. as ocultamente chamadas "Substantificadoras do Éter";

b. os elementos dévicos denominados esotericamente "Senhores da Concepção Racial", ainda de origem lunar, que utilizarão a substância etérica fornecida pelos devas planetários substancializadores do éter para construir "o Lugar da Raça" ou núcleo objetivo ao redor do qual irão se formando os atributos raciais ou compostos moleculares que vibrem de acordo com a nota arquetípica pronunciada pelo MANU;

c. os devas lunares, descritos nos tratados esotéricos como "os Caldeadores Físicos da Raça" constituirão em extraordinárias hostes o que poderíamos chamar "fases do processo místico de gestação" no interior das entranhas virginais do Éter, do corpo físico que servirá como modelo da nova Raça-Raiz.

Outras particularidades ligadas ao processo de desenho, criação e estruturação de uma Raça-Raiz, como, por exemplo, as transformações que os corpos físicos sofrem quando são ocupados por Entidades Espirituais muito evoluídas ou a lei da linguagem que deverá ser o método de comunicação comum entre os componentes das diversas Raças e sub-raças, serão examinadas em capítulos posteriores. O estudo da criação das Raças humanas e das Entidades Planetárias e Dévicas que interferem no processo de estruturação das mesmas é incalculavelmente extenso, mas cremos que, com o que foi dito neste trecho, o aspirante espiritual terá uma ideia suficientemente clara para poder deduzir, com a ajuda da intuição, significações mais extensas, detalhadas e profundas.

A ESTRUTURAÇÃO MÍSTICA DE UMA GRANDE RELIGIÃO ESPIRITUAL

De acordo com a analogia, a cada grande Raça-Raiz corresponde uma grande religião espiritual, cuja missão especifica é enaltecer a consciência dos homens, fazer com que compreendam o profundo sentido da vida e possam, em virtude disso, reorientar constantemente suas atividades psicológicas e elevá-las a regiões superiores àquelas tecnicamente descritas como "kármicas".

O sentido místico de uma Religião, sejam quais forem suas origens e a Raça para a qual é especialmente destinada, é "iluminar o Caminho que conduz à Casa do Pai", SHAMBALLA, a fonte divina de onde procede toda luz, todo amor e todo poder dentro do "círculo-não-se-passa" do planeta. E, assim como sucede com a estruturação do Corpo Físico de uma grande Raça, a criação do Corpo Espiritual dessa grande Raça ou da Religião que por lei lhe corresponde implica a confluência mística de uma série de energias solares e planetárias, destinadas a produzir potentes transformações internas nas mentes e corações dos seres humanos, às vezes independentemente do modo como estes interpretam o sentido íntimo e profundo da nova religião ou o sentimento místico da época cíclica, que lhes correspondeu viver karmicamente.

As mesmas energias solares que, transmitidas pelo CETRO Planetário, determinam a concepção e gestação de uma Raça-Raiz, quando aplicadas ao éter físico que corresponde à Qualidade Espiritual que essa Raça deve desenvolver, determinam a criação mística de uma grande Religião.

Quando um grande setor da humanidade começa a responder psicológica e coletivamente a um impulso interno suficientemente profundo, isto é, às impressões de uma qualidade espiritual relevante, promove uma misteriosa transmutação molecular no invólucro etérico do planeta. Então e assim como esotericamente podem observar os grandes Adeptos da Hierarquia espiritual, algumas áreas definidas desse invólucro "põem-se incandescentes e atraem a atenção dos grandes Responsáveis do Plano de Perfeição Planetária". Surge, então, o que ocultamente poderíamos definir como uma RESPOSTA SOLAR em razão da qual uma grande efusão de força ígnea elétrica é produzida pelo SENHOR DO MUNDO e projetada, através do CETRO Planetário, sobre o CETRO do BODHISATTVA, chegando até o Plano Astral do planeta onde, convenientemente regulada por uma peculiar estirpe de Devas desse plano ocultamente descritos como "Matizadores do Sentimento Místico" penetra nos níveis etéricos planetários. Lá, uma impressionante série de Devas do ar construirão as bases ou suportes físicos do que, no transcurso do tempo, será a nova religião mundial. A construção deste suporte físico é a analogia do que chamamos, em termos místicos, "o CÁLICE QUE CONTERÁ O VERBO".

Outra das ideias a considerar em relação a essa projeção de força procedente dos Altos Lugares Planetários é a de que o CETRO do BODHISATTVA, carregado de energia ígnea ou elétrica de caráter negativo, acha-se magneticamente vinculado com àquelas Esferas Planetárias de SHAMBALLA coincidentes com um número par, como a segunda ou Monádica, a quarta ou Búdica e a sexta ou Astral, enquanto o DIAMANTE FLAMÍFERO do SENHOR DO MUNDO, carregado com energia ígnea de caráter positivo, concentra sua potência principalmente sobre as Esferas Planetárias coincidentes com um número impar, como a primeira ou Ádica, a terceira ou Átmica, a quinta ou Mental e a sétima ou Física. De modo que, quando as necessidades evolutivas do reino humano precisam de uma nova Religião que canalize suas aspirações espirituais, há uma maior concentração de energia, porquanto entram em atividade simultânea os dois principais CETROS Planetários, o DIAMANTE FLAMÍFERO e o CETRO de Poder do Instrutor do Mundo, acontecendo um Mistério nesta interpenetração de energias elétricas procedentes do Cosmos que só será revelado na Terceira Iniciação Hierárquica, a da Transfiguração. É chamado ocultamente "o Mistério da Luz", pois tem como principal missão iluminar as mentes e corações dos seres humanos e lhes mostrar o Caminho iluminado que os levará a estados superiores de consciência... Parte desse mistério relaciona-se com a participação ativa de uma hierarquia muito especial de Devas que descendem ao Plano Astral vindos do Plano Búdico, "levando presa em suas Asas imaculadas a Luz misteriosa do Amor universal." (Livro dos Iniciados).

Devido ao alto significado espiritual desse mistério, em termos místicos, denomina-se o CRISTO, o Instrutor do Mundo, "A LUZ DO MUNDO" e também "A Luz dentro da LUZ", quando integra-se na Vida transcendente do SENHOR DO MUNDO. Disso resulta que o mistério implícito na criação de uma grande Religião para a humanidade seja de LUZ, porque é de LUZ que os seres humanos precisam para captar o profundo e infinito significado do AMOR, essência vital para este Universo de segundo RAIO. Essa é a essência mística com que se fabricam ou estruturam as Religiões, seja quais forem os Instrutores Espirituais ou Avatares que as encarnam em suas resplandecentes e incompreensíveis Vidas de Sacrifício.

Vejamos agora as Entidades Espirituais que, em ordem de hierarquia, participam da cerimônia iniciática, pois trata-se de uma verdadeira Iniciação, que transmitirá para a humanidade uma nova grande Religião espiritual:

1. o SENHOR DO MUNDO, SANAT KUMARA, que empunha o CETRO de Poder Planetário ou DIAMANTE FLAMÍFERO;

2. o SENHOR BUDA, a Quem denomina-se, em termos hierárquicos, "o INTERMEDIARIO CÓSMICO" e que encarna em Sua gloriosa Vida o aspecto LUZ ou SABEDORIA do Segundo RAIO de AMOR universal;

3. o Instrutor do Mundo, o BODHISATTVA, da Quinta Raça-Raiz. Que sustenta em Suas Mãos o CETRO Hierárquico e encarna em Sua Pessoa o Segundo RAIO, em seu aspecto de Amor e

4. o Mestre KUT HUMI, Chohan do Segundo RAIO, e um seleto grupo de Iniciados karmicamente vinculados à Vida e Obra do BODHISATWA;

5. as anteriormente mencionadas Hierarquias Dévicas, procedentes do Plano Búdico, cuja missão é de intensificar, com Sua Luz, a Luz que dará vida à nova Religião;

6. o grupo de Discípulos e Iniciados em corpo físico, sobre os quais será derramada a semente espiritual e cujas radiações magnéticas, em forma de pensamentos potentes e definidos e de diversas atividades, influirão nas mentes e nos corações dos seres humanos para quem aquela religião espiritual é especialmente dirigida;

7. um numerosíssimo grupo de Devas procedentes dos altos níveis do Plano Astral, cuja principal tarefa será de "matizar de sentimento místico" aquela Religião. Designa-se hierarquicamente essa atividade dévica de tipo devocional com o significativo termo "um impacto de Sexto Raio";

8. uma considerável hoste de Devas do Ar, peritos na arte de condensação dos éteres, que constituirão, esotericamente falando, o SUPORTE OBJETIVO ou CÁLICE que conterá o VERBO de Revelação da nova Religião Espiritual.

Assim, como dizíamos anteriormente e de acordo com o princípio de analogia, a cada Raça-Raiz há de corresponder um tipo específico de Religião e, a cada nova Religião principal, SETE religiões subsidiárias que, por sua vez, se subdividirão em uma inumerável plêiade de ramificações religiosas ou seitas, tal como podemos observar no mundo. Mas em essência, e isso o tempo irá demonstrando, só existe uma verdadeira e única Religião, a do AMOR DE DEUS. Para chegar a ELE e subordinado à própria evolução humana, criam-se no mundo as Sendas ou linhas de acesso que chamamos religiões. "DEUS É UM e DEUS É AMOR" é a lei que imperará no sistema até o final do Mahamanvantara ou Ciclo de Perfeição do Logos Solar. Essa é a Lei.

A ORGANIZAÇÃO DA CIVILIZAÇÃO E CULTURA DOS POVOS

Todos os grandes movimentos comunitários tendentes à vasta organização social do mundo e à evolução mental dos seres humanos são estabelecidos de acordo com certos planos específicos de SHAMBALLA, atendendo às necessidades cíclicas da evolução planetária.

Os descobrimentos científicos, os avanços tecnológicos, as conquistas culturais de cada época na arte, ciência, psicologia, literatura, educação etc., formam em sua totalidade o que, em termos ashrâmicos, definimos como "Organização Social do Mundo".

A uma insigne Entidade Planetária, esotericamente chamada "o Senhor MAHACHOHAN", é designada a missão de indicar os próximos passos a serem dados no aspecto da civilização e cultura dos seres humanos, independentemente de sua raça, nacionalidade e ambiente social. As atribuições planetárias do MAHACHOHAN relativas à evolução humana e dentro do Plano de SHAMBALLA são para completar a obra de Seus dois grandes Irmãos, o MANU da Raça e o Instrutor Espiritual do Mundo. Seu trabalho realiza-se preferencialmente nos níveis mentais, onde são precipitadas as energias ígneas que produzirão um novo tipo de civilização ou uma nova cultura racial, criando as grandes correntes históricas pelas quais pode-se apreciar as conquistas técnicas ou espirituais dos seres humanos através dos tempos. Tudo quanto foi exposto no capitulo III, intitulado "O Conteúdo Místico de SHAMBLLA", e particularmente o que se refere à Sétima Esfera, pode ser integralmente aplicado aqui, pois a história, a cultura e a civilização constituem um triângulo invisível. A obra do MAHACHOHAN poderia ser descrita como de "reorientação das correntes históricas da Raça", levando-as era por era, ciclo por ciclo, a seu mais elevado zênite de integração e cumprimento.

Quando as necessidades evolutivas da humanidade tornam imprescindíveis e imperiosas a aparição de algum movimento cultural, artístico, científico ou filosófico no mundo, o estabelecimento de alguma reforma social ou a introdução de determinado tipo de organização mundial destinada ao desenvolvimento do espírito comunitário faz-se indispensável, como no caso das Raças e Religiões, a aplicação do CETRO Planetário do SENHOR DO MUNDO sobre zonas definidas dentro do vasto campo das relações humanas. As energias dinâmicas que surgem do CETRO projetam-se sobre o Plano Mental Planetário e o MAHACHOHAN, através de Seus múltiplos Agentes, as distribui criadoramente por todos os níveis mentais de modo que possam chegar convenientemente reguladas a todos os seres humanos e cada um possa utilizá-las segundo o seu entendimento e compreensão.

Estas são, esquematicamente, as Entidades Planetárias que intervém no processo de projeção e canalização das energias ígneas que produzirão um novo tipo de civilização mundial:

1. como sempre e superior a todas, o SENHOR DO MUNDO, que segura em Suas mãos o DIAMANTE FLAMÍFERO, receptor e projetor de energia cósmica;

2. um BUDA DE ATIVIDADE do Terreiro Raio de Atividade Inteligente (o próprio do MAHACHOHAN) que qualifica as energias de Primeiro Raio que surgem do CETRO Elétrico de SANAT KUMARA e as transmite convenientemente reguladas ao MAHACHOHAN;

3. o MAHACHOHAN, descrito em muitos antigos livros esotéricos como "O TALISMÃ VIVENTE" ou "Senhor da Quíntupla Energia", que é o principal Agente receptor das energias ígneas que produzem o despertar das consciências dos povos e constituem a semente viva de suas culturas e civilizações particulares;

4. os Cinco CHOHANS de RAIO inscritos na obra do MAHACHOHAN que são Seus íntimos e diretos colaboradores dentro do Plano Hierárquico;

a. o Mestre ocultamente descrito sob o nome ou a designação "O VENEZIANO", discípulo direto do MAHACHOHAN devido à identidade de Raio e impulsor das energias que produzem atividade criadora no planeta;

b. o Mestre SERAPIS, Chohan do Quarto Raio da Arte, Harmonia e Beleza, cuja principal missão é fomentar, através de uma prodigiosa quantidade de Devas de Quarto Raio, o desenvolvimento do espírito artístico dos seres humanos e torná-los receptivos ao indescritível sentimento de Beleza oculto no mais profundo do coração da humanidade;

c. o Mestre HILARION, Chohan do Quinto Raio do Conhecimento concreto e da Investigação Científica, cuja missão é induzir os seres humanos a que descubram o segredo íntimo da matéria e a que desenvolvam o espírito inestimável da investigação mental;

d. o Mestre JESUS, Chohan do Sexto Raio de Devoção e Idealismo criador, cuja atividade, através de Seus discípulos, é de fomentar qualquer tipo de organização ou movimento de tipo cultural, religioso ou místico fundamentado no espírito devocional da humanidade e destinado a admirar e reverenciar a obra da Divindade na vida da Natureza e nas relações humanas;

e. o Mestre CONDE DE SAINT GERMAIN, conhecido também como PRÍNCIPE RAKOCZI, Chohan do Sétimo Raio de MAGIA e de Ordem Cerimonial, que tem a missão de revelar no tempo e espaço as Decisões da Divindade e o Espírito de Síntese qualificador do Primeiro Raio. Utiliza como instrumento de Sua atividade a MAGIA ORGANIZADA, promovendo no seio da humanidade o principio da relação correta, a forma mais objetiva de representar a ordem existente nos lugares elevados do esquema;

5. numerosos grupos de Discípulos desses gloriosos Adeptos, distribuídos de acordo com o Raio por todos os Ashrams da Hierarquia, com a missão de estabelecer mental ou emocionalmente as bases das organizações culturais, sociais ou artísticas que serão desenvolvidas no mundo como luminosos faróis da civilização mundial;

6. hostes dévicas dos diversos Raios envolvidos, que atuam sob a impressão direta dos Adeptos e elevadas hierarquias angélicas, encarregadas de fazer voltar, de forma objetiva, as impressões subjetivas que vêm dos diferentes Ashrams ou daquelas esplêndidas Entidades Planetárias.

A obra do MAHACHOHAN é talvez a mais extensa de todas as realizadas para a evolução do planeta, pois inclui a atividade de Cinco Raios ou Correntes de Vida Solar em Seu vasto Departamento. Três deles são de caráter ímpar, o terceiro, o quinto e o sétimo, que produzem as grandes correntes científicas, filosóficas e sociais, e dois são de caráter par, o quarto e o sexto, em cujas atividades é possível observar o trabalho criador de uma impressionante hoste de entidades dévicas que põem os filhos dos homens em contato com a vida íntima da Natureza e com seus níveis emocionais mais profundos.

Os Raios ímpares ligam a obra do MAHACHOHAN com as atividades do MANU, particularmente as relacionadas com a política das nações: já as de tipo par estão muito estreitamente relacionadas com a obra do BODHISATTVA, o Instrutor do Mundo, cuja expressão natural de Amor, através do Segundo Raio, projeta-se no Departamento do MAHACHOHAN por intermédio do Sexto Raio de Devoção e Idealismo e do Quarto Raio da Arte, Harmonia e Beleza.

A CRIAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DAS NAÇÕES DA TERRA

As grandes concentrações de energia focalizadas sobre certos locais do planeta através do DIAMANTE FLAMÍFERO, e de acordo com as intenções e projetos de SANAT KUMARA, determinam o princípio das nações da Terra, com suas particulares culturas, temperamentos, idiossincrasias e métodos típicos de comunicação por meio da linguagem. Poderíamos dizer que a criação de uma nação dentro de um continente ou de uma cidade representativa em qualquer nação, como, por exemplo, a capital, obedece a razões iniciáticas pelas quais o CETRO de Poder do SENHOR DO MUNDO faz sentir sua pressão ígnea, pois, do mesmo modo que Sete esquemas planetários no esquema solar constituem os Centros receptores das energias dos raios, Sete nações importantes no planeta formam para o Logos Planetário a contraparte objetiva dos planetas sagrados no Universo e, extremando um pouco mais a analogia, poderíamos dizer que sete cidades importantes dentro de uma nação, incluindo principalmente a capital da mesma, constituem para a alma dessa nação os sete centros receptores e projetores de energia planetária.

O emprego do termo "alma da nação" é particularmente descritivo e fundamenta-se no fato esotérico de que uma nação, seja qual for a sua importância, é um centro de consciência do Logos na humanidade e constitui o fator psicológico que definimos ocultamente como "espírito nacional", isto é, um centro espiritual sobre o qual, e por razões kármicas que escapam à nossa compreensão, convergem, centralizam-se e difundem-se determinadas energias procedentes de SHAMBALLA. Assim, na expansão de consciência que corresponde à criação de uma nação dentro de um continente, forçosamente intervirão forças planetárias de grande poder espiritual, pois, antes de mais nada, os éteres deverão ser removidos criadoramente para poder acolher adequadamente e sem perigo a força mística, do Raio que deverá condicionar a vida daquela nação, assim como também deverão ser utilizadas certas posições astrológicas definidas dos astros que afetarão poderosamente as unidades de consciência egoica que constituirão o núcleo espiritual daquela nação, que lá congregar-se-ão misteriosamente em virtude da potentíssima invocação do CETRO de Poder.

Um esplêndido Anjo da hierarquia dévica dos AGNISVATTAS, secundado por uma numerosa hoste de Devas mentais, astrais e etéricos peritos na arte de "remover criadoramente os éteres do espaço", formará o Talismã vivente ao redor do qual a nação irá se estruturando objetivamente. Agora vejamos as Entidades Espirituais que intervém no processo de criação:

1. SANAT KUMARA, o Senhor de SHAMBALLA, em cujas mãos acha-se o CETRO de Poder Planetário;

2. um BUDA de Atividade do Raio espiritual que deverá constituir o núcleo vital em volta do qual a nação deverá ser estruturada e que operará a partir dos níveis subjetivos;

3. o MANU da Raça em cujo continente a nação é criada;

4. um Anjo AGNISVATTA, de evolução superior à dos Adeptos Planetários, manejará criadoramente os níveis correspondentes, etéricos, astrais e mentais, sendo, juntamente com uma incrível quantidade de devas construtores, o Artífice da concepção, gestação e nascimento da nação, assim como o impulsor do desenvolvimento da mesma até que tenha adquirido seu "espírito nacional". Utilizando a analogia, o espírito nacional corresponde à consciência da alma na personalidade de um ser humano;

5. um grupo indeterminado de Adeptos Planetários dentro dos diversos Raios envolvidos na criação da nação prestará Sua colaboração espiritual seguindo as diretrizes ocultas do SENHOR DE SHAMBALLA, "escolhendo os Egos humanos" que, pela Lei do Karma, deverão compor o núcleo de consciência psicológica da nação;

6. finalmente, deve ser mencionada a incrível quantidade de devas menores que constituem esotericamente o "lugar" onde a nação será situada e a quem a potência invocativa de seus Devas regentes dinamizou a extremos extraordinários, induzindo-os a criar as condições físicas que configurarão o aspecto material ou objetivo da nação que vai nascer. São chamados ocultamente como "os Construtores da Gruta". Trabalham com os quatro elementos, a saber: terra, água, fogo e ar, dinamizados igneamente pelo estímulo criador do éter.

Como foi possível observar, o nascimento de uma nação não é acidental, mas o resultado de um projeto cuidadosamente elaborado pela Hierarquia Planetária, seguindo as decisões ocultas de SHAMBALLA. Poderíamos ampliar essa ideia no sentido de que existem pequenas e grandes nações, assim como pequenas e grandes cidades dentro das mesmas. Utilizando a chave da analogia, poderíamos deduzir que, se, em princípio, a criação de uma nação ou de uma cidade dentro de uma nação obedece sempre a "decisões planetárias" cuidadosamente elaboradas com o fim de formar núcleos de consciência humana, o posterior desenvolvimento das cidades e das nações se realizará invariavelmente seguindo certas linhas definidas de Raio, que moverão as energias qualitativas das mesmas em direções distintas, criando pontos de contato e núcleos de poder radioativo, que atrairão, por afinidade vibratória, todos os elementos humanos e dévicos que se acham naquela determinada sintonia.

Como efeito da potência invocativa desenvolvida desde o núcleo de vida humano-dévica que constitui (para dizê-lo de algum modo) o ÁTOMO PERMANENTE FÍSICO que corresponde ao espírito ou alma nacional, essa nação será grande ou pequena, poderosa ou débil, rica ou pobre, e seu padrão cultural será melhor ou pior. Por si só, o estudo dos fatores kármicos que intervêm no progresso físico, psicológico e espiritual de uma nação precisaria de um texto amplo e volumoso, um livro, mas acreditamos que, com o que foi dito até aqui, haverá informação suficiente para que os aspirantes espirituais possam extrair significações mais ampliadas, detalhadas e inclusivas.

Início