Navegação

OS MISTÉRIOS DE SHAMBALLA


 Epílogo

Chegamos ao final de um livro, mas não ao final de tudo quanto possa ser dito acerca do Centro Místico de SHAMBALLA. Nossa intenção, desde o principio, foi submeter à consideração de um público cada vez mais sedento de conhecimento espiritual ideias relativas a essa GRANDE FRATERNIDADE DE SHAMBALLA que, desde tempos imemoriais, dirige a evolução do planeta Terra e vai orientando-a constantemente em direção a desígnios cósmicos superiores e inexplicáveis.

O que foi dito neste livro constitui uma sagrada intenção de apresentar o Centro de SHAMBALLA e Seu glorioso Regente, SANAT KUMARA, como fatos inquestionáveis da mais pura atualidade que vivem, movem-se e têm sua razão de ser no coração silente de toda criatura humana.

A um exame superficial, muitas das ideias expostas parecerão, talvez, meras teorias românticas ou cálidas elucubrações, produtos de um ânimo exaltado e imensamente místico. Quanto a isso, posso assegurar-lhes que todas as ideias formuladas, nas quais pretende-se rasgar o véu que encobre os mistérios ocultos do nosso velho planeta, surgiram, pelo contrário, de estados de consciência em que a mente, "serenamente expectante", limitou-se a registrar expressões arquetípicas que surgiam tensas e vibrantes de níveis superiores.

Este livro não foi escrito para determinados tipos de investigadores intelectuais que costumam amesquinhar tudo por um excesso de discriminação ou de análise parciais, mas é especialmente dedicado àqueles aspirantes espirituais que decidiram penetrar mais audaciosa e profundamente nas íngremes e difíceis sendas do discipulado e que, portanto, estão começando a desenvolver a intuição como serena guia de suas atividades mentais. O conhecimento de alguns dos Mistérios de SHAMBALLA pertence a um karma superior humano, e, como é lógico, permanecerão velados e ocultos, envoltos em um espesso manto de silêncio, para aqueles que anseiam apenas satisfazer curiosidades inúteis ou aumentar a área de seus conhecimentos ocultos. Para estes, como disse recentemente o Mestre KUT HUMI, "...rege ainda o karma dos bens proibidos" e, por mais que se esforcem, lhes será impossível remontar àquelas zonas inefáveis de conhecimento superior de onde é possível penetrar em algum dos misteriosos recintos de SHAMBALLA.

Em toda a exposição do livro, como é a lei esotérica, foi utilizado o princípio hermético da analogia, que é o sereno diretor do ânimo do investigador e que o impede de cair na facilidade dos comentários nascidos de uma imaginação muito fértil ou de um ânimo muito exaltado pelo entusiasmo da própria investigação. Como indicávamos no início, trata-se apenas de indicar certas linhas de investigação mental que podem orientar o propósito da busca para pontos muito concretos e definidos sobre o Centro Místico de SHAMBALLA e sobre algumas das atividades que se desenvolvem em certas áreas definidas desse transcendente Centro Espiritual, quer seja na ESCOLA DO CONHECIMENTO, na da SABEDORIA ou na da OPORTUNIDADE CÓSMICA.

Neste livro, que, repetimos, é apenas uma intenção de apresentar o Reino de SHAMBALLA como uma realidade viva, atual e onipresente à consideração dos verdadeiros investigadores da Ciência do Espírito, estão contidas também ideias científicas que poderão facilmente ser assimiladas pelas mentes intelectuais plenas de boa vontade e sinceras aspirações de compreensão. Neste livro, há alusões aos Mistérios superiores e transcendentes que serão conquistados nas iniciações planetárias mais elevadas, como há muita informação sobre as realidades histórica, psicológica e mística do Grande Regente de SHAMBALIA, conhecido esotericamente como SANAT KUMARA, o SENHOR DO MUNDO. Segundo sua visão própria, cada qual poderá obter alguma ideia nova que, incorporada ao conhecimento superiormente adquirido ou assimilado, lhe permitirá abrir uma nova porta para o juízo superior.

O tema sempre sagrado e misterioso das Iniciações e as relações que cada uma delas tem com determinados planos ou esferas de expressão planetária deveria ser considerado, assim como o fizemos, utilizando a analogia, "soltando a mente", ou seja, liberando-a do jugo intelectual excessivo para que a intuição possa manifestar-se. Uma vez libertada a mente das especulações fáceis e conceitos tradicionais, a verdade de uma ideia aparecerá sempre clara à visão do investigador ou do observador consciente.

Também haveria que se dizer que as ideias ou verdades relativas ao conteúdo profundo e particular de cada uma das Esferas de SHAMBALLA, as quais, esperamos, conseguiram, introduzir o leitor atento em novas zonas de conhecimento espiritual sobre esse transcendente Centro Planetário, foram extraídas do Misterioso Arcano de conhecimentos abstratos, empregando a faculdade da intuição e, quando foi preciso, a da clarividência nos níveis ocultos, considerando, contudo, que só nos foi permitido o acesso aos mistérios menores de SHAMBALLA. Por tudo que é relatado neste livro, os senhores terão uma ligeira ideia do que há a ser entendido, no que se refere à SHAMBALLA, por "Mistérios Maiores".

Portanto, esperamos da parte do leitor, seja qual for sua qualidade interna ou espiritual, que trate de acelerar tanto quanto possível o movimento de suas percepções mentais particulares ao considerar as ideias contidas neste livro, tendo presente que elas se moverão logicamente dentro do quadro de seus conceitos e observações peculiares e deve ser evitado que se estanquem ou paralisem, a fim de extrair delas o maior significado possível... Tenha-se em conta em relação a isso que as ideias contidas em qualquer livro, mesmo que sejam compêndios de altas verdades, nascem, crescem, envelhecem e morrem, enquanto o discernimento mental, sujeito à renovação pela própria Lei do Espírito, contém sempre a inefável frescura do eterno.

Essa é a Lei do ousado investigador da Verdade, cuja mente e coração encontram-se sempre em um perpétuo movimento de expansão cíclica atrás de novas verdades.

Assim, nada poderá detê-lo no Caminho que oportunamente o levará à CASA DO PAI, onde a Verdade, o Amor e o inapelável Desígnio Divino preencherão para sempre suas ânsias de Paz e Realização.

Vicente Beltrán Anglada Barcelona, sob o signo de PEIXES de 1985.

Início