Navegação

CONVERSAÇÕES ESOTÉRICAS


PREFÁCIO

Este livro, que submeto à sua amável consideração, é o compêndio de uma série de conferências pronunciadas na Escola Universalista da Nova Era, em Barcelona, do final de 1975 ao início de 1978. O tema genérico dessas conferências era o mesmo que constitui o título do livro, ou seja, Conversações Esotéricas.

Um número crescente de sinceros aspirantes espirituais infundiram calor a essas conversações, e o profundo espírito investigador que demonstraram, revelado através das inteligentes perguntas formuladas, permitiram que seu nível se mantivesse, constantemente, em zonas de alta tensão espiritual. Assim, à medida que essas conferências-colóquios prosseguiam, foi possível que o espírito esotérico se apossasse do seleto auditório e do próprio conferencista, propiciando a oportunidade de abordar os temas, tão profundamente significativos, que constituem a base angular desse livro.

Essas conferências foram gravadas, inicialmente, em fita magnética, sendo posteriormente reproduzidas por escrito para serem utilizadas por grupos de estudo na Espanha e América do Sul, que se interessaram pelas mesmas. Devo salientar, também, que a concepção literária do livro seguiu escrupulosamente a ordem cronológica, a fim de guardar uma perfeita similaridade das ideias analisadas nas diversas conferências.

Como vocês poderão observar, no final das palestras é estabelecido um colóquio amigável entre o auditório e o palestrante, sendo interessante notar que as incisivas perguntas formuladas sempre permitiram estender e aprofundar consideravelmente o tema tratado em cada uma das conferências. Portanto posso dizer, honestamente, que este livro é resultado de um trabalho de grupo.

Outra coisa que também devo apontar, considerando que algumas ideias expostas ao longo destas Conversações Esotéricas possuem uma certa dose de originalidade, particularmente as que se referem à Genealogia do nosso Universo, à misteriosa Vida do Anjo Solar e à Criação dos Planos da Natureza, é que me faço absolutamente responsável por minhas afirmações e que não vou cair na tentação de dizer: "...Isto me foi ditado ou transmitido por meu Mestre", com o que me eximiria de toda responsabilidade individual e cairia no risco de apresentar meu trabalho como resultado de uma comunicação mediúnica, o que, evidentemente, não seria correto. Pelo contrário, devo dizer que, há muitos anos, dia por dia, sem permitir-me descanso algum, tenho procurado me aprofundar um pouco mais nas leis ocultas da Natureza e do próprio ser humano, procurando descobrir o Mistério de suas absolutas e remotas Fontes universais de Criação. A todo momento, tenho adotado a atitude, que corresponde ao discípulo da Nova Era, de não interferir na atenção do Mestre com a constante e lamentosa súplica de "Senhor, ajuda-me em minhas pesquisas...", uma fórmula estreitamente vinculada ao pedido de "Dai-me, Senhor, o pão de cada dia", muito característico dos discípulos da Era Pisciana.

Pois bem, isso que acabo de dizer-lhes não é uma justificativa da minha atitude pessoal em relação à de outros qualificados discípulos mundiais, mas sim minha obrigação em esclarecer a posição espiritual de um discípulo com respeito ao seu Mestre, nestes momentos cíclicos de tensão e de oportunidade planetária. É óbvio dizer e creio que muitos de vocês estarão de acordo comigo, que toda pessoa corretamente orientada e com sincero desejo de servir à humanidade tem assegurada, no nível que lhe corresponde, assim como os verdadeiros discípulos mundiais, a proteção e inspiração Daqueles benditos Seres que, dos planos ocultos, guiam a evolução planetária, sendo essa realidade um grande estímulo para os homens e mulheres de boa vontade no mundo.

Para terminar esse prefácio, devo testemunhar meu sentimento e profundo agradecimento aos amigos da Junta Diretora da Escola Universalista da Nova Era que, gentilmente, puseram à minha disposição sua Sala de Conferências, pela oportunidade que me ofereceram de estabelecer contato com seletos grupos de aspirantes, cuja amizade me honra atualmente e cujo sentimento de adesão e espírito renovado me deram alento para prosseguir com essa obra de difusão esotérica.

Desejo, de todo o coração, que o espírito de união fraternal e de convivência que sempre presidiu essas palestras esotéricas, se introduza, também, no ânimo dos leitores e lhes permita, assim como a nós, serem dinamicamente conscientes da obra da Hierarquia Espiritual aqui na Terra.

Vicente Beltrán Anglada
Barcelona, janeiro de 1978

__________________

Fonte: “Asociación Vicente Beltrán Anglada” - Barcelona (Espanha)

Início