Navegação

DIÁRIO SECRETO DE UM DISCÍPULO


Diário Secreto de um Discípulo - Vicente Beltrán Anglada

CAPÍTULO XXXIII

OS MÉTODOS DE COMUNICAÇÃO

A existência de um "corpo de comunicadores” que serve de ligação entre as distintas Lojas espirituais dentro da pluralidade do Cosmo, faz surgir em nós a ideia da existência de métodos de comunicação nem sempre sujeitos à criação de um Mayavirupa, individual ou coletivo. Esta ideia constituiu desde então uma certa preocupação e um tema de meditação de nossa parte, até que um dia decidimos interpelar diretamente o Mestre sobre esta questão, já que nunca no Ashram e nos distintos temas de conhecimento e ensinamento dados, nos foi informado sobre outros meios de comunicação que não aqueles relacionados com a perita manipulação do éter por parte dos Adeptos e altos Iniciados.

As palavras do Mestre, atendendo à formulação da nossa pergunta, foram, como sempre, esclarecedoras: "Os meios de comunicação com o Cosmo são muitos e variados e dependem do tipo de deslocamento, se as entidades que fazem parte deste corpo de comunicadores vão se deslocar sós ou em grandes grupos. A criação de veículos sutis para o deslocamento pelo éter é parte daquela série de comunicações que chamamos "Mayavirupa". A importância da missão a ser realizada ou a distância a ser transposta entre dois pontos do espaço cósmico, a qualidade da aura envolvente de um sol ou de um planeta e a evolução dos seus Logos regentes, exigem da parte dos visitantes, embaixadores ou membros de algum Ashram que visitam outro planeta dentro do Sistema para fins de estudo, determinadas condições específicas.

A criação de um Mayavirupa só é previsível quando se trata de deslocamentos no exterior do "círculo-não-se-passa" de um planeta como o nosso, por exemplo, ou de características idênticas ou muito parecidas. Para se deslocar para planetas de outros Sistemas Solares correspondentes ao Sistema Cósmico a que pertence o nosso Universo, basta utilizar o que na Terra denominais de "veículos espaciais". A nossa grande Fraternidade não ofereceu muita informação sobre tais veículos, devido à propensão para o fantástico de muitos discípulos, que se esqueceriam da tarefa principal dentro dos seus respectivos Ashrams, mas no Centro de Shamballa existem esses mecanismos de deslocamento por éter, que são utilizados para manter através de um código de atenção o equilíbrio mundial e servem de Agentes de Vigilância sobre aquelas nações da Terra que, possuindo elementos bélicos altamente sofisticados e, portanto, prejudiciais e perigosos, como por exemplo os artefatos atômicos e as bombas de hidrogênio, vivem imersos em uma luta de interesses nacionais que facilmente desembocariam, devido à estupidez humana, em uma guerra nuclear.

Tais veículos espaciais são construídos com metais cujas ligas, verdadeiros segredos iniciáticos, são de tal natureza que podem atravessar as mais insólitas distâncias no espaço e as mais adversas condições estelares com as mais sólidas garantias de "segurança". As velocidades que tais veículos podem alcançar são, em alguns casos, da ordem da velocidade da luz, quando devem ser postos em comunicação Sistemas Solares entre si ou com seus respectivos Sistemas Cósmicos. Dentro de um Sistema Cósmico, e dado o infinito grau de evolução dos seus insignes e indescritíveis Logos, há que admitir meios de comunicação tão incrivelmente rápidos que ficam excluídos dentro do nosso conceito do Espaço- Tempo, sistemas de comunicação tão incrivelmente rápidos que as Grandes Hierarquias planetárias e solares definem como "instantaneidade no tempo", significando que só existe espaço e que o tempo, em qualquer dimensão conhecida, não existe. Isto significa que a luz no espaço carece de velocidade e o Espaço oferece seus segredos mais além de qualquer medida de tempo.

Esta ideia será muito difícil de ser assimilada pelos grandes cientistas do mundo, que depois de admitirem as leis da relatividade de Einstein começam a se dar conta de que este princípio é somente o débil pronunciamento de "verdades relativas", e que deverão continuar investigando, se é que realmente querem descobrir alguma verdade realmente de tipo cósmico. Se forem penetrando nesta ideia perceberão aos poucos que descobrir e mais tarde desenvolver o fenômeno da "instantaneidade no tempo" será a mais elevada compreensão do fenômeno da luz, e de como a luz, liberada dos efeitos temporais, é o próprio Espaço, eternamente puro e redimido.

Mas esquecendo estes conceitos que para muitos serão realmente assombrosos e cheios de enigmas realmente indecifráveis, poderíamos oferecer a ideia do que tecnicamente definimos de "materialização e desmaterialização no espaço", um fato que os grandes Iniciados da Terra podem efetuar sem problema algum dentro das fronteiras de nosso mundo, mas que as grandes Hierarquias solares e cósmicas utilizam também este meio para estabelecer "contato imediato" com as Hierarquias solares e cósmicas de outros Sistemas galácticos.

Mas, voltando ao tema das comunicações, tal como havíamos esboçado no início, deveremos orientar nossa atenção à chegada dos Senhores da Chama e dos Anjos solares, os "Prometeus do Cosmo".

A chegada à Terra dos Senhores da Chama procedentes do Esquema de Vênus e dos Anjos solares que vieram daquela tremenda Constelação que constitui o corpo mental do Logos cósmico a que pertence nosso Sistema Solar, foi resolvida utilizando-se um meio cósmico de comunicação que hierarquicamente definimos como "instantaneidade no tempo". Realiza-se em uma quinta dimensão

do Espaço e a velocidade impressa a esse meio de comunicação através do éter é tal que o tempo desaparece e somente o Espaço é concebível. Citando este fato, tivemos a oportunidade de ler em nossos velhos e gloriosos livros da Loja que: ‘... os grandes Dhyan Chohans, os veneráveis Filhos da Mente chegaram ao nosso planeta envoltos em um clarão de Luz... Mais além do tempo personificaram suas vidas em nosso planeta e quase imediatamente puseram em incandescência certos extratos definidos do Plano Mental e iniciaram sua Obra de dotar de mente, de uma chispa da luz mental cósmica, o cérebro instintivo do homem-animal, daquelas almas que, na sucessão das eras se converteram na humanidade terrestre’.

No entanto, a vinda à Terra dos Senhores da Chama para instaurar a primeira grande Hierarquia espiritual do nosso planeta se realizou - como se sabe esotericamente - mediante três naves espaciais venusianas, em cujo interior viajaram um total de 105 Entidades pertencentes à florescente evolução do planeta Vênus. No interior desta nave, e salvaguardados por um manto de éter solar especial, foram transportados também alguns livros sagrados testificando o glorioso passado venusiano, plantas e sementes pertencentes ao Reino Vegetal de Vênus e alguns exemplares do Reino Animal.

Como irão compreendendo, há muitos e muito variados sistemas de comunicação entre mundos e universos. Os veículos espaciais de vigilância de Shamballa sobre bases atômicas em distintas áreas do mundo não devem ser considerados os únicos que cruzam o céu do nosso planeta.

Nosso grande Senhor planetário, Sanat Kumara, recebe frequentemente visitas de cortesia de Entidades espirituais pertencentes a outros Esquemas planetários, seja como embaixadores ou como aqueles outros mais sublimes que pertencem à casta dos Avatares. Utilizam veículos de comunicação construídos de tal maneira que lhes é sumamente fácil passar de uma quinta a uma quarta ou a uma terceira dimensão mediante a "hábil manipulação” dos impulsos magnéticos, coexistentes nos éteres que circundam os mundos. A Ciência dos Impulsos magnéticos é estudada no segundo nível da Aula da Sabedoria. No seu devido tempo, vós sereis informados também sobre a construção do Mayavirupa, que vos permitirá construir um veículo particular de serviço adequado para ajudar a humanidade em qualquer plano ou nível e, mais adiante, quando o tempo chegar, também formareis parte do corpo organizado de trabalhadores que recebem instrução naquela aula de treinamento espiritual hierarquicamente denominada de "Ciência dos Impulsos Magnéticos".

O Mestre se deteve um momento, nos olhou sereno e continuou:

"A informação sobre os meios de comunicação no éter fazia parte dos meus projetos de ensinamento particulares, mas tendo-os adiantado com as vossas perguntas, não tenho inconveniente algum em continuar com este tema que constitui uma das grandes preocupações das nações envolvidas no desenvolvimento técnico de foguetes espaciais e de realizar primeiro que as demais aquilo que elas denominam de "a conquista do Espaço".

Estas nações estão sob vigilância muito especial e estreita, ainda dentro dos seus laboratórios e câmaras blindadas mais ocultos e secretos nos quais desenvolvem projetos técnicos e científicos tais como aqueles que definem - sem ter a mínima noção do conhecimento espiritual do éter - como "Guerra nas Estrelas". Com relação a tais infaustos projetos, destinados sempre ao fracasso, devo informar-vos sobre uma das chaves da sobrevivência do nosso mundo, concretizada em umas declarações do próprio Senhor do Mundo e que o Mestre K.H. utilizou com fins de divulgação ashrâmica em certa fase do treinamento espiritual na Aula de Conhecimento e que se "popularizou" no ânimo de todos os discípulos espirituais do mundo:

‘Toda nação que, endossada por seus meios técnicos e descobertas científicas tenha a intenção de agredir a outra utilizando métodos de destruição que afetem a hegemonia do planeta e a vida dos seus habitantes, deverá aprender a lição da destruição marcada pelo Fogo, que assolará a vida do seu próprio país, que arruinará todos os seus estratos sociais e destruirá todos os complexos vitais, incluídos nos seus planos de agressão’.

Esta advertência é séria demais para que possa passar inadvertida pelos dirigentes políticos e militares do mundo, nem sempre capacitados o suficiente para dirigir o destino das grandes nações. O Mestre Morya, através de "impulsos telepáticos" controlados conseguiu introduzir a advertência do Senhor do Mundo, através do fogo da intenção, a estes estadistas. Assim, grande número de discípulos e iniciados de primeiro Raio controlam a área mental que envolve tais estadistas e os incitam a "compreender" a responsabilidade da sua missão com relação às nações que o destino cármico os levou a reger ou dirigir".

Aqui terminou o Mestre sua prática sobre o que nós no Ashram denominamos de "mistério das comunicações". Intuímos, porém, que o que o Mestre nos havia formulado não era senão um pequeno fragmento daquele grande mistério oculto na profundidade infinita do Espaço, e que o estudo do éter - e talvez as práticas futuras do Mestre - cuidariam de ampliar seguindo o método analítico da analogia e a séria e profunda investigação oculta que se realiza mediante o exercício da intuição.


CAPÍTULO XXXIV

REFLEXÕES SOBRE O MISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES

As palavras do Mestre abriram um sem fim de interrogações, mas, ao mesmo tempo, amplíssimas perspectivas de percepção superior que, com o tempo, cuidarão de dissipar toda nuvem de confusão e dúvida com relação ao mistério das comunicações e a encontrar uma resposta clara e concreta para cada uma das minhas interrogações. Tive, como sempre, a fraternal ajuda do meu grande amigo Jezasel que, sendo um profundo conhecedor do mistério oculto dos éteres planetários e solares, sabia também com grande profundidade e inteligência sobre o mistério subjacente por trás do véu das comunicações.

Neste caso fica para nós muito claro que mistério equivale ao termo desconhecimento científico, e a incapacidade dos homens da ciência de penetrar no "segredo dos éteres" impede o correto conhecimento da verdade inerente, absolutamente científica, que subjaz mais além da barreira dos segredos e dos mistérios.

No Ashram aprendemos que para avançar esotericamente é preciso utilizar uma mente muito ampla, embora rigorosamente científica, perfeitamente capacitada para distinguir entre ciência e mistério, sabendo de antemão que a compreensão profunda de um mistério torna-o automaticamente científico e forma a base mental correta para iniciar investigações novas e mais positivas.

Esta transmutação do mistério em ciência observamos por toda parte na vida da humanidade e as tremendas lutas travadas entre a Religião e a Ciência, que se basearam em inúteis preconceitos sobre a causa de todas as coisas, foram uma verdadeira lástima e uma lamentável perda de tempo.

Se a religião tivesse estabelecido as suas ideias sobre Deus em termos científicos e a ciência tivesse sido mais religiosa e menos rígida em suas investigações, talvez os termos "mistério" e "segredo" teriam tido umas interpretações muito diferentes. Ambas, a Religião e a Ciência, foram culpadas de muitas das grandes confusões do mundo e detiveram o progresso humano em muitas centenas de anos.

Mas, atendo-nos a fatos comprovados, temos de confessar - se somos realmente sinceros - que toda relação ou comunicação dentro do infinito espaço estelar e utilizando "éter qualificado” tem origem cósmica e serve de laço de comunicação entre mundos e sistemas. Assim, tudo o que até aqui foi explicado sobre a vinda à Terra de grandes Avatares espirituais, sobre corpos de embaixadores planetários e solares e de outros ilustres visitantes - cuja categoria e Hierarquia desconhecemos - tem uma base rigorosamente científica e ao mesmo tempo solidamente espiritual. As palavras do meu Mestre, pronunciadas em certa ocasião na profunda intimidade do Ashram, foram claras e convincentes e abriram, em minha intuicional investigação, as portas da verdadeira operacionalidade mágica do Universo: "Considerai, amigos meus, que o ÉTER é o sangue dos Deuses. Todos os grandes e os pequenos Logos estão imersos neste sangue. Todos participam do mesmo sangue e do mesmo Espírito. Todos os Irmãos, seja qual for a distância que separa Uns de Outros, seja qual for a sua evolução espiritual, todos estão unidos pelo sangue e pelo Espírito e através do Espírito e do Sangue vivem perpetuamente relacionados. Através do sangue, através do ÉTER, constituem a "Corporação Social dos Deuses". Os meios de comunicação através do sangue podem ser equiparados - se podeis utilizar inteligentemente a analogia - com o sangue do vosso corpo que relaciona dentro de vosso minúsculo universo corporal, todos os órgãos, todas as vossas células e todos e cada um dos átomos constituintes. Tudo isto é relação e comunicação".

Estas foram as palavras do Mestre conclusivas no que diz respeito à vida de relação dos Deuses, os Quais são dotados de uma Consciência Social que abrange a imensidade da Criação cósmica.

Os meios técnicos de comunicação dentro deste tremendo e indescritível Corpo Social são infinitamente múltiplos e variados, dado que o sangue, o ÉTER, existe em infinitas modificações. Cada Logos, cada centro criador, utiliza o Éter que lhe é mais conveniente para sustentar relações com outros Logos e isto temos muito claro dentro do Ashram. Quando, por exemplo, assistimos um filme onde se relatam "aventuras espaciais", não podemos evitar de sorrir e ainda que compreendamos exatamente que tais filmes são interessantes e ajudam a formar no mundo o que poderíamos denominar uma consciência espacial, vemos sempre no segundo plano um espírito de luta entre seres da Terra com outros de distintas galáxias. Pensamos que os métodos de "comunicação" que utilizam os vícios de agressividade e antagonismo da Terra são realmente deprimentes. O espírito de luta da Terra contra possíveis inimigos do Espaço, a investigação científica de outros mundos para enviar ali naves espaciais destinadas a colonizá-los e a própria estrutura concebida como "Guerra nas Estrelas", são realmente estúpidas e atestam somente a escassa inteligência dos homens deste planeta. Todas estas aventuras espaciais são destinadas ao fracasso e seria muito conveniente que os estadistas, os militares e os cientistas do mundo se dignassem a percorrer de vez em quando as páginas da história do planeta, detendo-se muito especialmente sobre o afundamento da Atlântida, sobre a advertência angélica a Sodoma e Gomorra antes de reduzi-las a cinzas e à destruição de Nínive e Babilônia...

Início