Navegação

A HIERARQUIA, OS ANJOS SOLARES E A HUMANIDADE


Capítulo III

APROXIMAÇÃO CONSCIENTE DO HOMEM AO SEU ANJO SOLAR

Perdidos nas brumas dos problemas cotidianos, que nos exigem um sentido de atenção progressivo e imediato, é muito difícil sermos conscientes do poder magnético espiritual que emana constantemente do nosso Anjo Solar, aquela Alma liberada cuja missão é a de "nos agasalhar com Seu manto de amor e de sacrifício".

Durante um imenso período de tempo em que processos históricos ou cronológicos da nossa vida aqui na Terra vão se sucedendo, o afã do imediato tem regido inexoravelmente o nosso destino. Em algumas ocasiões, quando ultrapassado o auge ou o limite do permitido no turbilhão das paixões humanas, após o que a prova mais difícil e o primeiro perigo é o de "voltar aos antigos valores transcendidos" com seus consequentes vícios, defeitos, contrariedades e temores, nossa vida é inundada por um fúlgido raio de luz contendo resolução e esperança, dando-nos uma visão mais serena das coisas e acalmando o nosso ânimo. Essa luz vem do nosso Eu Superior, do nosso Anjo Solar. Nos momentos culminantes da nossa vida, no processo mágico do nascimento, quando deixamos o corpo físico no momento da morte ou quando enfrentamos um problema verdadeiro e angustiante na vida que nos consome em intenso sofrimento e profunda aflição, a visão serena e o amor desmedido do Anjo Solar estão mais perto de nós do que nunca, "cobrindo-nos com Seu manto de amor e de sacrifício". Essa frase, reiteradamente repetida para dar uma idéia da missão do Anjo Solar relativa à nossa Alma em evolução, está escrita com caracteres de fogo nos livros sagrados da Loja. Foi retirada de lá porque não existe outra frase que expresse com tanta clareza e simplicidade a missão voluntária que o Anjo Solar um dia se impôs para com a Alma humana. A reiteração dessa frase vem a ser como um mantra de atenção que deve nos aproximar em alguma medida da glória perene Daquele que é o nosso primeiro e único Mestre em todo trabalho de relação consciente com o Cosmos.

Quando nos referimos ao Anjo Solar, falando em termos hierárquicos, nós o fazemos nos termos "é um Mestre de Compaixão e Sabedoria, um Adepto da Lei", com o que não fazemos senão evidenciar a pureza infinita de Sua aura, a perfeição de Suas virtudes e o poder indescritível de Suas resoluções de amor e de sacrifício em relação a nós.

A compreensão dessas razões deve ser o princípio de uma relação inteligente com a aura magnética do Anjo Solar. Compreender o Mistério infinito de Sua vida, que nos aproxima da profunda compreensão dos destinos secretos da Alma do nosso Logos Solar "que cobre todo o Universo com Seu manto de, Amor e de Sacrifício", é a verdadeira tarefa iniciática, pois o único Mistério e o verdadeiro segredo de nossa vida em relação à Vida infinita do "nosso Pai nos Céus" encontra-se na relação magnética que possamos estabelecer com o nosso Anjo Solar. O encontro consciente, ainda que se dê em lampejos ou intervalos, sempre produz uma confiança indescritível e uma alegria profunda. Por isso consideramos oportuno dedicar um capítulo especial neste livro à união magnética consciente com o Anjo Solar.

No capítulo anterior, dedicado à Vida do Anjo Solar ou Anjo da Presença, vimos Sua procedência solar, Sua chegada na Terra para incorporar-se ao propósito evolutivo do Logos Planetário e Seu destino final de liberação, uma vez cumprida, através dos tempos, a Sua missão de trazer para o Reino Humano, encarnada na Alma do homem, a perfeição espiritual de Sua vida.

Neste amplo intervalo em que acontece o movimento incessante da roda dos nascimentos, mortes e períodos devachânicos, configura-se de fato a história da vida humana aqui na Terra, a partir do próprio momento da individualização da Humanidade até alcançar a Quinta Iniciação, ou retorno da Alma do homem ou ponto dinâmico da Vida Monádica para o seu verdadeiro Reino, o Quinto, o Reino das Almas ou Hierarquia Planetária, com todo o amor, o saber e a capacidade de sacrifício gravados no coração pela intervenção divina do Anjo Solar. Passar desse ponto seria entrar no campo nebuloso das conjeturas e hipóteses da mente inferior ou perder-se no insondável do Mistério. Contudo, podemos avançar constantemente, pois uma das missões do homem, quando atinge um certo ponto de sua vida espiritual, é perder-se constantemente no profundo vácuo das amplas e insondáveis perspectivas do cósmico, naquelas indescritíveis avenidas de luz que os Logos imortais utilizam para percorrer os ciclos do tempo.

Talvez não seja necessário fazer isso para ter uma noção exata do que o termo "Luz Solar" significa para nós em relação aos nossos veículos inferiores, nossa Alma e o próprio Espírito. A luz do Sol contém infinidades de qualidades e matizes que só o conhecimento e a compreensão do mundo dévico pode esclarecer em uma medida apreciável e inteligente. Uma das qualidades ou matizes solares, de onde provém em essência o termo imortal "manto de amor e de sacrifício", corresponde a um Raio especial que surge do Coração místico do Sol e encarna no Anjo Solar, configurando Sua vida com certas virtudes especiais que O capacitam para a elevada missão de redenção da Alma humana que Se impôs voluntariamente. Outros Raios de luz provenientes do Sol físico (na realidade, toda forma de luz é um aspecto distinto do grande Raio de Amor do Pai do Universo) condicionam a vida periódica dos veículos inferiores, o físico, o emocional e o mental concreto, enquanto que outros, que emanam do Grande Sol Central, constituem a própria vida indescritivelmente profunda do nosso Espírito mais elevado ou Mônada, como é citado nos estudos esotéricos.

No centro de todo processo mágico da vida da entidade humana, o amor e a vida do Anjo Solar aparecem como a essência unificadora que une a personalidade do homem em constante integração de valores com seu "Pai nos Céus", ou seja, com a Mônada ou Espírito Essencial em sua concepção mais elevada.

Compreender isso é começar a desenvolver em nós mesmos a tarefa vinculativa que um dia o Anjo Solar iniciou, é começar a utilizar conscientemente o poder misterioso dos Raios envolvidos no processo místico da vida e começar a caminhar pelas sendas da imortalidade. Uma das tarefas ashrâmicas a que nos propusemos é a de revelar o mistério dos principais Raios que nos condicionam para termos, assim, uma idéia mais exata do que o Anjo Solar significa em nossas vidas e de como estabelecer contato consciente com Ele.

Não vamos nos referir concretamente aqui ao funcionamento dos Sete Raios ou emanações da Vida do Logos do nosso Universo. Vamos falar somente dos três Raios diretamente envolvidos na vida espiritual do homem, ou seja, a relação Espírito, Anjo Solar e Alma humana. Desse modo, o nosso trabalho poderá ser mais facilmente assimilado pelos aspirantes espirituais do mundo.

Falar dos Raios em função da vida do homem tal como o conhecemos atualmente e não do ponto de vista de sua integridade absoluta, decididamente é falar do imediato e do exequível: o contato consciente com o Anjo Solar que, uma vez estabelecido, tudo que acontece em torno do mistério dos nascimentos e mortes do homem finito será compreendido como uma reprodução ou projeção do que acontece na vida mais íntima do Criador do Universo. Compreender o alcance dessa primeira relação consciente com nosso Ser imortal é criar voluntariamente em nós mesmos a Senda e a Meta, ou seja, o Caminho de Busca e a Meta de Liberação.

A importância do processo estará mais na autenticidade dos nossos desejos e na sinceridade do nosso interesse por descobrir o que está oculto por trás do Mistério permanente do Anjo Solar do que nos profundos e constantes estudos, às vezes intrincados e insípidos, a respeito das leis e processos universais, que serão melhor compreendidos se deixarmos que seja o próprio Anjo Solar quem nos revele, a partir do interior, através da linha de luz do Antahkarana, e nos libertarmos da influência da mente intelectualizada, tão predisposta ao erro por estar vinculada ao turbilhão procedente do mundo emocional e ao processo corrente de conceitos preestabelecidos.

Trata-se de uma tarefa da maior simplicidade que todos poderão incorporar imediatamente à sua própria visão ou concepção esotérica das coisas.

Tudo que vimos estudando neste capítulo terá especial valor vinculativo se deixarmos a mente serenamente expectante, ao considerarmos os valores implícitos na vida íntima dos três elementos essenciais que constituem o nosso ser. Como já dissemos, esses três elementos são a personalidade nos três mundos, o físico, o emocional e o mental concreto. O Eu Superior ou Anjo Solar corresponde ao Plano Causal e o Espírito ou Mônada, ao mundo espiritual. A inter-relação desses elementos com os principais Raios de Poder que atuam no nosso Universo e com o próprio Logos Criador é a seguinte:

Espírito 1º Raio Relação com o Grande Sol Espiritual
Anjo Sola 2º Raio Relação com o Coração Místico do Sol
Personalidade 3º Raio Relação com as emanações do Sol físico

Essa é uma relação muito simples e limitada dentro do campo infinito das que podem ser estabelecidas através do Mistério dos Raios, mas nos bastará para a compreensão das ideias implicadas neste capítulo com a finalidade de esclarecer a missão específica do Anjo Solar e a forma mais exequível ao nosso alcance para estabelecer contato com Ele.

Um dos motivos essenciais que originou a atuação do Anjo Solar na Alma humana foi o espírito de compaixão que surgia como uma emanação natural do profundo âmago do Coração do Sol ou Centro de Amor do Deus do Universo. O sacrifício dos Anjos Solares, cuja essência é nirvânica e, portanto, está livre do Karma, não pode ser medido com o entendimento inerente à nossa pequena mente humana. Porém, a efusão de vida amorosa do Logos, "alegremente arrancando do Seu Coração aquelas pétalas de sacrifício que são os Anjos Solares" (frase do Livro dos Iniciados), pode nos dar uma pequena ideia das implicações profundas da relação tríplice a que estamos nos referindo, ideia essa que mais adiante será enriquecida com os elementos vivos da intuição.

A compaixão é uma virtude causal do Anjo Solar, desse Adepto da Lei que, por sê-lo, deve adquirir automaticamente para nós o valor espiritual dos Mestres ou Adeptos da Hierarquia Planetária denominados "Mestres de Compaixão e Sabedoria". Se aplicarmos a analogia, poderemos concluir que os Anjos Solares participam conscientemente das tarefas hierárquicas e contribuem com Suas funções para a evolução do Plano do Logos Planetário. Portanto, são Membros conscientes da Hierarquia e nenhum ser humano poderá colocar-se em contato com a Hierarquia Planetária nem com qualquer de seus Mestres sem que antes tenha existido uma série de contatos conscientes com seu próprio Anjo Solar, com aquele bendito Ser com Quem vem ligado através dos tempos.

Um dos grandes empenhos da Hierarquia neste início da Era de Aquário, cuja atividade já está presente no coração de muitos homens e mulheres de boa vontade, é o de fazer com que a Humanidade seja consciente dos vínculos sagrados que a unem com o Anjo Solar de sua vida, pois assim haverá a possibilidade da redenção pela qual o Logos Planetário, mediante o Coração de Cristo, tem almejado através dos tempos.

Todos os acontecimentos planetários, a atividade da Hierarquia e o próprio propósito de Sanat Kumara trabalham simultaneamente para que esse trabalho de redenção planetária seja possível. O principal elo de ligação é sempre o Anjo Solar, chamado nos termos esotéricos do Ashram "O Grande Intermediário Cósmico". É Ele que deve "unir a Terra e o Céu" com as leis infinitas do Amor universal. Essa tarefa, iniciada há milhões de anos, começa a culminar nos corações de muitos seres humanos. De agora em diante, à medida que a pressão de Aquário se acentua sobre a aura da Terra, o que vai acontecer será uma obra mágica de proporções gigantescas para compreender, e nossa mente deverá aumentar consideravelmente o seu ritmo vibratório.

Não obstante, quem seguir atentamente os acontecimentos planetários dos últimos tempos, particularmente os aspectos referentes à vida social humana ou de vivência cotidiana, mais do que os grandes desenvolvimentos científicos, verá como lentamente, mas constante e progressivamente, está se configurando uma tendência para o andrógino, um ser em quem a dualidade dos sexos está muito presente, inclinando-se para a indiferenciação. Entende-se que o andrógino não será uma realidade a curto prazo; simplesmente indicamos sintomas apreciáveis principalmente na juventude dos nossos tempos, em grande parte nutrida por uma seleção de egos ou Almas humanas poderosamente polarizadas nos eflúvios dinâmicos da Grande Constelação de Aquário que, antes de manifestar-se em aspectos físicos definidos, primeiramente manifesta-se em forma de tendências causais ou solares. O inconformismo da juventude com o preestabelecido, a tendência para a unificação de sexos que pode-se observar por todos os lugares, a própria excentricidade e extravagância no modo de se vestir e de se portar da nossa juventude são sinais puramente aquarianos. Sua expressão é essencialmente espiritual e chamamos a atenção para esse ponto, quando se analisa a vida da juventude moderna. Ainda estamos muito fortemente polarizados, para não dizer cristalizados, nas influências piscianas para poder resistir sem clamores de santa indignação às atividades da nossa juventude.

Nossa missão é somente a de esclarecer certos termos relativos ao Anjo Solar, cuja vida de procedência solar é puramente "aquariana" devido precisamente a um "certo parentesco kármico" do Logos do nosso Universo com o Grande Ser que rege a Constelação de Aquário. Um dos Grandes Impulsores Cósmicos da evolução planetária, chamado "Avatar de Síntese" em nossos estudos esotéricos do Ashram, é um dos Grandes Seres que apoiam o Cristo, Senhor da Hierarquia, para que as poderosas energias de Aquário, emanantes do aspecto mais elevado do Ser que infunde a Sua vida nesta Constelação, distribuam-se harmoniosa e progressivamente nas mentes e corações dos homens e por toda a Natureza.

Ao falar de andrógino, ao nos referirmos ao ser humano cuja aparição terá lugar em certos períodos da vida planetária, quando Aquário fizer sentir, em toda a sua intensidade, a sua pressão mágica sobre a Terra, também nos referimos ao Anjo Solar, ao Arquétipo essencial para o qual toda a Humanidade tende inexoravelmente. Podemos verificar que, em última análise, é sempre o Anjo Solar que está diretamente envolvido nessa imensa tarefa de redenção da Humanidade e no seu infinito destino de perfeição.

As grandes expansões do espírito criador, as inumeráveis tendências religiosas, as concepções dinâmicas de vida, a evolução espiritual de todas as características humanas, toda qualidade, virtude ou tendências para a unificação de destinos, como também o próprio desenvolvimento da consciência social humana, são obra do Anjo Solar, Daquele Que invocamos constantemente cada vez que o nosso coração sofre ou quando qualquer dúvida difícil assalta a nossa mente. No final do processo mágico da vida humana, quando todo suporte de razão, de vida e de consciência aparentemente desapareceu, encontra-se o Anjo Solar abrindo-nos Seus braços e nos mostrando definitivamente, com a irradiação de Sua aura e o testemunho vivo de Sua Presença, a senda de luz que os Grandes Seres percorrem em Seu caminhar incessante pelas indescritíveis e insondáveis avenidas do Cosmo Absoluto.

O contato consciente com esse Anjo da Presença, portador da Paz, da Majestade e do Propósito da Vida do próprio Logos Solar, é a necessidade eminente do aspirante espiritual moderno, de todos aqueles que sentem em seu coração a impressão do grande e imaculado, a potência indescritível do Mistério que ocultam em seu interior. Não podemos nem devemos oferecer "métodos de aproximação", "sistemas de disciplina" nem "caminhos de perfeição" quando nos referimos a esse particular estágio da consciência do homem atrás do glorioso rastro do Anjo Solar. A consciência do homem moderno, em sua tríplice vertente espiritual, social e humana, deve mergulhar na integridade de seu próprio destino e percorrer o glorioso caminho para a luz, seguindo as diretrizes de sua própria intuição, sendo esta o conjunto de valores espirituais guardados no coração através dos tempos, que devem ser recordados mais que aprendidos. Aqui damos um indício maior do que pode ser a atividade serena da vida dos aspirantes.

Nunca foi tão necessário quanto agora ater-se às máximas da "Luz no Caminho" resumidas na percepção do "Grito longínquo", aquele grito que é a Voz do Anjo Solar rompendo, desde tempos imemoriais, os éteres do espaço interior, tratando de chegar aos nossos ouvidos.

Consequentemente, o único sistema de aproximação consciente ao Anjo Solar da nossa vida, ao nosso primeiro e único Mestre, é manter o ouvido atento, delicadamente sensibilizado por um grande número de silêncios constante e persistentemente orientados para dentro, para aquele centro de consciência que parte do coração em forma de vida, penetra na mente e dali sobe em direção aos mais elevados picos de nós mesmos, apagando com sua esteira de luz a lembrança dos erros passados, dos desejos não realizados e todo germe de paixão humana.

O silêncio é o caminho mais fácil e mais exequível ao aspirante moderno e é muito mais difícil de ser seguido, apesar da simplicidade com que é apresentado. Nunca as palavras de Cristo tiveram tanto valor quanto agora, nas portas da Era de Aquário: "Não verá o Reino dos Céus aquele que não volte a ser como uma criança", frase extraída não dos Evangelhos, mas dos sagrados textos da Loja Branca ou Livro dos Iniciados, de onde foram retiradas por aqueles Grandes Seres, Cristo e João, como antes haviam sido por Krishna e Arjuna, símbolos constantes de Mestre e discípulo, de Anjo Solar e Alma humana.

Essas últimas palavras resumem tudo o que foi dito neste capítulo. Não contêm normas de disciplina nem sistemas de contato especiais, mas são um desafio permanente à nossa condição de aspirantes da Nova Era, o de que devemos afirmar os princípios espirituais latentes em nosso interior como experiências de séculos com toda simplicidade possível, com muito poucas palavras, com cada vez menos pensamentos e com o coração cada vez mais sensibilizado pelos eflúvios infinitos e mágicos do verdadeiro silêncio. Essa simplicidade total, essa ausência de valores onde afirmar a nossa atenção imediata, permitirá abrirmos dentro de nós as portas da intuição até aqui zelosamente guardadas pelo misterioso Guardião do Umbral, mas que não podem resistir por mais tempo ao chamado imperioso do Anjo da Presença.

Se leram atentamente o que foi dito neste capítulo e sentiram em seus corações o peso infinito do Mistério e a indescritível doçura do grande, agucem os ouvidos e tratem de viver cada vez mais simplesmente, amem muito o silêncio interior e cuidem de viver cordialmente com todos que os rodeiam. Assim, o Mistério maior, aquele que está além de nós mesmos e fora de todo comentário, estará também ao seu alcance e lhes permitirá viver de forma mais espiritual e harmoniosa neste alvorecer aquariano que já revela tantas coisas boas, apesar da desordem do aparente e da sede insaciável do imediato. Sejam eficazes e precisos, constantes e sinceros em sua vida de relação, porém amem muito o Mistério, deixem-se levar pelo alento do desconhecido, percorram sem medo os caminhos virginais que têm dentro de si mesmos, aqueles caminhos que só um pode percorrer e experimentar em todo seu infinito prazer e imaculada grandeza.

Início