Navegação

A HIERARQUIA, OS ANJOS SOLARES E A HUMANIDADE


Capítulo XII

CONCLUSÃO

Gostaria de finalizar este livro com um supremo canto de esperança quanto ao futuro.

Uma efusão de Luz, de Amor e de Poder de magnitude incalculável está chegando à Terra, proveniente da Constelação de Aquário "cujas estrelas brilham mais para nós do que para elas mesmas". (Frase do Livro dos Iniciados, referindo-se à época planetária que começamos a viver.)

Em todos os seus níveis vibratórios e em todas as suas esferas de evolução, a tendência da Natureza é para a Síntese, o poder indescritível que deve criar o sentimento de unidade dentro do coração humano. A Síntese tem um significado profundamente espiritual e está relacionada com a Vida Mística de Shamballa e com o Fogo Elétrico do Senhor do Mundo. Grandes poderes cósmicos gravitam sobre a Terra hoje. Uma dessas poderosas energias, canalizada por aquele Grande Ser que definimos esotericamente como "O Avatar de Síntese", está constantemente atuando sobre o Grande Centro Planetário de Shamballa, o Centro onde a Vontade de Deus é conhecida. Outra dessas grandes correntes de energia, proveniente do Grande Sol Sirius, está atuando principalmente sobre a Hierarquia dos Mestres e Iniciados, o Centro Planetário do Amor de Deus, através de uma esplêndida Entidade Espiritual que, em termos ashrâmicos, chamamos "O Espírito da Paz". Outra corrente menor, mas não menos importante, também proveniente do grande impulso aquariano, une Shamballa com a Humanidade, o Centro Planetário onde Deus exercita Sua Inteligência Criadora, vivificando o centro espiritual mais elevado em muitos seres humanos e atuando definidamente em certos níveis específicos da Natureza, despertando e pondo em atividade "certos fluxos de vida dévica" relacionados com o Fogo Criador que brota das entranhas da Natureza e que os esotéricos chamam "Fogo Serpeante ou de Kundalini", que deve desenvolver em muitos seres humanos os centros superiores de sua constituição etérica, psíquica e espiritual e prepará-los para o grande Mistério da Iniciação. Essa nova corrente de energia chega até nós por intercessão daquele indescritível Ser Planetário que chamamos "O Senhor Buda", constituindo-se assim o terceiro vínculo ou união do Grande Senhor de Aquário com o planeta Terra.

Temos, portanto, três potentíssimas correntes de energia cósmica atuando sobre a aura de nosso mundo, a saber: uma corrente de Primeiro Raio, de Vontade, Resolução e Propósito de Vida, que nos chega através do Avatar de Síntese; outra de Segundo Raio, de Amor, Compaixão e Sabedoria, que vem regida pelo Espírito da Paz; e a terceira, que, através do Senhor Buda e em função do Terceiro Raio, de Inteligência Ativa ou de Atividade Criadora, já está atuando de modo muito direto e verificável na consciência de muitos seres humanos. Esse terceiro tipo de energia chega até nós por um impulso cada vez mais poderoso durante o "Festiva+ Místico de Wesak", celebrado anualmente, coincidindo com o plenilúnio 'do signo de Touro, em um lugar sagrado das montanhas do Himalaia.

A importância desses comentários está no fato, reconhecido e comprovado por muitos esotéricos e interiormente pressentido por todas as pessoas do mundo de reconhecida boa vontade, de que as três grandes correntes de energia citadas centralizam-se atualmente em Cristo, Senhor do Amor Infinito e "Filho Predileto do Pai", nosso Logos Solar (faz-se aqui uma alusão direta a Sua condição de Bodhisattva ou Intermediário Cósmico), com o objetivo de prepará-lo para o acontecimento planetário de "iniciar, com Sua Presença objetiva e reconhecível, a principal atividade de Aquário em relação ao nosso planeta". Para muitos, essas palavras podem parecer estranhas e sem sentido, mas seria interessante tratar de reconhecer o significado implícito nos termos "Salvador" "Redentor", atribuídos a Cristo em Sua função inclusiva de "Mediador" entre a Humanidade e Shamballa, entre o mundo dos homens e o Reino de Deus, à custa de um Sacrifício infinito que nossa mente é incapaz de compreender.

Quando se contempla Cristo, "Mestre dos Mestres, dos Anjos e dos Homens", do mundo espiritual e utilizando os poderes da percepção superior, Sua forma humana, aquela que ainda mantém por Seu vínculo kármico com o mundo dos homens, desaparece e surge como uma estrela radiante de cinco pontas que brilha com uma intensa cor azul, irradiando por cada um de seus vértices as indescritíveis qualidades de Amor, Compreensão, Sabedoria, Compaixão e Sacrifício' que guarda em Seu Coração como herança e dádiva preciosa do Logos Solar para o Reino Humano e como suprema esperança de paz e de fraternidade para o futuro dos homens.

Se se apura a percepção interior e a evolução espiritual o permite, vê-se que essa estrela fulgurante irradia do centro de um Triângulo de Proteção de cor amarela, mas de uma tonalidade indescritível para os olhos mortais que, para o esotérico treinado e para os Discípulos Perfeitos do Plano Búdico, demonstra a Unidade mais elevada, o Amor mais inclusivo e a Sabedoria mais transcendente. Esse Triângulo é misticamente construído, seguindo um traçado ou desenho cósmico, pelos Três Grandes Seres descritos anteriormente: O Avatar de Síntese, O Espírito da Paz e O Senhor Buda, que irradiam através da estrela de Cristo as Qualidades infinitas de Suas respectivas Vidas e que são as que eternamente emanam do Coração do Logos Solar: a Vontade de Ser, o Amor Infinito e a Inteligência Criadora.

Para o discípulo espiritual, para o observador atento, o conjunto assim formado constitui a figura simbólica a que frequentemente nos referimos nas páginas deste livro e da qual se depreende todo Mistério de Realização possível: o Cálice e o Verbo.

Neste caso específico, Cristo, com Sua Vida imaculada e empregando os veículos incrivelmente sutis que O mantêm voluntariamente ligado ao Karma da Humanidade e ao coração de todos os homens, constitui o Cálice, e os Três Grandes Senhores, o Verbo de Revelação que, era após era, derrama-se sobre a vida da Natureza como suprema esperança de redenção e que, nesta época e na forma do Aguadeiro Celeste, é vertido no mais puro e místico dos Cálices do nosso planeta.

Se seguirem todo o processo conforme foi desenvolvido até aqui, perceberão que atualmente, apesar de todas as aparentes contradições, a Luz do Mistério e o Testemunho da Graça estão mais próximos do que nunca do coração angustiado da Humanidade. Portanto, esperam-se mudanças radicais em todos os lugares e havemos de preparar-nos muito especialmente para que essa Luz não nos cegue e nem modifique para nós a grandiosidade infinita dessa efusão de Graça.

A força viva do Mistério e o Poder que renova todas as coisas estão agora, mais do que nunca, ao alcance de todos os homens e mulheres de boa vontade. Temos apenas que esforçar-nos para viver atentos aos "sinais dos tempos" que já estão marcando páginas de oportunidade, beleza e harmonia indescritíveis na história espiritual da humanidade. Aquário, O Aguadeiro Celeste, está derramando agora em nosso mundo toda aquela "Água da Vida" a que Cristo havia se referido tantas vezes, prevendo nos profundos recônditos do Mistério a época dourada que recém começamos a viver.

Todos os "sedentos" da Terra têm agora a oportunidade de beber, de provar. em suas profundezes internas mais místicas, a frescura infinita daquela Água de Vida, de Força, de Amor e de Equilíbrio que deve aplacar para sempre a sede de todo desejo, de todo conhecimento e ainda da própria redenção. Que a oração sincera de todos peregrinos da Terra que procuram chegar a Deus seja, então, este Mantra afirmativo que há de realizar em seus corações a glória de seus melhores sonhos e ilusões:

QUE A LUZ LIBERADORA DO BUDA,
O AMOR INFINITO DO ESPÍRITO DA PAZ
E O PODER INDESCRITÍVEL DO AVATAR DA SÍNTESE
RESTABELEÇAM O PLANO DE DEUS NA TERRA.

Início