Navegação

MAGIA ORGANIZADA PLANETÁRIA


Considerações Preliminares

O termo MAGIA tem para o investigador esotérico um valor puramente essencial e absolutamente científico, conceituando na vida da Divindade uma extraordinária capacidade de síntese que, decomposta na ordem trina da manifestação: Intenção-ldeia-Forma, constitui a base da criação universal. Essa é uma ideia que nos acompanhará constantemente na linha de nosso estudo sobre a Magia Organizada em nosso mundo, e muito particularmente no que se refere ao centro planetário que chamamos humanidade, tendo-se em conta que o ser humano, sendo essencialmente uma Mônada espiritual, é também potencialmente uma Tríade, que tende a reproduzir constantemente em sua pequena vida e em escala microcósmica poderes mágicos idênticos aos que a própria Divindade utiliza na criação do Universo.

A utilização correta daqueles inerentes atributos criadores dependerá, logicamente, do grau de evolução espiritual alcançado pelos seres humanos em determinados períodos cíclicos da história planetária, e a consequente integração de suas respectivas Tríades espirituais constituídas, como esotericamente se sabe, por Atma (a vontade espiritual), Budhi (o amor inclusivo) e Manas (a mente abstrata).

Outra das principais ideias a levar em conta em nosso estudo sobre a Magia Organizada Planetária é a de que a Magia é uma atividade universal através da qual é invocada ENERGIA para a produção de formas.

Essa ideia, como verão, introduz um terceiro fator a considerar muito profundamente em nossas investigações, considerando a ENERGIA como uma propriedade elétrica do Espaço, o qual, como trataremos de explicar oportunamente, é uma Entidade absoluta e infinitamente inclusiva que acolhe dentro de si todas as criações possíveis, desde a mais gigantesca e esplêndida galáxia ao mais insignificante dos átomos químicos.

Ao longo do nosso estudo, iremos evidenciando também que a Magia, como instrumento de criação, se renova no transcurso dos tempos, à medida que se desenvolve o sentido superior da mente na vida dos seres humanos. Assim, há de se supor que cada era na história cíclica da humanidade tem a sua própria e inerente Magia, a que vem propiciada pela transmutação espiritual e redenção material de muitos seres humanos, fatores determinantes da peculiar civilização e cultura dos povos da Terra. Esse é um ponto a ser considerado com atenção se queremos compreender claramente o sentido em que se move a Magia Organizada em nosso mundo. Apreciado em suas amplas repercussões sociais, ilustrará o conhecimento das lutas e dificuldades que os seres humanos deverão enfrentar para apagar de suas consciências a instintiva recordação das eras anteriores com sua inseparável sequela de memórias, heranças e tradições ancestrais, para poder desenvolver dentro de si o tipo de Magia que corresponde aos novos ciclos evolutivos mundiais. A esse esforço incessante da humanidade para adaptar-se aos ciclos consecutivos da história do planeta, denomina-se ocultamente de RENOVAÇÃO, e caso se examine profundamente o termo, se observará que é o agente dinâmico que impulsiona as atividades cíclicas de transmutação espiritual e de redenção material, de modo que se formará agora um novo triângulo de operatividade mágica que, de um modo ou de outro, se acha vinculado à sagrada Tríade espiritual:

RENOVAÇÃO-TRANSMUTAÇÃO-REDENÇÃO.

Como elemento inseparável do nosso estudo sobre Magia devemos considerar também que toda expressão de ENERGIA ou de eletricidade na vida da Natureza é essencialmente dévica ou angélica, e que a gigantesca máquina da evolução do conjunto planetário depende em grande parte da íntima vinculação humano-dévica e do inevitável e incessante contato estabelecido entre ambas as correntes de vida evolutiva. Essa misteriosa relação instituída entre os anjos e os homens se acha claramente exposta no conhecido axioma oculto: "A energia segue ao pensamento", cuja significação mais concreta e objetiva é a afirmação de que, a cada pensamento dos homens, os anjos ou devas respondem com energia, com a potencialidade elétrica que surge do Espaço a cada intento criador. Ao longo de nossas investigações, trataremos de esclarecer um tema tão importante, cuja compreensão por parte dos aspirantes espirituais lhes permitirá introduzirem-se nos altos segredos da Magia Organizada no nosso mundo. Ao se aprofundarem nos mesmos, irão se tornando conscientes de que tudo na vida é relação, e que a vinculação existente entre os homens e os devas deverá estender-se aos demais reinos da Natureza, aos veículos expressivos do ser humano e ao sistema de comunicação estabelecido entre eles através do éter do Espaço, mediante os ocultamente chamados "sons invocativos", ou palavras de poder. Quanto a isso, vejamos a seguinte relação:

A afinidade ou atração magnética que os seres humanos sentem por algum determinado veículo de expressão vai desenvolvendo neles o que poderíamos chamar de "nota típica invocativa", ou sua capacidade de criar magia, de invocar certo tipo de devas em algum nível definido, mental, emocional ou físico, ou seja, que a pulsação ou invocação das notas A, U ou M em suas vidas pessoais lhes incluirá em um ou outro dos três principais grupos psicológicos humanos: intelectual, devocional e instintivo. O grande enunciado crístico - "...os conhecerás por seus frutos" - marca o destino mágico na vida do homem e lhe coloca em seu correspondente nível de operatividade mágica.

Assim, nossas investigações sobre Magia Organizada em nosso mundo, além de incluir ideias tão profundamente abstratas como a de que o Espaço é uma Entidade, deverão incidir muito particularmente no permanente impulso da evolução da vida do ser humano e de seus constantes e permanentes esforços para integrar-se harmoniosamente no contexto social onde vive imerso, sendo esse intento o mais glorioso da Magia Organizada em nosso mundo, uma magia que nos revelará, sem dúvida, os grandes mistérios ocultos sob o termo "Criação", que se aplica ao homem como o mais esplêndido dos Deuses.

Trataremos de imprimir aos nossos estudos, tanto quanto seja possível, um caráter rigorosamente científico, seguros de que dessa maneira serão melhor compreendidas as ideias, às vezes profundamente abstratas ou metafísicas, que irão surgindo durante o curso de nossas investigações, ainda que seja óbvio advertir que deverão ser os próprios leitores, cada qual segundo seu próprio nível de compreensão, os que hão de dar sabor ao ensino recebido através das páginas deste livro.

E para terminar essa breve introdução preliminar sobre o tema da Magia Organizada Planetária, só desejamos advertir o leitor de que esse estudo exigirá de si um permanente desejo de investigar e de compreender, utilizar em todo o momento o justo exercício da atenção e ter a absoluta convicção de que a luz da verdade, que se acha em qualquer lugar e em todas as coisas, lhe acompanhará em todas as fases do seu estudo se estiver realmente interessado em descobrir o enorme segredo que se oculta sob o termo MAGIA... Tal é, ao menos, o nosso mais ardente desejo e suprema esperança.

Início