A Vanguarda do Reino de Deus

A função do Novo Grupo consiste em equilibrar as forças que levam à desintegração e destruição, pela incorporação em si mesmo das forças de integração e construção. O Novo Grupo compensará finalmente, a tendência (tão prevalecente nesta época) para ódios raciais, e o ensinamento dado tenderá a negar as idéias atuais, tão poderosas na produção das clivagens e barreiras vigentes entre os homens, causando assim a separação e a guerra. Onde aparecer um grupo, ou grupos, que expresse idéias que realcem poderosamente um setor da opinião pública e um aspecto da vida, inevitavelmente aparece, segundo a lei de equilíbrio, outros para compensá-los. No momento atual da história da raça apareceram primeiro os grupos que fomentaram o espírito de clivagem e criaram as barreiras para bloquear o livre espírito do homem. Realizam o trabalho necessário, porque também eles estão incluídos no Plano. Depois, segundo a lei, devem aparecer os grupos que personificam as idéias que conduzem à integração e à obra construtiva. Levarão o mundo para uma volta mais elevada da espiral, eliminando as brechas, destruindo as barreiras e pondo fim às clivagens.

Pode ser visto aqui por quê – como técnica hierárquica – trouxemos ao conhecimento público a realidade da existência do Novo Grupo de Servidores do Mundo. Ele oferece a expressão prática de uma existente unidade, baseada na unicidade de motivo, de reconhecimento, de orientação (em direção do mundo espiritual e do serviço à humanidade) de métodos e idéias, e tudo isto apesar do fato do relacionamento no plano físico ser geralmente inexistente e de ser desprovido de organização e reconhecimento externos. A unidade é subjetiva e por esta razão imune a toda contaminação separatista.

A organização interna, à qual demos o nome de Novo Grupo de Servidores do Mundo, para segurança do seu reconhecimento e identificação, não pode ser dissolvida nem reduzida porque está erigida sobre um grande princípio de desenvolvimento evolutivo que – quando é percebido – indica que se obteve consciência da unidade. Isto é algo que uma vez registrado e conhecido não pode ser perdido ou refutado.

Uma vez visto e compreendido converte-se numa realidade na consciência, da mesma forma que se reconhece e se utiliza o corpo físico. Sabe então que é um organismo complexo que constitui uma unidade funcionante por meio do princípio vida, fato incontestável para a compreensão do homem inteligente. (Os Raios e as Iniciações, pág. 299)

Esforcei-me por lhes ensinar os novos ideais e o trabalho do Novo Grupo de Servidores do Mundo. A responsabilidade de ação correta e do esforço para alcançar o público repousa sobre os aspirantes e discípulos do mundo que lerem as minas palavras. Não há nada que eu, pessoalmente, possa fazer. É otempo de vocês (e todos vocês, sem exceção, podem dar um pouco) que o Cristo e a humanidade pedem hoje. É a sua atividade e talento para chegar àqueles que podem alcançar que são necessários. É a sua meditação e a intensa cooperação interior que construirão o canal através do qual o espírito da paz pode trabalhar e as forças da Luz entrar. (Psicologia Esotérica, pág. 750)

Um crescimento da pressão por parte de todas aqueles que reconhecem a real natureza do subjetivo e interno Reino de Deus, produzirá resultados surpreendentes. Este reino, por meio do seu maior poder (a qualidade de síntese, se apenas pudessem compreendê-lo) está reunindo os homens e mulheres de todas as nações e de todas as partes da Terra. Não os reúnem porque são ortodoxos ou religiosos, no sentido geral do termo, mas por sua qualidade. Simultaneamente, na medida que seu número aumenta, acontece outro movimento. Os homens estão trabalhando externamente no plano físico, fazendo-o de forma grupal, a fim de comprovar a real natureza do mundo da unidade no qual conseguiram penetrar. Portanto, estão demonstrando unidade e síntese de uma maneira tão simples que os homens de todas as partes podem entender. O Novo Grupo de Servidores do Mundo é a vanguarda do Reino de Deus, a prova vivente da existência do mundo de Unidade espiritual. (Os Raios e as Iniciações, pág. 300)

Início