O Novo Grupo de Servidores do Mundo e Cristo

O Novo Grupo de Servidores do Mundo proporciona, essencialmente, um campo de treinamento e experimentação para aqueles que têm a esperança de elevar-se espiritualmente e capacitar-se para ser discípulos ativos, dirigidos pelo Cristo. O aparecimento deste grupo na Terra, nestes momentos, é um dos indícios do êxito obtido no processo evolutivo tal como se aplica à humanidade. Este método de trabalho (de utilizar os seres humanos como agentes para levar adiante a tarefa de salvação do mundo) foi iniciado pelo próprio Cristo, que trabalhou com os homens por meio de outros, chegando à humanidade por intermédio de Seus doze Apóstolos e considerou Paulo como o substituto de Judas Iscariote. O Buda tentou empregar o mesmo sistema, porém, no princípio, Seu grupo esteve mais relacionado com Ele que com o mundo dos homens. Cristo enviou Seus Apóstolos ao mundo para alimentar as ovelhas e buscar, guiar e converter-se em “pescadores de homens”. A relação dos discípulos do Cristo para com o Mestre foi somente secundária, sendo a primordial, o atendimento às solicitações do mundo. Esta atitude ainda predomina na Hierarquia, sem menoscabar sua devoção pelo Cristo. O que o Buda instituiu, simbolicamente, e de forma embrionária, converteu-se em fato e numa realidade, devido às circunstâncias da Era Pisceana.

Na era de Aquário, na qual estamos entrando, este tipo de trabalho grupal alcançará um ponto muito elevado de desenvolvimento, e o mundo será salvo e reconstruído por grupos, mais acentuadamente que por indivíduos. No passado tivemos os Salvadores do mundo – esses Filhos de Deus que deram aos homens uma mensagem que trouxe maior luz aos povos. Agora, na plenitude do tempo e através dos processos evolutivos, está surgindo um grupo que trará a salvação ao mundo e que (incorporando as idéias grupais e acentuando o verdadeiro significado da Igreja do Cristo) estimulará e fortalecerá de tal maneira a mente e a alma dos seres humanos, que a nova era iniciar-se-á com a afluência do Amor, do Conhecimento e da Harmonia de Deus mesmo, assim como, também, com o reaparecimento do Cristo, em Quem estarão personificadas estas três faculdades divinas.

No passado, as religiões foram criadas por uma grande alma, um Avatar ou um destacado personagem espiritual. A marca de suas vidas, palavras e ensinamentos se plasmaram na raça, e persistiu através dos séculos. Qual será o efeito produzido por um Avatar grupal ou Salvador mundial? Qual será a potência do trabalho realizado por um grupo de Conhecedores de Deus, que anunciem a verdade e se reúnam, subjetivamente, para realizar a magna tarefa de salvar o mundo? Que efeito produzirá a missão que terá que cumprir um grupo de Salvadores do mundo, que conhecem Deus em certa medida, que complementam, mutuamente, seus esforços, reforçam, reciprocamente, suas mensagens e constituem um organismo, através do qual a energia espiritual e o princípio de vida espiritual podem fazer sentir sua presença no mundo, sob a direção do Cristo em Presença Visível?

Tal grupo existe agora, com membros em todos os países. São, realmente, poucos e isolados, porém seu número cresce constantemente, e sua mensagem se fará sentir cada vez mais. Estão animados por um espírito construtivo; constituem os estruturadores da Nova Era. Confiou-se-lhes a tarefa de preservar o espírito da verdade e de organizar o pensamento dos homens, a fim de que a mente da raça seja controlada e levada a esse estado de meditação e reflexão, que lhe permitirá reconhecer o próximo desenvolvimento da divindade, que o Cristo inaugurará. Nos últimos dez anos, este Novo Grupo de Servidores do Mundo tem sido reorganizado e vitalizado, expandindo-se o conhecimento de sua existência por todo o mundo. Atualmente, constitui um grupo de homens e mulheres de todas as nacionalidades e raças, os quais pertencem a todas as organizações religiosas e movimentos humanitários, que estão fundamentalmente orientados, ou em processo de sê-lo, para o Reino de Deus. São discípulos do Cristo que trabalham consciente e, com freqüência, inconscientemente, para Seu reaparecimento. São aspirantes espirituais que tratam de servir e converter em realidade o Reino de Deus na Terra. São homens de boa vontade e inteligentes que procuram aumentar a compreensão e as corretas relações humanas entre os homens. Este grupo compreende dois subgrupos importantes:

1 – Os discípulos de Cristo, que trabalham conscientemente para desenvolver Seus planos e aqueles que, instruídos pelos primeiros, colaboram, consciente e voluntariamente. A esta última categoria podemos pertencer, se assim o desejarmos e estivermos dispostos a fazer os sacrifícios necessários.

2 – Os aspirantes e homens e mulheres conscientes, que trabalham, inconscientemente, sob a guia da Hierarquia espiritual. Existem muitos deles, especialmente em cargos destacados, os quais desempenham a tarefa de destruidores das antigas formas ou de construtores das novas. Não têm consciência de nenhum plano interno sintético, porém se ocupam, desinteressadamente, em satisfazer as necessidades do mundo o melhor que podem, desempenhando uma parte importante no drama nacional ou trabalhando, firmemente, no campo da educação.

O primeiro grupo tem, em certa medida, contato com a Hierarquia espiritual, e, em maior escala, com os verdadeiros discípulos; seus membros trabalham sob a inspiração espiritual. O segundo grupo está em mais íntimo contato com as multidões e trabalha mais especificamente inspirado pelas idéias. O primeiro grupo se ocupa com o Plano do Cristo, na medida em que seus membros podem captar sua essência, enquanto que o segundo trabalha com novos conceitos e esperanças, que afloram na consciência da humanidade, à proporção que os homens, subjetiva e inconscientemente, respondem à preparação para o reaparecimento do Cristo. Como resultado do trabalho que realiza o Novo Grupo de Servidores do Mundo, a humanidade está despertando, constantemente, para as possibilidades futuras. (O Reaparecimento do Cristo, pág. 181-184)

O Cristo está agora esperando para descer. A descida a este desgraçado mundo dos homens não Lhe oferece nenhum quadro tentador. Desse tranqüilo retiro na montanha, onde tem esperado, guiado e observado a humanidade e onde Ele tem treinado Seus discípulos, iniciados e o Novo Grupo de Servidores do Mundo, Ele há de vir para ocupar Seu lugar proeminente no cenário mundial, e desempenhar Sua parte no grande drama que ali se está desenrolando. Desta vez Ele desempenhará Sua parte, não na obscuridade como antes, mas diante dos olhos do mundo inteiro.

Ele terá que entrar novamente na arena do povo, desempenhar Sua parte nos acontecimentos mundiais e demonstrar o alcance de Sua missão. Sua tarefa principal é certamente o estabelecimento de corretas relações humanas em todas as áreas da vida humana. Peço-lhes que usem a imaginação e se esforcem para pensar sobre quais devem ser as implicações da tarefa que Ele enfrenta. Peço-lhes que ponderem sobre as dificuldades que inevitavelmente Ele deverá encarar – sobretudo, a dificuldade da errônea ênfase intelectual das massas.

A idéia geralmente aceita de que Ele regressará como um guerreiro triunfante, onipotente e irresistível, não tem nenhum fundamento. Reaparecerá e levará a humanidade a uma civilização e a um estado de consciência em que as corretas relações humanas e a cooperação mundial para o bem de todos serão a tônica universal. Por intermédio do Novo Grupo de Servidores do Mundo e dos homens de boa vontade, Ele completará Sua fusão com a Vontade de Deus (os assuntos de Seu Pai) de tal forma que a eterna vontade para o bem será traduzida pela humanidade por boa vontade e corretas relações. Então, Sua tarefa estará acabada; estará livre para novamente deixar-nos, mas desta vez não para retornar mas sim para deixar o mundo dos homens nas mãos desse Grande Servidor espiritual Que será o novo Guia da Hierarquia, da Igreja Invisível. (O Reaparecimento do Cristo, pág. 54-57)

A potência do amor-sabedoria, transmitida pela Hierarquia, está agindo na humanidade moderna de maneira muito mais íntima e mais chegada do que nunca antes. Os Dirigentes da Hierarquia estão procurando evocar uma resposta inteligente dos homens e uma indicação de que estãoconscientes do que está acontecendo.

Esta energia do amor é primeiramente concentrada (para fins de atividade hierárquica) no Novo Grupo de Servidores do Mundo. Este grupo foi escolhido pela Hierarquia como seu principal canal de expressão. O verdadeiro amor grupal é de mais importância do que as relações pessoais, apesar de que essas aparecem quando a necessidade (anotem, eu afirmo,necessidade) aparece. Os discípulos aprendem a perceber a necessidade do amor grupal e a reformular seu caminho de conformidade com o bem do grupo, mas não é fácil para o indivíduo auto-centrado notar a diferença. Por meio desses discípulos que aprenderam a distinção entre mesquinhas preocupações pessoais mais seu interesse em si mesmos, e as necessidades e urgência do trabalho e amor grupais, a Hierarquia pode trabalhar e assim fazer surgir as necessárias mudanças mundiais, que são em primeiro lugar mudanças na consciência. (O Destino das Nações, pág. 19-21)

Há apenas um caminho verdadeiro, e há indicações que ele é o caminho para o qual milhões de pessoas estão se voltando. Unidade e corretas relações humanas – individual, comunitária, nacional e internacional – podem ser conseguidas pela ação conjunta de homens e mulheres de boa vontade em todos os países. (Problemas da Humanidade, pág. 218)

Início