Lei do Progresso Grupal

O nome “Lei do Progresso Grupal” é o modo como os seres humanos designam certo tipo particular de energia que está produzindo a coesão das unidades de um grupo, estruturando-as num só organismo vivo. Os reconhecimentos que daí resultam são os da afinidade grupal, do objetivo grupal e da meta do grupo. Em última análise, é o surgimento, na consciência subjetiva, do mesmo tipo de energia que produz esse aspecto de ação coesiva que se demonstra como unidade de tribo, nação ou raça. Neste caso, contudo, o fator determinante não é de conotação física, nem neste plano os grupos têm base. Fundamenta-se num idealismo de grupo que só pode ser conscientemente captado quando as unidades do grupo começarem a funcionar no plano mental, desenvolvendo a capacidade de “pensar a fundo nas coisas”, isto é, a registrar no cérebro o que a alma comunicou ao mental. Temos aqui uma definição do processo da meditação tal como deve ser aplicado por aqueles que, através do alinhamento, efetuaram já certo contato com a alma. Estes grupos funcionam inteiramente por meio de uma relação subjetiva, que produz uma integração e atividade subjetivas.

Quando chegarmos ao estado das implicações astrológicas em conjugação com estas leis, descobriremos que as energias dos signos do Zodíaco têm um efeito específico sobre a energia de um Ser, Cujo propósito se cumpre através da manifestação dessas leis, consideradas por nós como grandes e inevitáveis leis naturais e também como elos espirituais. Este efeito produz uma fusão de energias, a qual tanto equilibra quanto impulsiona.

Em dezembro de 1935 as energias de Capricórnio foram acrescidas pelo derramamento de forças provenientes de uma constelação ainda maior, que representa, para o nosso Zodíaco, o que o Zodíaco é para o nosso planeta. Outro aumento terá lugar novamente em 1942. Deve-se recordar que, sob certo ponto de vista, o ciclo de doze signos ou constelações constitui uma unidade especial que gira no seio do nosso universo de céus, da mesma maneira como nosso planeta gira no centro do nosso ciclo de influências. Por meio deste acréscimo – durante o ciclo zodiacal de Aquário que está entrando em atividade – os grupos na terra podem aproveitar a maré das influências de Capricórnio que se derramarão no seu raio de ação de sete em sete anos. O que acabou de ocorrer deu um tremendo impulso para o trabalho do Novo Grupo de Servidores do Mundo e provocou em todo o mundo ótima receptividade a esse impulso particular. Isto se manifestou em cada país e em cada grupo, com uma acentuada tendência para a boa vontade. Em 1942 haverá outro influxo planetário do qual todos nós estamos impelidos a nos beneficiar e para isso somos encorajados a nos preparar. A “semana de impacto grupal” produz-se a cada sete anos e tem sempre extraordinário significado o período entre 21 a 28 de dezembro e se isto ocorrer no período da lua cheia, a oportunidade será sempre de grande proveito. Essa semana devia ser considerada como “a semana do festival” do Novo Grupo de Servidores do Mundo. Para este fato chama-se a atenção de todos.

Os novos grupos começam a aparecer em todas as partes do mundo. Os do plano externo, com uma diversidade de nomes e de formas estabelecidos, não estão ligados com o grupo interno que sustenta ou “projeta” os novos grupos, exceto quando tenham uma relação definida, ainda que nebulosa. Isto será sempre possível quando haja três membros do Novo Grupo de Servidores do Mundo, e pode ser utilizado até certo ponto. Este vasto agrupamento espiritual de servidores está, no plano físico, ligado apenas muito debilmente. No plano astral o laço é mais forte e baseia-se no amor da humanidade; no plano mental ocorre o principal vínculo, sob o ponto de vista dos três mundos como um todo. Portanto, é evidente que certos desenvolvimentos devem produzir-se no indivíduo antes que ele possa ser conscientemente um membro ativo do Novo Grupo de Servidores do Mundo, que é o grupo principal na atualidade, trabalhando precisamente sob a Lei do progresso Grupal.

1 – O indivíduo deve ter despertado o centro cardíaco e exteriorizado o seu “comportamento” de tal forma que o coração se vincule rapidamente com os centros cardíacos de, pelo menos, oito pessoas. Então o grupo composto de nove aspirantes que despertaram esse centro pode ocultamente ser absorvido no centro cardíaco do Logos Planetário. Por intermédio do grupo, a Sua vida pode derramar, e os membros do grupo podem contribuir com a sua cota de energia para as influências da vida que circula através de todo o Seu corpo. A indicação dada acima só tem interesse para aqueles que já despertaram espiritualmente, tendo pouco ou nenhum significado para os que estão adormecidos.

2 – O centro da cabeça (coronário) deve também estar em vias de despertar, e a capacidade para “manter a mente firme na luz” deve estar parcialmente desenvolvida.

3 – Certas formas de atividade criativa devem igualmente existir e o servidor deve manifestar uma atividade qualquer no plano humanitário, artístico, literário, filosófico ou científico.

Tudo isto implica o alinhamento e a integração da personalidade e essa simpatia atrativa e magnética que de um modo ou de outro distingue todos os discípulos. Assim, sob o ponto de vista esotérico, encontram-se no indivíduo certos grandes triângulos de energia e, conseqüentemente, em crescente grau na humanidade. Então, também as “forças da vida criativa” circularão a partir do “ponto da cabeça” (centro coronário) ao longo da “linha que vai ao coração” e em seguida ao centro laríngeo, formando um “triângulo de luz ardente” Tal é o Caminho do Progresso do Grupo e quando isto se consumar então a Lei do Progresso Grupal começará definitivamente a funcionar e a controlar. (Psicologia Esotérica Vol. II, pág. 195-8)

Início