O Novo Grupo de Servidores do Mundo - Grupo Precursor do Cristo
Christine Morgan

Para muitos de nós, o próprio nome 'o novo grupo de servidores do mundo' se tornou tão familiar que temos que ser cuidadosos para não subestimar o papel vital que ele desempenha na preparação do caminho para o reaparecimento de Cristo. Este grupo tem seus "conhecedores" - aqueles discípulos e iniciados cuja comunicação abrange toda a divisão de consciência entre a Hierarquia espiritual e a humanidade, mas também incorpora todos aqueles que inconscientemente interpretam e implementam o Plano por meio de um amor e preocupação expansivos pela humanidade. Todos são caracterizados por um senso de responsabilidade que os impele a uma ação abnegada. No nível da intenção espiritual, o grupo é de um só fôlego, mas esse fôlego é exalado de uma miríade de maneiras diferentes e através de muitos campos de atividade, dando origem à conhecida frase "unidade na diversidade". O grupo é único na história mundial e sua visão capta as ideias novas e emergentes que buscam restaurar o mistério e a beleza da vida, livre de dogmas, crenças e estruturas autoritárias. Aqueles de nós que são motivados a trabalhar subjetivamente dentro dela estão cientes de seu crescente poder espiritual e da empolgação de fazer parte de um movimento por Cristo.

Como estamos prestes a participar do Festival Wesak realizado no signo de Touro, é significativo que o Novo Grupo de Servidores do Mundo esteja governado pelas qualidades deste signo. O grupo forma o olho simbólico da humanidade, sensível à luz da iluminação que flui de Touro e projetando-a ao longo do caminho evolutivo que a humanidade está trilhando provisoriamente, destacando obstáculos ao progresso e indicando caminhos para superá-los. O grupo também atua como um malabarista espiritual, habilmente se adaptando e experimentando métodos inovadores de trazer ordem ao caos, de arbitrar entre diferentes pontos de vista, a fim de preencher lacunas e curar feridas. Como um grupo que transmite energia espiritual da Hierarquia, seu Amor está se movendo energicamente para um mundo carente e exibindo habilidade em ação para trazer a compreensão dos problemas que a humanidade enfrenta neste momento.

Preparar a humanidade desta forma é essencial antes que ocorra a fase final do reaparecimento do Cristo em manifestação física, pois podemos esperar que Seu surgimento "à luz do dia" evoque um ponto incrível de crise na consciência humana. Desta vez, quando Ele aparecer, Ele trará os fogos do Amor, demonstrando o aspecto Vontade da Divindade, a força de Shamballa. Esta ligação do propósito planetário com a inteligência e criatividade humanas deve ser prevista e apreendida pelo novo grupo de servidores do mundo, mesmo que apenas de uma forma rudimentar, de modo que o trabalho que Ele está vindo para fazer seja sentido e reconhecido pela maioria das pessoas pensantes. Como posto avançado da consciência do Cristo na Terra, o grupo está desenvolvendo em certa medida um vínculo intuitivo com o propósito subjacente que impulsiona a evolução, o que vagamente chamamos de Vontade de Deus. Está começando a transmitir algo da semente magnética do futuro - a Vontade para o Bem.

É útil considerar o lugar deste grupo, portanto, como o ponto intermediário entre a humanidade e o grande Ashram do Cristo. Como um grupo, está em contato em algum grau com o plano búdico que energiza o poder do coração, fazendo com que ele irradie amor incondicional, e também alimenta a intuição com aquelas ideias que têm a energia condicionante para sintonizar a mente da humanidade ao ritmo da nova era. O plano búdico foi descrito como o plano de ejeção transicional - um ponto a partir do qual energias novas e reunidas são "liberadas no mundo das formas externas". Este processo foi acelerado desde que a Hierarquia mudou sua localização em 1925 do plano mental superior para os níveis búdicos. O plano búdico é o éter cósmico inferior e, portanto, tem uma relação direta e desimpedida com os éteres de nosso plano físico. Os níveis etéricos de nosso planeta estão, consequentemente, sendo energizados como nunca antes, e é uma das causas de muitas novas descobertas científicas neste momento no campo da física. Mais importante ainda, a mente concreta simplesmente não consegue lidar com as implicações dessas descobertas e, portanto, a mente abstrata está sendo ativada na vanguarda da ciência para lidar com o estranho mundo da realidade quântica. Parece que a investigação deste mundo pela mente humana afeta o comportamento da substância nele, fornecendo evidências para as grandes verdades esotéricas de que a consciência afeta a matéria e a energia segue o pensamento.

Parte do problema para os físicos ao lidar com o mundo peculiar da realidade quântica é que o mundo subjetivo subjacente ao físico está sendo constantemente refeito e recriado pela interação de energias vertentes e forças efusivas. Esta é a esperança da glória futura, no entanto, e fato básico na natureza que permitiu ao Cristo pronunciar "eis que faço novas todas as coisas". Aqui está a grande oportunidade para o novo grupo, à medida que aprende a trabalhar com as energias e os ciclos do tempo, estabelecendo assim novas expressões do Plano na terra e dando início à era de Aquário. É neste mundo de energias em constante mudança, no qual o grupo está aprendendo a polarizar sua consciência. Por ser um campo de energia potencial aguardando exploração e direção, é também a causa interna de grande parte da incerteza nos planos externos. O mundo sólido e familiar de formas que conhecemos e experimentamos está sujeito a uma pressão constante para mudar e reformar, refletindo o campo dinâmico em que reside nossa consciência. "Como um homem pensa, assim ele é" diz o grande ditado e, portanto, por extensão, 'Como a humanidade pensa, assim é a humanidade' - cujas ramificações são estupendas. Podemos nos perguntar se estamos testemunhando a fase de transição da ciência para a magia à medida que as implicações do efeito da consciência sobre a substância lentamente permeiam o pensamento científico.

Em níveis mais mundanos, devido ao estado do meio ambiente, as guerras, a pobreza, o crime e a promiscuidade em massa, vemos que muito tem que ser feito na mente coletiva da humanidade para elevá-la à nova dispensação espiritual. Por causa da incerteza de como a humanidade irá reagir e empregar novas e poderosas energias durante este período de transição, por algum tempo o novo grupo em seu trabalho de preparar o caminho para o reaparecimento do Cristo deve agir como um equilibrador de forças. A energia espiritual pode ser mal utilizada e superestimulante, se não for mantida e distribuída com sabedoria e inteligência. Portanto, o grupo mantém uma posição de equilíbrio entre os centros planetários, Hierarquia e Humanidade, fazendo compromissos práticos entre o Plano emergente, a necessidade percebida e o nível de conhecimento e compreensão demonstrado pela humanidade. É um intérprete vital de eventos e condições, portanto, bem como um catalisador para mudanças.

Parece haver um teste geral da prontidão da humanidade para a responsabilidade como mordomo dos reinos subumanos nesta época, que é o grande destino do quarto reino da natureza. Temos manipulado a forma nos reinos animal, vegetal e mineral há algum tempo, mas agora vemos tentativas de exploração no reino humano no campo da genética. É a manipulação da forma de um tipo inferior do ângulo esotérico, pois é o aspecto da substância que está sendo trabalhado, mas esta é apenas uma fase de transição para o tempo em que a humanidade trabalhará com a vida positiva interior da forma através do conhecimento das palavras de poder, em vez dos símbolos escritos da ciência atual. Eventualmente, nosso trabalho com a vida interior positiva dos reinos subumanos ajudará na evolução da vida em todas as suas manifestações no Planeta, de acordo com o Plano.

Vemos da tênue linha divisória em muitos assuntos controversos, como engenharia genética, que uma das tarefas do Novo Grupo de Servidores do Mundo é equilibrar o rápido crescimento da humanidade em conhecimento e inteligência, enfatizando o Amor - aquela energia grupal que coloca a necessidade antes da ganância, e que fomenta a consciência e a sabedoria sobre a identificação com a matéria. O Tibetano nos diz que estamos hoje em processo de reinterpretar "a estrutura doutrinária subjacente à relação entre conhecimento e sabedoria", e isso tem um significado particular para nós como parte do coração esotérico do Novo Grupo de Servidores do Mundo. À medida que irradiamos continuamente a energia do Amor-Sabedoria, o segundo aspecto da Divindade, um dos efeitos é a desintegração dos antigos conceitos baseados no conhecimento. Doutrinas cristalizadas estão se desfazendo e sendo substituídas por uma apreensão mais profunda da realidade do aspecto Vida, de uma energia descrita pelo Cristo como "vida mais abundante". Isso está causando muita convulsão nas religiões de hoje, mas também aproximando e sintetizando o que de melhor cada uma tem a oferecer. Este aprofundamento da filosofia de vida também está surgindo do nível terrível de dor e sofrimento no mundo. A humanidade está procurando mais profundamente em sua alma por respostas e descobrindo a divindade interior.

Este processo é fortalecido quando aqueles que trabalham no coração do Novo Grupo de Servidores do Mundo aprendem a usar a vontade espiritual em seu aspecto sintetizador. Potências liberadas ou 'movendo-se energeticamente' de Shamballa são "a substância viva, substituível, e que é disponibilizada para ponto de luz progressivo". (1) Em outras palavras, conforme a visão do grupo começa a se estender além dos limites atuais de consciência a uma identificação com o aspecto Vida da Divindade, ela exerce uma energia que funde elementos díspares em todos, vendo tudo o que existe como manifestações da Vida Única - como unidades de energia dentro de um grande todo cósmico. É uma visão impessoal que libera a humanidade da absorção excessiva no mundo material e, em vez disso, projeta uma visão de criatividade espiritual em um futuro glorioso de luz. É também uma visão da simplicidade da vida espiritual tão necessária no complexo mundo de hoje. O grande desafio do grupo esotérico no novo milênio é manejar o aspecto vital da energia de Shamballa que simplifica e sintetiza, construindo assim o novo mundo com intenção consciente. O Tibetano expressou isso de maneira bela quando disse que homens e mulheres de boa vontade em todos os lugares sob a influência do Novo Grupo de Servidores do Mundo "se organizarão em batalhões da Vida".

Já subjacente aos diversos campos de trabalho e especialização, uma 'unidade' subjetiva existe dentro do Novo Grupo de Servidores do Mundo que está esotericamente soando uma nota de inclusão para uma humanidade cada vez mais sensível e desperta. Segundo o Tibetano, o desenvolvimento de uma opinião pública esclarecida, que certamente assistimos hoje, é, "falando esotericamente, a resposta certa ao som que transmite a vontade de Deus aos ouvidos dos atentos". O Novo Grupo de Servidores do Mundo deve transmitir esse som, e o método de aprender como fazê-lo é naturalmente através do ouvido interno e daquela atenção cuidadosa que vem de uma atitude interior de escuta constante.

A palavra sagrada, o OM, encarna para a humanidade o princípio da ressurreição, liberando a vida espiritual do túmulo da matéria. Por meio do uso correto da Palavra, o grupo, por meio do serviço mundial e da escuta, ouvirá aquele som que sinalizará a vinda de Cristo - preparação para a qual é seu propósito central. Passar algum tempo em silenciosa reflexão e contemplação, ouvindo o som do retorno de Cristo, é um exercício inspirador. É um som que está se movendo em nossos corações neste exato momento. Tudo o que precisamos fazer é despertar e cada vez mais nos sensibilizar para sua nota de alegria que permeia. O som esotérico de Sua abordagem pode ser comparado à expectativa silenciosa e tensão espiritual que permeia um rito espiritual após o soar de algum sino mágico. É um apelo ao qual todos nós, como pessoas de boa vontade, podemos e devemos responder.

Palestra proferida na Conferência da Escola Arcana em Nova York em 1998 sobre o Novo Grupo de Servidores do Mundo.

_________

1 – Discipulado na Nora Era, p. 404

Início