O Novo Grupo de Servidores do Mundo - Quem São Eles?

Fora da confusão de idéias, crenças e sistemas no mundo – política, econômica, social e religiosa – dois padrões emergentes podem ser reconhecidos. Primeiro, aquelas pessoas que, aderindo aos métodos reacionários de encontrar e expressar a verdade, preferem obedecer a autoridade da pureza do pensamento e a auto-imposição da guia de suas próprias almas.

Segundo, aqueles que, embora afirmem as verdades essenciais por meio das quais a humanidade tem evoluído, são sensíveis à impressão da alma e reconhecem que as respostas à necessidade humana e ao desenvolvimento espiritual são os fatores determinantes que conduzirão a humanidade à nova era de paz e abundância. Esses são o Novo Grupo de Servidores do Mundo cuja expressão externa são os homens e as mulheres de boa vontade. Eles não pertencem a nenhuma raça, cor ou credo e entendem que a separatividade, e métodos competitivos causam conflitos e impedem o estabelecimento de corretas relações humanas.

O Novo Grupo de Servidores do Mundo não é uma organização. Não tem escritório central, nem presidente, nem funcionários ou membros. Tem apenas servidores da humanidade em todos os países, ocupados na tarefa de descobrir e ajudar todos os homens e mulheres de boa vontade.

Cada homem e mulher, em todos os países, que trabalha para aproximar as pessoas, para evocar o sentimento de fraternidade, fomentar o sentido de inter-relação e interdependência mútua, e que não vê barreiras raciais, nacionais ou religiosas, é membro do Novo Grupo de Servidores do Mundo, mesmo que nunca tenha ouvido nada sobre ele.

Os membros do Novo Grupo de Servidores do Mundo são procedentes de todos os campos da atividade humana. Eles são encontrados entre os artesões, os operários, no lar e nas frentes de trabalho. Há cientistas que, mesmo repudiando violentamente o que não foi comprovado, estão dando tudo que têm de habilidade e de conhecimento científico a serviço da humanidade - cada um no seu específico campo científico. Há homens de finanças que respeitam o dinheiro como uma responsabilidade para ser sabiamente distribuída a serviço dos outros; há educadores preocupados com sábias formulações do conhecimento e com um enciclopédico entendimento de resguardo da Sabedoria das idades, com as quais buscam prover a geração mais jovem a viver bela, construtiva e criativamente; há os sacerdotes e líderes religiosos. Em todos eles encontra-se o espírito de luz e eles amam inteligentemente as outras pessoas.

Esses servidores do mundo são os homens e as mulheres que têm uma visão internacional, que em nada interfere com a sua boa cidadania no país que reivindica a sua fidelidade, e que de forma alguma milita contra a sua participação ativa na fé religiosa, que pode recorrer a eles e reivindicar o seu serviço. Eles são encontrados trabalhando hoje em todos os países do mundo e em muitas organizações - religiosas, políticas, científicas e raciais. Acima de tudo, eles se distinguem pela sua capacidade de trabalhar ao longo de linhas construtivas.

Estes trabalhadores enfatizam os pontos de convergência e não os pontos de diferença. Eles não fomentam divisões sectárias e trabalham para acabar com os ódios raciais e as muitas distinções de classe. Eles chamam a atenção para o bom e verdadeiro e enunciam os princípios de compreensão fraterna, a boa vontade mútua e a paternidade de Deus, na qual toda a verdadeira fraternidade deve ser baseada. Eles representam uma atitude mental.

Quando ativos no campo da política internacional, não esquecem que cada nação pode ter algo de valor para contribuir para a família das nações; a ideia que rege as suas atividades é, portanto, serviço mundial. Quando ativos no campo religioso, reconciliam as diferenças e reconhecem a universalidade da verdade. Eles não atacam nenhuma pessoa, classe ou sistema, e sob nenhuma circunstância condenam ou criticam qualquer raça ou nação. Assim, buscam a fundação do entendimento internacional, que trará um mundo de paz e apontam para que o relacionamento espiritual com Deus e de uns com os outros, acabarão com as nossas diferenças religiosas.

O Novo Grupo de Servidores do Mundo não é, no entanto, um grupo de místicos sem sentido prático. Eles sabem exatamente o que procuram fazer; estão descobrindo e reunindo os homens e mulheres de boa vontade em todo o mundo. Sua demanda unida é que essas pessoas de boa vontade se mantenham unidas em completo entendimento e, portanto, constituam um corpo crescente cujo interesse é demonstrado em nome da humanidade e não principalmente em nome de seus próprios ambientes imediatos. O interesse maior, no entanto, não impedirá que sejam bons cidadãos do país onde o destino os colocou. Conformar-se-ão e aceitarão a situação em que se encontram, mas (nessa situação e sob as regras governamentais e religiosas) trabalharão pela boa vontade para a eliminação de barreiras e para a paz mundial. Evitarão qualquer ataque a regimes existentes e a personalidades; cumprirão as leis do país em que vivem, cultivarão o espírito de cooperação, utilizando todas as oportunidades para enfatizar a fraternidade das nações, a unidade da fé, e interdependência econômica.

Estas são as largas generalidades que regem a conduta das pessoas de boa vontade que colaboram no e com o trabalho que está sendo feito pelo Novo Grupo de Servidores do Mundo. Podem ser consideradas como a personificação do reino emergente de Deus na Terra, mas deve-se lembrar de que esse reino não é um reino Cristão ou um governo terreno. É um agrupamento de todos aqueles que - pertencentes a qualquer das religiões do mundo e a qualquer nação, raça e tipo de partido político - estão livres do espírito de ódio e de separatividade, e que buscam ver as justas condições estabelecidas na Terra por meio da boa vontade mútua entre todas as pessoas em qualquer lugar do mundo.

Início