O Caminho Real

Caminho de Peregrinação de Ouro Preto a Diamantina
"A vida ou é uma audaciosa aventura, ou é nada." (Helen Keller)

Uma rota de magia, mistérios e de exuberante beleza natural no desenrolar do processo histórico de desbravamento e construção da cultura de parte da nossa história.


Córregos

Córregos é um pequeno distrito, distante 28 Km de Conceição do Mato Dentro. Surgida no auge do período minerador, Córregos se destaca pela vida pacata e tranquila de seus poucos moradores. Conta a lenda que houve no local a aparição de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, razão pela qual foi erguida em 1722 uma capela com mesmo nome. A outra capela no local tem o nome de Nossa Senhora dos Passos, situada no alto de um outeiro tem uma vista imponente, a seu lado se situa o cemitério local. Outra construção de destaque é o Solar do Bispado, erguido no século XVIII onde hoje funciona a Casa Paroquial.

O distrito conta com cultivo de abelhas, produzindo um saboroso mel e com uma fábrica de polpa de frutas chamada Vinocor, cujo significado vem do lema: “Vida Nova Para Córregos”, projeto coordenado por Dom José Maria Pires, cujo objetivo principal é levar trabalho e renda aos jovens de Córregos, por meio da comercialização de polpa de frutas cultivadas no distrito, com destaque para o maracujá, abacaxi e acerola. Parte da produção da Vinocor é comercializada no local e o restante levado para a Belo Horizonte, onde já conta com uma freguesia certa. Córregos deu à Igreja 22 padres e um bispo, que é agora seu pároco. Trata-se de Dom José Maria Pires. Dom José Maria, hoje arcebispo emérito, é também o responsável pela Paróquia do distrito de Santo Antônio do Norte, conhecido pelo nome de Tapera. Este distrito fica a 12 Km de Córregos e sua origem remonta ao século XVIII. Nesta localidade, trabalha auxiliando a Dom José Maria, o padre Manoel Godoy. Em Tapera também é possível a visita a um alambique bem artesanal, à casas de farinha, com monjolo do século XVIII. (Fonte: Casa Paroquial)

Início