O Caminho Real

Caminho de Peregrinação de Ouro Preto a Diamantina
"A vida ou é uma audaciosa aventura, ou é nada." (Helen Keller)

Uma rota de magia, mistérios e de exuberante beleza natural no desenrolar do processo histórico de desbravamento e construção da cultura de parte da nossa história.


Parque Estadual do Biribiri

O Parque Estadual do Biribiri, criado através do Decreto Nº 39.909, em 22 de setembro de 1998, situa-se a 15 Km da sede de Diamantina, no complexo da Serra do Espinhaço. Com uma área de 20.000 hectares, abriga, além de inúmeras belezas naturais que envolvem a cidade, importantes registros da história da indústria têxtil mineira. Foi nessa área que funcionou a fábrica de tecidos, criada pelo Bispo D. João Antônio dos Santos, em 1876, uma das primeiras comunidades fabris do Estado.

Em volta da fábrica, a igreja e as casas formam um conjunto arquitetônico construído no final do século XIX e que documenta, administrativamente, uma das fases do desenvolvimento de Minas Gerais. Todo este patrimônio histórico encontra-se em fase de tombamento pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico - IEPHA.

Os que passam por Biribiri se encantam não somente por seu casario, mas principalmente pelas paisagens de beleza cênica, com sues rios de leitos de pedras, formando cachoeiras e atravessando campos. A área abriga várias nascentes e cursos d'água: o rio Biribiri, que moveu as turbinas da hidrelétrica geradora da força motriz da fábrica de tecidos; o rio Pinheiros e muitos outros córregos, sendo os mais famosos: o Sentinela e Cristais.

Os descendentes dos proprietários da fábrica contam histórias sobre os suntuosos degraus da Cachoeira dos Cristais, cujas rochas teriam sido cortadas com talhadeiras pelos proprietários da época, à procura de diamantes.

A cobertura vegetal nativa é composta por cerrado, campos rupestres e matas de galeria. Integrada à diversidade florística e à grande disponibilidade de água, podem ser encontradas diversas espécies da fauna, muitas delas ameaçadas de extinção, como por exemplo o lobo-guará e a onça-parda ou suçuarana.(Fonte: IEFMG)

Início