Amor e Razão
Outubro de 2014

"Do ângulo das ciências esotéricas, o amor e a razão são termos sinônimos, e proporia que vocês refletissem porque deve ser assim", (O Tibetano).

No mês passado, abordamos brevemente o significado de "razão inclusiva", a capacidade de usar a mente de tal forma que revele "a beleza e o propósito de cada aspecto da estrutura interna da totalidade divina. Poder capturar detalhes minuciosos pode parecer um feito difícil da capacidade intelectual, mas, na realidade, o intelecto não está envolvido neste processo. Em vez disso, a mente transcende o tempo e o espaço para ser impressionada, o que poderia ser descrito como um flash estendido de "compreensão sintética". Para entender melhor isso, podemos dar uma olhada no significado da palavra "razão".

A palavra "razão" evoluiu da palavra latina ratio (ac. rationem). Portanto, raciocinar é a capacidade de discernir a proporção divina entre as coisas tal como estão atualmente nos três mundos inferiores e como serão mostradas quando o todo manifestado refletir perfeitamente o Plano Divino. A razão inclusiva pode ser considerada como a sobreposição de um holograma do futuro no presente, estimulando, assim, a relação entre os dois. Esta estimulação ocorre através do amor - a grande força construtiva do sistema solar, através da qual a geometria espiritual manifesta o Plano Divino.

Então, a razão inclusiva é o poder de geometrizar espiritualmente com amor. Isto implica penetrar, através da forma externa do que se contata, na essência interior da vida que está tentando se expressar em consonância com o Plano Divino. Compreender aqui a essência da luz e da voltagem da vida central que está por trás da forma, permite ao ocultista amplificar as linhas de força que estão sendo desenvolvidas na proporção correta com seu arquétipo, e, assim, acelerar o crescimento da vida evolutiva, sem afetar o seu livre arbítrio. Basicamente, nisto consiste o trabalho elétrico.

Quando reaparecer, o Cristo demonstrará este aspecto elétrico e dinâmico do amor como sendo a quinta-essência do plano búdico - o reino onde a energia do Amor, que qualifica o nosso sistema solar, é adaptado pela Hierarquia espiritual, a fim de torná-lo apto para a humanidade em evolução. Esta adaptação é baseada na proporção divina operando atualmente e revela por que o amor e a razão são, como insinuado pelo Tibetano, termos sinônimos. Estas são expressões da energia do grande Senhor do Segundo Raio, que foi chamado, entre outros nomes, como o "Mestre Construtor" e o "Grande Geômetra". Trabalhar com a energia do seu raio implica necessariamente possuir conhecimento detalhado do mesmo, como seria também no caso de qualquer grande projeto de construção; na verdade, o segundo raio também tem sido chamado de Raio de Conhecimento detalhado, mas, como vimos, é de uma ordem diferente do que está associado com o intelecto.

O tema do próximo seminário de Boa Vontade Mundial, Rumo a Uma Era de Luz, se baseia no conceito do amor como uma energia edificante que gera luz e tem o potencial para construir um futuro de acordo com a geometria divina. Na ocasião, examinaremos como as energias do amor e da luz podem criar uma ponte sobre a brecha entre a sociedade mundial atual e uma sociedade baseada nas corretas relações humanas e no compartilhamento.

Com isto em mente, desejamos poder nos vincular como um grupo de discípulos comprometidos com a restauração da luz e do amor na Terra, e esperamos que muitos de vocês possam comparecer pessoalmente para ajudar a ancorar o trabalho em um dos três centros planetários.

Em iluminada visão grupal.

Início