A Borboleta Áurea
Dezembro 2014

Consideramos, na Carta anterior, os rápidos avanços que ocorrem na tecnologia da luz como um símbolo da luz da alma que está constantemente aumentando de intensidade na consciência humana. Como a energia segue o pensamento, quanto mais preparado e informado for o pensamento da humanidade, tanto mais bela e refinada será a iluminação do plano físico. É claro que ainda há um longo caminho a percorrer; e a seguinte observação feita pelo Tibetano há mais de sessenta anos atrás, ainda tem relevância hoje. Ele escreveu: "... as tendências do desejo e do pensamento humano, não são atualmente da ordem mais elevada, e... o vasto conjunto de insetos que agora atormentam o nosso planeta e causam crescente preocupação ao cientista, ao agricultor e a todos que lidam com o bem-estar do animal humano, são o resultado direto da precipitação do pensamento."

Esta afirmação notável revela o quão perto é a relação entre a consciência humana e a natureza. Os reinos subumanos da natureza também estão à procura de mais luz, e a qualidade do pensamento humano ou os ajuda em seu propósito ou os dificulta. Para entender como a espiritualização do pensamento humano pode acabar com a praga de insetos e trazer beleza e harmonia para o ecossistema do planeta, podemos pensar no esplendor iridescente das asas de uma borboleta. Segundo Rudolph Steiner, a substância do fio, com o qual a lagarta tece um casulo, uma substância que ocorre em seu próprio corpo, se funde com os padrões de força espiritual inerentes aos raios solares. Dentro dessa luz espiritual aprisionada na crisálida, uma nova criatura que voa como um ser solar se forma.

O objetivo das forças espirituais aprisionadas na luz está sempre produzindo cor, e isso é visto em toda a sua glória nas asas da borboleta. É uma forma de correspondência inferior a alma colorir o seu próprio corpo de expressão no plano mental. Neste caso, a luz do sol espiritual funde-se com a substância purificada da vida mental do discípulo. Este processo só pode ocorrer porque o ser humano é individualizado e tem um aspecto do ego - o que chamamos de o 'eu' - que reside dentro de sua consciência do plano físico, e é o que realiza o processo de pensar. Os habitantes dos reinos inferiores da natureza não tem ego individualizado e não podem pensar desta maneira. Portanto, a alma grupal de cada espécie de seres subumanos trabalha externamente em toda forma de vida, em cooperação com a luz solar, colorindo e embelezando a natureza da forma; e isto, por sua vez, estimula e refina em seu interior o ponto de crescente consciência.

Na medida em que o discípulo purifica a consciência do "eu", vai se tornando em algo como um sol espiritual que irradia sua luz nos reinos inferiores da natureza. Em combinação com a luz solar natural, isto acelera a evolução das almas grupais de todas as miríades de espécies da fauna e flora que estão trabalhando no aperfeiçoamento da natureza de sua forma. E assim, por meio da transmutação do pensamento da humanidade, a transição desta vida de "a natureza tem seus dentes e unhas manchados de vermelho" para um estado mais harmonioso de consciência - as asas da borboleta são um símbolo deste processo.

À medida que trabalhamos para atingir esse objetivo, ou seja, saber que a consciência humana ilumina, embeleza e harmoniza o mundo natural, ou, pelo contrário, o escurece, estraga e aumenta o conflito no seu interior, serve como tema de reflexão para cada esoterista. Este é o significado mais profundo, oculto, nas palavras do Tibetano que foram citadas na carta anterior que significa: "... o trabalho mágico, e os próximos dois mil e quinhentos anos trarão tanta mudança que tornarão possível a realização de muitos dos chamados "milagres" que até mesmo a aparência exterior do mundo será profundamente alterada... "

A borboleta radiante e delicada, que vibra no ar, é um símbolo do que será o mundo quando a humanidade atingir um estado de mente iluminada e, consequentemente, transformar a natureza. Assim como a lagarta tece um casulo do qual emerge a borboleta e alça o voo, assim também o discípulo tece na luz, colorindo seu corpo egoico e construindo a ponte do arco-íris no plano mental, rumo ao âmbito do reino do plano búdico. Por este motivo, meditar sobre a borboleta estimula o aspecto mental, de modo que o Tibetano deu a um de seus discípulos a seguinte "frase mágica" para desenvolver o seu corpo mental:

"Como uma borboleta áurea voando diante do sol, encontro-me pousado na pétala do lótus da terra. Flutuo no ar, permaneço por alguns momentos e então alço voo - na via dourada que leva em direção ao sol."

Na luz da consciência grupal...

Início