O Intermediário Divino
Janeiro 2015

No mês passado, consideramos a estreita relação que existe entre a consciência humana e a natureza. Todo pensamento ou sentimento é uma força que tem consequências para os reinos superiores e inferiores da natureza, porque o homem é o intermediário divino entre estes dois reinos. Um dia a humanidade assumirá conscientemente esse papel e compreenderá que todos os processos cósmicos estão representados na estrutura, funções e características de um ser humano.

Esta é a grande verdade por trás do mandato délfico: "Homem, conhece-te a ti mesmo, porque em ti se encontra tudo o que há para ser conhecido... Na vida, no sistema nervoso e na massa corporal encontramos o reflexo e o símbolo do todo maior; e se os estudarmos com cuidado e compreendermos suas funções e relações grupais, podemos vir a compreender algumas das leis e princípios que regem as atividades do "Deus que existe na natureza."

Por trás de todos os órgãos, tecidos e células do corpo humano encontram-se os centros de energia que se conectam com os seus homólogos superiores no corpo do "Homem Celestial", que Ele usa em Seu próprio plano elevado de existência. As influências cósmicas que fluem através destes centros logoicos se introduzem lentamente no veículo humano para manter o seu conjunto de células correspondentes, operando como um todo integrado, e, assim, incentivar a evolução. Mas há mais, estes centros de energia humana estão se tornando subestações que permitem ao homem inteligente transmitir forças e colaborar com a mesma linha de atividades do "Deus que existe na natureza."

Esta evolução está sendo estimulada pelo novo grupo de servidores do mundo que trabalha sob a influência dos impactos de energias que ocorrem em ciclos de três anos. Estes ciclos são qualificados por: {Estes ciclos são qualificados por:} a) crise e consolidação. b) tensão e expansão, c) emergência e impacto na consciência pública. A nota chave atual, Que o Caminho de Reconhecimentos conduza à Revelação Grupal, reflete a fase de crise e consolidação neste ciclo de energias; e é notório o fogo espiritual que está circulando através do grupo. Os períodos constantes e sequenciais de crise e consolidação ajudam a superar obstáculos ao progresso espiritual, ajudam a concentrar a vontade individual do estudante sincero que se esforça por um alinhamento cada vez mais forte com a vontade superior e coletiva do grupo.

À medida que o grupo avança para o ano novo espiritual, que começa na lua cheia de Áries, surge a oportunidade de sair do fogo desta "terra ardente" espiritualmente fortalecido e pronto para reorientar a vontade grupal em direção a uma volta mais alta da espiral por meio de um novo ciclo de tensão e expansão. Os fogos da crise e da experiência da terra ardente poderiam ser comparados com a respiração celular, que converte a matéria em energia para os diversos processos da vida. Mas agora uma nova tensão deve ser gerada para direcionar essas energias para o benefício da totalidade. Cada vez mais é reconhecido o papel vital que desempenha a tensão celular na regulação do comportamento e função da célula humana, mantendo, assim, o correto fluxo de energia em todo o organismo e promovendo seu crescimento e desenvolvimento. Um grupo esotérico pode desempenhar um papel similar, funcionando como uma célula viva no corpo do "Homem Celeste".

Com isto em mente, a nota chave escolhida para a Conferência deste ano é:

Que o grupo siga adiante - para fora do fogo, para dentro do frio e em direção a uma nova tensão.

Há muito que refletir nesta nota chave; ela foi retirada de uma das regras para a iniciação grupal. {regras para a iniciação grupal.} É uma instrução altamente motivadora e desafiadora, mas, também uma instrução em que podemos meditar para obter uma maior compreensão do papel que um grupo esotérico e, em última análise, toda a humanidade devem desempenhar na ciência da redenção planetária. Estamos em um período em que tudo parece uma terra ardente, onde a crescente degradação da biosfera do planeta simboliza o uso irresponsável que a humanidade faz dos recursos naturais, por causa da ganância e do egoísmo. Neste momento em que todas as pessoas estão despertando em si mesmas a necessidade de gerir o meio ambiente planetário com total responsabilidade, podemos refletir de maneira útil sobre o mandato "Homem, conhece-te a ti mesmo", como recomendado pelo Tibetano, para nos converter em agentes facilitadores das leis e princípios que regem as atividades do "Deus que existe na natureza." Em preparação para o trabalho das conferências deste ano, ao longo dos próximos meses, vamos considerar esta nota chave de diferentes perspectivas.

Início