A Natureza Purificadora do Fogo
Fevereiro 2015

Como mencionado na carta de janeiro, a nota chave com a qual vamos trabalhar nas Conferências deste ano é: Que o grupo siga adiante - para fora do fogo, para dentro do frio e em direção a uma nova tensão. O tema do "Fogo" é um dos temas principais da Sabedoria Eterna. O Tibetano diz que "Os Filhos da Mente, os autoconscientes Filhos de Deus, são acima de tudo, os Filhos do Fogo, pois nosso ‘Deus é um Fogo consumidor’. Há neles aquela peculiar qualidade que pode queimar e destruir os empecilhos à sua essencialmente divina expressão. Devem ter em mente a natureza purificadora do fogo".

Este fogo purificador de Deus, com foco no centro planetário, Shamballa, tem impactado diretamente por três vezes no mundo nesta raça raiz. O resultado do primeiro impacto foi a experiência de duas guerras mundiais que arrasaram tudo até o chão; no entanto, os impactos dos anos de 1975 e 2000 foram previstos para serem menos traumáticos. Não obstante, em vista dos acontecimentos atuais do mundo, é evidente que muita escória psicológica ainda está obstruindo a expressão divina e que esse fogo purificador continua o seu trabalho necessário de destruição. Crises se sucedem, uma após outra, com os mesmos pontos de resistência que igualmente vão sendo desarraigados e destruídos; cada uma produzindo um período de tensão em que a humanidade discute como reconstruir tudo sobre bases mais adequadas.

Consequentemente, o treinamento do discipulado deve considerar como suportar a pressão do grande fluxo de energia que caracteriza esses momentos transcendentes. Isso coloca uma pressão adicional sobre os centros de força do discípulo moderno que, em sua meditação diária está também evocando o fogo depurador e purificador do Eu superior. Então, como podemos compensar os sintomas de estresse e fadiga, de emoção e agitação, que são uma característica tão marcante da vida moderna diária?

Uma chave para isso está em "o segredo da regulação", que consiste em não resistir ao fluxo circulatório divino, permitindo assim que as forças entrantes circulem livremente. Isso evita o atrito gerado quando as portas de entrada e saída dos veículos da personalidade estão obstruídas, causando os consequentes problemas de superestimulação e congestionamento. Note-se que tais estados também podem ser produzidos pela sutil miragem espiritual de egocentrismo, decorrentes de um exame de revisão contínua da personalidade. No entanto, a prática regular da recapitulação noturna ajuda muito a evitar este problema; nela é atribuído um tempo e espaço limitado para considerar, de forma científica e desapegada, a maneira como se dispôs com a força durante o dia.

Este dia começa com a meditação da manhã e a comunhão com o Eu superior por meio do ponto de tensão que se forma no nível mental mais elevado. Na verdade, esta é uma porta de entrada para o fogo espiritual do Eu superior, preenchido com as qualidades e poderes que buscam manter o ritmo com o Plano Divino. A capacidade de fazer isso está em manter e regular esse ponto de tensão espiritual durante todo o dia, permitindo a estes poderes circular livremente em toda a aura. Desta maneira, regula-se o fluxo com o propósito que as forças especificamente exigidas no serviço do momento sejam absorvidas e utilizadas, enquanto que o resto delas sai automaticamente da aura para atuar como agente de cura em seu caminho de volta para a reserva geral de forças universais da natureza.

Por esta razão, recomenda-se a refletir profundamente sobre "o segredo da regulação", sem esquecer que, neste processo, a Grande Invocação é um agente de distribuição altamente eficaz. Ela não é apenas útil no final de meditação, mas também pode ser utilizada na maioria dos momentos do dia, para ajudar a manter circulando as energias espirituais. Assim, o discípulo evitará os problemas de superestimulação e congestionamento e experimentará por si mesmo o que significa ser "um fio de energia amorosa na corrente do Amor divino,... um ponto de Fogo sacrifical focalizado na ardente Vontade de Deus".

No fogo espiritual da vida grupal.

Início