O amor ardente da imaginação grupal

Estimado condiscípulo:

Como foi anunciando na carta de janeiro, a nota chave com a qual vamos trabalhar durante o período de conferência da Escola Arcana é: “Que o grupo evoque a força de Shamballa e demonstre a vontade para o bem em uma nova e potente vida”. Sabemos da necessidade premente que os grupos esotéricos constituam a ponte de acesso para a força de Shamballa, a fim de que esta força possa circular como deve. Temos ponderado sobre como o grupo da Escola pode servir desta maneira, na medida em que a aura de cada estudante começa a refletir o movimento do corpo causal como uma roda de fogo cintilante.

Dos átomos e células até as plantas e os animais, dos seres humanos até os grupos de Anjos solares, dos reinos da natureza até os reinos do espírito, juntos, todos constituem um majestoso sistema de rodas de fogo entrelaçadas, que giram, irradiam e se transformam mutuamente em uma insondável peregrinação através do ESPAÇO. No centro de cada uma destas rodas cintilantes permanece o aspecto Vontade, dirigindo suas rotações e conectando-as à Vontade divina focada no centro da grande roda do sistema planetário.

Do exposto acima podemos considerar que esta energia da vontade é “a mais potente energia em todo o esquema da existência planetária. É chamada a "Força de Shamballa", e é ela que mantém vivas todas as coisas. É, na realidade, a própria vida. Esta força de vida ou vontade divina (implementando a intenção divina) é aquela por cujo intermédio Sanat Kumara atinge Seu objetivo. Em uma pequena escala, é o uso de um dos aspectos inferiores da vontade (a vontade humana) que permite ao homem realizar seus planos e atingir seu fixo propósito - se ele o tiver. Onde faltar a vontade, o plano morre e o propósito não é alcançado. Mesmo em relação à vontade própria, ela é, realmente, a "vida do projeto". (1)

Podemos relacionar a frase"vida do projeto" com nosso trabalho a ser feito com a nota chave da conferência deste ano. A inspiração da força de Shambala, circulando por toda a aura grupal de cada estudante, determinará o êxito deste projeto, a saber demonstrar “a vontade para o bem em uma nova e potente vida”. Podemos visualizar a vontade coletiva do grupo da escola focada no centro de uma roda de fogo, evocando a força de Shambala e mantendo a roda girando e irradiando sua ardência espiritual no meio ambiente. Esta ardência espiritual é a vontade para o bem - um poder transformador que simplifica e sintetiza todas as relações no fogo do amor. Todas as barreiras separadoras se desvanecem quando o fogo se une com o fogo e tudo se funde em um movimento unificado e harmônico

É por meio deste mesmo movimento, em uma escala maior, que Sanat Kumara, juntamente com outros seis Logos planetários, cumprirá finalmente Seu propósito em consonância com o propósito maior do Logos Solar. A fim de transmitir esta verdade e iluminar a mente do estudante, uma das estrofes de Dzyam a ilustra assim:

Muitos os fogos circulantes; muitas as rondas que giram, mas somente quando as cores complementares reconhecem sua fonte, e o todo se ajustar aos sete será a conclusão vista. Então será vista cada cor em correto ajustamento, e o cessar da revolução. (2)

No amor ardente da imaginação grupal...

__________

(1) Os Raios e as Iniciações
(2) Um Tratado sobre o Fogo Cósmico

Início