Os Três Festivais Espirituais - 2017

Caro(a) amigo(a) e companheiro(a).

Na carta de outubro de 2016 {ver este assunto} refletimos sobre o período de prova que a humanidade está passando na medida em que as energias provenientes de uma multiplicidade de fontes descem à terra. A mais importante delas é a força de Shamballa, o centro onde a Vontade de Deus é conhecida. A força de Shamballa é tão poderosa que o seu impacto direto sobre a consciência humana no início do século XX inspirou grandes ideologias e novos pensamentos-forma, mas também propiciou a geração de muitos obstáculos à livre circulação dessas ideias nos mundos inferiores. A resultante ‘dissipação ígnea’ destes obstáculos foi a causa esotérica subjacente nas duas Guerras Mundiais.

Em tempos mais recentes houve dois outros impactos diretos da força Shamballa. Isto inspirou - nas pessoas espiritualmente sensíveis - a vontade de servir o Plano divino. No entanto, outro efeito desses impactos tem sido o surgimento da vontade própria ou a vontade de poder em algumas nações e pessoas. Esta resposta inferior à força de Shamballa é característica da natureza inferior desenvolvida e se deve ao sentido de separatividade que condiciona a mente inferior ou intelecto. Tendo em vista que o desenvolvimento do intelecto é um dos principais objetivos da humanidade neste período de evolução, essa reação não é totalmente inesperada.

Visto esotericamente, o desenvolvimento do intelecto é regido pela Lei das Separações que estimula a capacidade de separar e dividir, permitindo assim a consciência comparar e escolher; em outras palavras, para aplicar discernimento. Enquanto a natureza humana não é suficientemente refinada, as decisões são muitas vezes guiadas pelo desejo de autocapacitação em vez de ser guiado por capacitar o bem de todos. Mas à medida que o desejo dá lugar ao amor, esta situação irá mudar na medida em que a Lei das Separações seja substituída por outra grande lei: a Lei da Compreensão Amorosa.

Esta última lei se destina a reger a evolução futura da humanidade e sua influência está aumentando à medida que avançamos na Era de Aquário. Isto se “desenvolverá em um espírito internacional universal. No reconhecimento de uma fé universal em Deus e na humanidade também como a principal expressão da divindade no planeta” (1). Já estamos vendo aqueles que respondem à Lei da Compreensão Amorosa se expressando através da mais elevada manifestação humana da força de Shamballa: a vontade para o bem. Isto pode ser visto em todos que demonstram um novo e poderoso tipo de vivência e dedicam suas vidas a servir a humanidade.

Um aspecto interessante deste progresso será uma afinidade mais estreita entre os campos da religião, da ciência e da filosofia. A busca da verdade e do significado não é conseguida através de um só desses campos, e a tarefa da filosofia é fazer com que a religião e a ciência operem juntas em mútuo respeito e harmonia. A filosofia ocidental tem tido grande sucesso na tarefa de ajudar a produzir o pensador independente, mas para evoluir ainda mais, não pode depender apenas do intelecto: é necessária a sabedoria do coração. A palavra "filosofia" vem do grego philosophia, de philo que significa "amor", e sophia, que significa "conhecimento ou sabedoria." Então temos "o amor ao conhecimento e à sabedoria", e não podemos ser um amante da sabedoria sem envolver o coração.

A este respeito, o grande legado da Teoria da Relatividade de Albert Einstein, deveria fazer isto, - como Rudolf Steiner destacou - o fim da filosofia ocidental intelectual. Ele disse: "Não vai ser possível fugir da teoria da relatividade em relação ao mundo físico, mas precisamente este fato nos levará ao conhecimento do espírito. A importância da teoria da relatividade é que ela prova a necessidade de uma ciência do espírito que há de ser procurada de maneira espiritual, independente da observação da natureza. Que a teoria da relatividade nos obrigue a pensar dessa maneira, é algo valioso para o desenvolvimento da concepção do mundo." (2) Na verdade, nenhuma filosofia sensata pode ser relegada ao intelecto, porque opera no mundo de maya e ilusão, onde, de acordo com a descrição da teoria da relatividade dada por Steiner: "Tudo é apenas em relação a outra coisa."

Embora no campo da filosofia estejam surgindo pensadores criativos e prometedores, é necessário mudar para a filosofia esotérica e "pensar no coração” a fim de encontrar o sentido da natureza da realidade. A energia do amor está centrada no coração e é aqui, no contexto do todo unificado, onde as verdadeiras relações entre todas as coisas são reveladas. É através da meditação e pensamento no verdadeiro nas mentes e nos corações humanos, que todos nós temos a oportunidade de servir a este propósito.

Na medida em que a força de Shamballa atua e se manifesta através da consciência humana, continuará a destruição necessária do que obstaculiza a evolução da humanidade. A grande oportunidade diante de nós agora é trabalhar com a energia predominante em sua forma mais pura como vontade para o bem, e os três festivais espirituais são oportunidades maravilhosas para fazer isso com maior poder. A conferência anual da Escola Arcana acontecerá neste período de maior oportunidade, com a nota chave: “Que o grupo evoque a força de Shamballa e demonstre a vontade para o bem em uma nova e potente vida.”

Na luz da vivência grupal...

__________

1 – O Destina das Nações, pág. 47 A.A.Bailey
2 – Los Enigmas de la Filosofia, pág. 444 Rudof Steiner

Início