Do Irreal ao Real: Discernindo a Verdade na Era da Informação

Estimando condiscípulo.

O material das últimas cartas da Escola, entre outros textos, preparou o núcleo de uma forma mental grupal para o trabalho de serviço durante os próximos seminários de Boa Vontade Mundial: “Do Irreal ao Real: Discernindo a Verdade na Era da Informação”.

Em duas cartas anteriores {ver este assunto e outro} foram exploradas algumas das razões pelas quais, nesta conjuntura da evolução humana, é tão difícil responder intuitivamente à verdade mais elevada e discernir a verdade de modo geral. Outro fator importante em tudo isto se refere à atividade das vidas elétricas elementais do planeta, a “essência da matéria”.

Estas vidas estão no caminho involutivo e foram colocadas em contato direto com a humanidade por meio da progressiva proeza tecnológica do nosso tempo. Este é um desenvolvimento positivo, pois nos disseram que “a eletrificação do planeta, através da difusão da eletricidade, é uma das coisas que inaugura a nova era, e isto ajudará a produzir a revelação da presença da alma.” (1) O mistério da eletricidade em sua natureza tríplice “está grandemente ligado aos Construtores menores... com a essência da matéria”. (2)

À medida que a ciência técnica controla e explora essas vidas eletrônicas, também traz a humanidade em contato com vários tipos de radiação eletromagnética, cujos efeitos psicológicos ainda são amplamente desconhecidos. No entanto, essa evolução tecnológica não é um desenvolvimento indesejável ou não planejado, pois, assim como o aspirante deve colocar as vidas elementais e involutivas da personalidade tripla sob o controle do Anjo Solar, o Logos Planetário tem que fazer o mesmo com as vidas involutivas que constituem Seus envoltórios inferiores de manifestação enquanto se prepara para uma iniciação cósmica. O Tibetano explica que:

"As formas de todos os reinos são construídas pelos senhores lunares sob um impulso que emana do Logos planetário, atuando em colaboração com o Espírito da Terra, soma total de todos os senhores lunares e os três tipos de substância energizada, usada para criar os corpos físico, astral e mental. A relação do Logos planetário com o Espírito da Terra (a relação entre um Ser evolutivo e uma entidade involutiva) é um reflexo (distorcido e governado pela influência da miragem), nos três mundos da relação da alma com o elemental da personalidade. Seria valioso para o curador entender que no tratamento da enfermidade, ele realmente maneja vidas involutivas e tenta trabalhar com elementais. A tendência natural dessas vidas elementares, no arco involutivo, consiste em dificultar e frustrar seus esforços e os da alma, e isso para elas constitui o caminho da evolução, e eventualmente as levará ao arco evolutivo". (3)

Nesta analogia, talvez possamos ver a extraordinária oportunidade planetária que a humanidade tem diante de si: organizar muitas das vidas elétricas elementares do planeta e sujeitá-las à influência do impulso evolutivo. Mas, embora a tecnologia possa estar ajudando nesse processo, existe também o perigo de se tornar cada vez mais fascinado pelo que ela oferece. Uma "visão tecnológica" materialista tem o potencial de obscurecer a visão espiritual da humanidade e a sensibilidade à mais alta verdade. Sem esses atributos e forças espirituais, pessoas sensíveis podem se render ao impulso involutivo dessas vidas eletrônicas e adotar uma perspectiva mais materialista.

A humanidade deve se acostumar com a força dos campos eletromagnéticos da tecnologia e, no presente, não pode evitar esse tipo de radiação que permeia o planeta. E isso está gerando uma maior tensão e carga no corpo etérico de seres humanos, o que, sem dúvida, contribui para os distúrbios sociais que estamos testemunhando nestes tempos. Podemos ver que muito disso acontece através das redes de comunicação eletrônica e da Internet. Devido à explosão das comunicações electrónicas, a informação - real e falsa - circula continuamente ao redor do planeta à velocidade da luz. A natureza e a qualidade da informação estão produzindo a crise do discernimento moral na consciência pública.

O senso de discernimento e a orientação ética da humanidade estão sendo exigidos e testados como nunca antes, mas isso está acelerando o ritmo da redenção planetária e oferecendo a promessa de levá-la a um mundo interconectado de compartilhamento sábio e amoroso.

Em um companheirismo grupal e iluminado,

Grupo da Sede
Escola Arcana

_______

1. Psicología Esotérica Vol. I, p. 102 ed. inglesa
2. Um Tratado sobre o FogoCósmico, pág. 873 ed. inglesa
3. Cura Esotérica, p. 609 ed. inglesa

Início