A Aceleração da Vida Moderna

Caro condiscípulo:

O ciclo de trabalho grupal concluído com os recentes seminários Boa Vontade Mundial consolidou ainda mais a inspiração do nosso trabalho no intervalo superior do ano. Esta busca grupal da verdade e do discernimento faz parte do nosso esforço contínuo para trazer à luz o Amor que subjaz em tudo que ocorre nesta época, como diz o Mantra de Unificação. O mantra se concentra na direção que este trabalho conduz: Que venham a visão e a percepção interna. Que o porvir fique revelado...

E sobre esse futuro? Pode o "olho da visão" grupal penetrar através da turbulência e confusão externa destes tempos para perceber a matriz das forças vindas do mundo dos significados que estão se exteriorizando? A aceleração da vida moderna, muitas vezes mencionada nestas cartas, é devido ao impacto dessas forças na substância dos planos inferiores. E à medida que aumenta o número de discípulos do grupo mundial, a intensificação deste impacto e a velocidade da vida também aumentam.

Nas suas raízes indo-europeias, a palavra speed (velocidade) faz parte de um grupo maior de palavras relacionadas com o tempo, com a distância e com o movimento em direção a um objetivo. No inglês antigo, sped significava "um resultado bem-sucedido" e, portanto, o antigo costume de desejar o bem aos outros, apoiando-se na expressão Godspeed: "Que Deus o ajude a ter sucesso". Desta perspectiva, existe uma relação discernível entre velocidade e intuição: é o fluxo livre da energia búdica através das vias do compartilhamento e das corretas relações. Como diz o Tibetano:

"Cada iniciação recebida pelos discípulos permite... (uma) estreita e oculta participação na vida hierárquica. Envolve, para a humanidade evoluída, um aumento notável da vitalidade, tensão e potência vitais. Isso se reflete entre as massas, e é demonstrado pela demanda constante de maior velocidade e pela enorme aceleração da vida humana em todos os setores da vida. Esta aceleração está sincronizada com a crescente preparação dos discípulos de todos os lugares para a iniciação, de acordo com seu estado e capacidade desenvolvida". (Discipulado na Era Nova Vol. II, p. 317)

Aplicando este comentário à situação mundial atual, podemos inferir que o grupo do discipulado mundial participa cada vez mais na vida hierárquica e evoca a luz e o amor do plano intuitivo. No entanto, a infraestrutura na consciência humana ainda não é suficientemente adequada para receber e distribuir esta luz e este amor. Consequentemente, como os discípulos e aspirantes do mundo expressam cada vez mais a velocidade da verdade ou amor intuitivo, ao mesmo tempo, aumenta a demonstração da velocidade em sua conotação inferior: a crescente "rapidez de movimento" de toda a substância dos planos inferiores: mental, emocional e físico.

A troca maciça de informações através das redes de comunicação de alta velocidade e da Internet faz parte desse processo de aceleração e indica até que ponto o grupo do discipulado mundial está participando da vida hierárquica. Consequentemente, a vida mental da humanidade tem sido fortemente estimulada e a substância do plano mental - o plano gasoso cósmico - está em um estado volátil. Isso se reflete no subplano físico correspondente - o gasoso - e nas ardentes vidas dévicas que o compõem. No Tratado sobe o Fogo Cósmico, p. 905, lemos:

“Estes Agnichaitans do terceiro subplano estão particularmente sob a energia de Saturno. Eles são os grandes fundidores da substância, e é por intermédio deles que a transmutação dos metais se torna possível... Como é evidente, eles estão vinculados ao centro da garganta de um Logos planetário... e é devido às suas atividades que a transmissão do som através do ar se torna possível. Poderia surpreender estudantes e inventores, se eles se dessem conta de que o rápido desenvolvimento atual da comunicação sem fio em toda parte se deve a um grupo de vidas ígneas dévicas que, pela primeira vez, estabeleceram contato com a vibração humana.”

É evidente que, desde o momento em que isto foi escrito, um número muito maior de Agnichaitans entraram em contato com a "vibração humana", com a qual a transmutação de metais e sua utilização nas vastas redes de telecomunicações que rodeiam o mundo aumentou enormemente. Como resultado, o centro laríngeo do Logos está se tornando um instrumento cada vez mais afinado para que o som do propósito do amor divino ressoe em todo o mundo. Tudo isso faz parte da visão referida no Mantra de Unificação quando se afirma que a visão seja revelada.

A visão alternativa de um triste "futuro cibernético" tem sido eficazmente interpretada em muitas histórias de ficção científica, um futuro em que a luz metálica prateada dos senhores lunares reina em um mundo de máquinas e automação usadas para fins corruptos. Essas imagens de um futuro lunar sem alma proporcionam uma dura advertência neste momento da evolução humana. No entanto, a visão cibernética pode ser interpretada de forma muito mais positiva, já que o termo parece ter surgido do grego kubernêtikós que significa "bom para conduzir". À medida que o grupo mundial de servidores continua a crescer em número e poder, podemos confiar que a velocidade da verdade conduzirá a humanidade na direção correta e a tecnologia será utilizada cada vez mais ao serviço do Plano.

Em companhia grupal iluminada,
Grupo da Sede

Início