Um Salvador Mundial Coletivo

Estimado Condiscípulo.

O 50º aniversário do primeiro pouso na lua criou um alvoroço na imaginação do público, e este evento tem paralelos interessantes com a conquista da montanha mais alta do mundo em 1953. Antes dessa conquista, o Tibetano escreveu:

“A tentativa de se escalar o Everest é extraordinariamente simbólica, e está sendo observada com grande interesse pela Hierarquia, uma vez que vemos neste esforço a tentativa da humanidade para alcançar o topo da montanha cuja altura tem frustrado até agora todos os esforços. Porém – e este é um assunto de importante interesse – quando a humanidade tiver emergido à luz e à relativa glória da nova civilização, conquistará ao mesmo tempo o último cume remanescente. Tudo aquilo que é de materialidade mais densa e que é a consumação da grandiosidade terrena permanecerá – mas estará por baixo dos pés da humanidade.” (1)

Escapar da gravidade da Terra e viajar centenas de milhares de quilômetros pelo espaço para pisar em outro corpo celeste também é "incrivelmente simbólico". A aspiração da humanidade de libertar-se dos grilhões da terra e "alcançar as estrelas" está cheia de significado espiritual. No entanto, o simbolismo também é irônico, porque grande parte das pessoas inteligentes que foram inspiradas pelas imagens do "primeiro homem a pisar na lua" podem, de fato, ter passado, elas mesmas, muitas vidas por lá! Porque a lua é um cadáver celestial da cadeia anterior do esquema da Terra e, a partir desta perspectiva, também deve ser levado em conta que “a deterioração de uma lua tem um efeito tão nocivo sobre tudo aquilo que com ela entra em contato, quanto o de um corpo em decomposição na terra exerce sobre seus arredores. Ocultamente é dito ‘ofensivo’”. (2)

Voltando ao tema da conquista do Everest, uma imagem surpreendente de uma longa fila de alpinistas no cume foi publicada recentemente, o que é mais a recordação de uma longa fila em um supermercado. Conquistar a montanha mais alta do mundo tornou-se tão rotineiro que já é um grande empreendimento comercial. O Monte Everest foi apelidado de "o maior lixão do mundo" por todos os escombros acumulados em suas encostas há décadas.

Pôr o pé no topo da montanha mais alta do mundo e pôr os pés na superfície da lua são dois símbolos relacionados no curso da história humana, e seu exame revela muito sobre o desenvolvimento da consciência humana em relação com o Plano divino. O pouso na lua foi uma conquista espetacular, importante não apenas pelo esforço do grupo mentalmente focado que tornou isso possível, mas também porque simbolizava a direção traçada pelo intelecto para a viagem. À medida que o intelecto se torna mais e mais controlado pela luz da intuição, a exploração se desloca mais para o espaço interno do que para o espaço exterior. A contaminação do Monte Everest após sua conquista revela, eloquentemente, que à medida que a humanidade "emerge na luz e na glória relativa da nova civilização", em seu papel planetário como redentor dos reinos inferiores da natureza, tem o dever de cuidar daquilo "que representa o materialismo mais denso".

Felizmente, essas questões estão sendo abordadas por outro marco na história do desenvolvimento da humanidade, que também implica o simbolismo da lua e do topo de uma montanha. É o aparecimento de um Salvador Mundial coletivo: o Novo Grupo de Servidores do Mundo, cujo trabalho apoiamos no momento de cada Lua Nova, quando as energias do serviço alcançam seu ponto mais denso de ancoragem na consciência humana. Este grupo trabalha sob o controle da Lei do Progresso Grupal {ver este assunto}, simbolizada por uma cabra erguida no topo da montanha de Capricórnio.

A cada sete anos as energias de Capricórnio são intensificadas pelas forças de uma constelação muito maior que é, para o nosso zodíaco, o que o zodíaco é para a Terra. Isso significa que durante essa semana, um tremendo impulso é gerado para o trabalho do Novo Grupo de Servidores do Mundo {ver este assunto}. Essa semana acontecerá este ano entre 21 e 28 de dezembro. O Tibetano nos instrui a fazer preparativos especiais para aproveitar esse período. Na carta do próximo mês, daremos mais detalhes sobre o que virá em seguida. (*)

No companheirismo grupal iluminado,

Grupo da Sede
ESCOLA DE ARCANA

_________

(1) – Astrologia Esotérica, pág. 158/9
(2) – Um Tratado sobre o Fogo Cósmico, pág. 795
(*) Um novo site está sendo criado para a Semana do Festival. Esboços de design estão disponíveis em www.festivalweek.org e a expectativa é que todo o site seja lançado no final de agosto.

Início