A Flor da Vida

Prezado condiscípulo.

Faz alguns meses, construímos imagens simbólicas na mente grupal para nos prepararmos para a Semana do Festival do Novo Grupo de Servidores do Mundo. As imagens apresentam o Novo Grupo de Servidores do Mundo como um herói grupal subindo até o topo da montanha em Capricórnio, a fim de receber a luz ardente da Hierarquia para entregá-la à humanidade como o fogo da nova civilização mundial.

Quando a imagem simbólica é sustentada firmemente diante do olho da mente, ela atrai a atenção da Alma, que a inflama espiritualmente e a "reduz esotericamente", a um símbolo vivo. Quando as forças confinadas no símbolo são concentradas com intensidade suficiente, o símbolo se abre internamente, permitindo que a consciência passe através dele para o reino das ideias. Em seu livro Estudos sobre a Psicologia dos Místicos, Joseph Maréchal fala sobre isso: “...os símbolos desaparecem-se, as imagens apagam-se, o espaço desaparece, a multiplicidade reduz-se, o raciocínio silencia-se, o sentimento de extensão junta-se e depois apaga-se; a atividade intelectual concentra-se inteiramente na sua intensidade; apodera-se sem intermediário, com a soberana certeza da intuição, Ser, Deus ...” (1) (Itálico por A.A.B.).

Outro aspecto importante da imagem simbólica é seu uso como instrumento de serviço; ela atua como um passo entre os níveis abstrato e concreto, permitindo que a energia espiritual se precipite por intermédio dela e seja moldada em forma. Esse é o segredo do processo criativo, maravilhosamente simbolizado por 'A Flor da Vida', que aparece no site da Semana do Festival do Novo Grupo de Servidores do Mundo. {ver esse assunto}

Para o ocultista, a Flor da Vida é um símbolo da Criação Universal, que representa o fato de que “há seis Forças na Natureza ... e a sétima, a Força Total ou Força Absoluta, que é a síntese de todas". (2) O símbolo consiste em círculos sobrepostos e uniformemente espaçados, dispostos para formar um padrão semelhante a uma flor. Do centro de cada flor emanam seis pétalas que representam as seis forças da natureza, cada uma se estendendo ao perímetro do círculo que as envolve: a força que sintetiza todas elas. O centro de cada flor está na circunferência de seis outras flores que representam a forma, a proporção e perfeita harmonia. Portanto, a Flor da Vida representa as forças geradoras fundamentais no tempo e no espaço, atuando como corretas relações entre todas as coisas. Considerada, da perspectiva dos Sete Raios da vida, a força abrangente que sintetiza todas elas neste sistema solar é o Raio de Amor-Sabedoria, pois guia e espirala as outras seis forças quando realizam suas atividades de construção de formas.

Um exemplo natural desse processo criativo é a bela geometria sêxtupla do floco de neve; mas também, em um estágio avançado, o ser humano se torna uma flor da vida: “a perfeita estrela de seis pontas ... (a personalidade tríplice e a tríplice Tríade se mesclaram e fundiram e produziram, em forma perfeita, o corpo causal através do ponto intermédio) ” (3). Através de mentes purificadas e corações amorosos, a geometria interna das forças que compõem o ser humano começa a se assemelhar à flor da vida, tornando-se parte da flor da vida mundial que está se formando no reino humano : O Novo Grupo de Servidores do Mundo. Através dessa matriz de força viva e iluminada, “o padrão das coisas como está no céu” está constantemente se precipitando concretamente nos mundos externos.

Esse processo de concretização é a razão pela qual Capricórnio é tão significativo para este trabalho do Novo Grupo de Servidores do Mundo. Tão poderosa é a 'faculdade de concretização' de Capricórnio que o verdadeiro traçado de seu símbolo foi ocultado da humanidade: “a habilidade do iniciado para decifrá-lo produz influxo de força que não seria desejável, exceto após a devida preparação e compreensão. ...Às vezes é chamada de 'Assinatura de Deus' ... É muito mais potente que o pentágono e deixa o iniciado ‘desprotegido’. (4)

A cada sete anos, as energias de Capricórnio são aumentadas por uma constelação maior, que é para o nosso zodíaco o que o zodíaco é para a terra. Isso torna a Semana do Festival um momento de oportunidade sem precedentes. É uma época em que um grupo mundial de pessoas espiritualmente conscientes, que trabalham no coração do Novo Grupo de Servidores do Mundo, pode precipitar a visão com segurança e ajudar a precipitar na terra “o padrão das coisas como deveria ser neste próximo ciclo mundial".

Em iluminado companheirismo grupal,

Grupo da Sede
ESCUELA ARCANA

_________

1. Estudos sobre a Psicologia dos Místicos, págs. 33, 101. Maréchal, Joseph, S.J., (Citado em Do Intelecto à Intuição,pág. 71, A.A. Bailey).
2. Classificação de “O Princípios”, Obras Completas vol. VII, H.P. Blavatsky.
3. Um Tratado sobre o Fogo Cósmico, p. 506, A.A. Bailey.
4. Astrologia Esotérica, p.155 (adaptado), A.A. Bailey.

Início