Aprender a encontrar a própria identidade

Estimado Condiscípulo.

Devemos nos lembrar que durante os tempos escolares, nos recônditos obscuros de nossas mentes, pairava esta pergunta perturbadora: "Por que estou aqui?". Esta é uma pergunta que raramente foi discutida de maneira significativa e, no entanto, a maior parte de nossa infância foi passada na escola! Aqueles de nós que tiveram essa experiência educativa sabem o quão transformadora seria um pouco de filosofia, um espaço criativo para garantir que um senso de identidade e propósito se desenvolvesse em nós com solidez.

Embora o "objetivo da educação" seja um tópico frutífero a ser explorado imaginativamente com as crianças, é também uma discussão para educadores e pais, e de fato para toda a sociedade civil. É improvável que os problemas persistentes da humanidade possam ser resolvidos sem essa consideração, uma vez que a maneira como educamos as crianças influencia fortemente como elas se relacionarão com o mundo como adultos. Hoje, essa necessidade está sendo atendida pela UNESCO em uma iniciativa global chamada Futures of Education: Learning to Become (1) [(Futuros da Educação: Aprendendo a Ser) O futuro da educação: aprender a encontrar a própria identidade.] Isso poderia anunciar uma mudança significativa por essa organização para o mundo do significado, e incentivamos os estudantes a manter essa visão na luz da mente grupal.

"Aprender a encontrar a própria identidade" é uma definição inspiradora do que poderia ser a educação. Os dicionários definem a educação em termos de aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e crenças por meio de instruções sistemáticas. No entanto, muito mais edificante é a segunda definição no Oxford English Dictionary, que descreve a educação simplesmente como "uma experiência iluminadora". Isso pode ser aplicado às experiências gerais do mundo com as quais todos podem se relacionar, mas também às mais profundas: uma educação ideal considerada como uma sequência de realizações que se desenvolvem e apontam para a experiência da iluminação do Buda.

Os estudantes da Escola Arcana estão familiarizados com as Quatro Nobres Verdades do Buda, que surgiram da Sua iluminação. Simplificando, elas se referem a: a realidade do sofrimento; a causa do sofrimento; a cessação do sofrimento e o caminho que conduz à cessaão do sofrimento. Juntas, elas revelam que a energia do Desejo nos permite estar ativos no mundo, mas, se falta uma direção correta, degenera em um desejo de sensações que surgem das interações com a matéria. O senso de identidade está cada vez mais associado a essas sensações, que são vigorosamente buscadas para experimentá-las de uma maneira mais vívida. Isso serve apenas para separar ainda mais o peregrino do verdadeiro Ser, mas o sofrimento permanente, no final, conduz a busca para o interior e a energia do desejo é transformada em aspiração para a Alma.

Embora a compreensão e o direcionamento correto da energia do desejo sejam fundamentais para o treinamento do discipulado, podemos pensar que levará muito tempo até que se torne parte estabelecida do pensamento educacional. Felizmente, porém, há sinais de um começo. Para citar apenas alguns exemplos, o influente especialista em ciências da educação, Philippe Meirieu, (2) define educação como "o trabalho difícil de ajudar as crianças a criar um espaço entre seus desejos e elas mesmas... Trata-se de estar no mundo sem se colocar no centro do mundo". E em um vídeo notável (3) baseado em seu livro The Beautiful Risk of Education, Gert Biesta (4) define a arte de ensinar como "interrupção da identidade" para "examinar os desejos que temos em relacionamento com o mundo exterior, bem como o desejo que temos sobre nós mesmos." Ele propõe que uma “questão viva” seja continuamente envolvida durante toda a educação de uma criança: “O que eu desejo é desejável? É isso que eu quero para minha própria vida e para minha vida com outras pessoas neste planeta?”

No centro desse enfoque do ensino está o isolar a experiência educativa do ritmo e das demandas da vida moderna que atualmente a governam. A escola se torna um lugar para experimentar um sentido diferente do tempo e do espaço, com o fim de se converter no observador desapegado e examinar esta pergunta: "Que significa o fato de que esse desejo pode crescer, diminuir ou transformar-se?" Embora a educação moderna hoje seja uma competição mundial baseada em tabelas e resultados, a verdadeira educação é um diálogo desafiador para a vida. Nas palavras de Gayatri Spivak: (5) "A educação é um rearranjo não coercitivo dos desejos". Nas palavras do Tibetano, é "o poder dinâmico que expele um novo efeito".

O debate mundial sobre o objetivo da educação se aplica igualmente aos estudantes da Escola Arcana. Um diálogo interno com a Alma deve constantemente abordar a questão viva: "Por que estou aqui?". Qual foi o impulso original que me levou à Escola Arcana? Esse impulso está se tornando cada vez mais vivo e vibrante? Se não, por quê? Em caso afirmativo, qual é o próximo passo para uma participação mais profunda na vida grupal e no serviço grupal ao mundo? Estou preparado para fazer o sacrifício psicológico que sei que no fundo é necessário para dar o próximo passo adiante, a fim de experimentar o poder da vida grupal? Todas essas perguntas estão implícitas na nota chave das próximas conferências da Escola Arcana (que agora serão eventos on-line):

Que as 'Forças da Vida Criativa' circulem e que a Lei da Elevação Controle.

A Lei da Elevação "diz respeito aos mistérios da compreensão grupal, às expansões da consciência e ao papel que cada entidade desempenha no progresso geral de um grupo". Como parte de nossa educação continuada na Escola Arcana, todos demos um passo adiante nesse caminho para "experiências iluminadoras". Os próximos três Festivais Espirituais podem dar um tremendo impulso a esse processo através das energias da ascensão, que se manifestam nos momentos da lua cheia da Páscoa em Áries, nas energias iluminadoras do Buda no momento da lua cheia de Wesak em Touro, e na ascensão em massa da humanidade na época do Festival do Cristo em Gêmeos.

No serviço grupal iluminado,

Grupo Sede
ARCANE SCHOOL
Escola Arcana

__________

1 - https://es.unesco.org/futuresofeducation/
2 - https://www.meirieu.com/
3 - https://www.youtube.com/watch?v=QMqFcVoXnTI
4 - https://www-gertbiesta-com.jimdosite.com/
5 - https://es.wikipedia.org/wiki/Gayatri_Chakravorty_Spivak

___

O símbolo do unicórnio, “branco e focado”, brilha magicamente no céu índigo profundo. Assim o iniciado permanece, centrado em um ponto supremo de tensão entre o passado e o futuro. O que antes sustentava a verdade, mas agora cristalizado, de repente se desmanchou; o chifre longo e reto do unicórnio desliza para frente, perfurando o véu que esconde o que deve tomar forma.

Início