Circulação e transformação

Pensamentos que surgem da nota chave da Conferência da Escola Arcana
Que as 'Forças da Vida Criativa' circulem e que a Lei da Elevação Controle

Estimado (a) Condiscípulo (a)

Circulação e transformação são as características básicas da vida: o ar que respiramos, a água que bebemos, o sangue que flui, todas as coisas que sustentam a vida seguem ciclos de transformação em resposta ao fluxo circulatório divino do qual elas surgiram. A harmonia no mundo só pode surgir quando esse fluxo é refletido nas iniciativas humanas: no dinheiro e provisões, no conhecimento e informação, na arte e cultura. A livre circulação determina o bem-estar e a transformação evolutiva e constante de "todas as coisas". Nesse cenário, a consciência é o fator mais importante: a ressonância com o fluxo cria uma espiral ascendente em direção a níveis crescentes de síntese, enquanto a dissonância conduz a uma espiral descendente de separação intensificada e conflito não resolvido.

Podemos ver esse fenômeno em ação em nível global, à medida que as emergências globais se acumulam e a cooperação internacional estagna em um ponto de crise suprema. Isso não pode ser sustentado indefinidamente, pois, por definição, a crise é "um ponto em que a mudança deve ocorrer". O campo de tensão que envolve a crise não pode ser sustentado indefinidamente e, em algum momento, explode em expressão ativa. Como resultado, a humanidade emergirá em mais integração ou afundará em mais separação e conflito.

A crescente tensão na política mundial é ilustrada no diagrama criado pelos cientistas políticos Thomas Hale e David Held. No livro Beyond Gridlock, eles explicam as quatro razões pelas quais essa situação surgiu. Crescente multipolaridade: é mais difícil alcançar a tomada de decisões globais, pois as nações mais influentes sentam-se à mesa das negociações, cada uma com suas próprias agendas. Problemas mais difíceis e complexos: Devido ao aprofundamento da interdependência, surgiram várias novas questões sociais, ambientais e culturais sobre as quais as nações frequentemente discordam. Inércia institucional: Os principais poderes que as instituições do pós-guerra desenvolveram incorporaram seus próprios interesses centrais em suas estruturas organizacionais e cognitivas e relutam em abandonar suas posições privilegiadas. Fragmentação: O número crescente de organizações multilaterais e transnacionais criou um sistema mais complexo de governança global com o problema de mandatos conflitantes, intervenções políticas descoordenadas e aumento da competição.

Embora esses problemas no caminho para a Unidade Internacional sejam de um tipo e escopo diferentes dos enfrentados no passado, ainda é o espírito de boa vontade cooperativa e de compartilhamento que deve ser aplicado para resolvê-los. Embora restaurar o progresso não seja uma tarefa simples, o estado de consciência subjacente necessário é direto e ativo em vários pensadores, instituições, funcionários de governo e movimentos em todo o mundo. Isto assinala o caminho para o governo global em um espírito de democracia cosmopolita (1), como apoiado pelo falecido David Held. É esse espírito pragmático de boa vontade que deve moldar a arquitetura política do futuro e focalizá-la no "ponto em que ideias e políticas se encontram", conforme descrito na declaração de missão da revista "Global Policy" (2). [Vídeo] (3)

Em outra reviravolta da espiral, a praticidade abstrata da magia branca também funciona dessa maneira. Através da concentração de energia na interface entre os níveis mental abstrato e concreto, as ideias são focadas para aprimorar o trabalho do Novo Grupo de Servidores do Mundo. Esse grupo, por sua vez, transforma ideias em ideais práticos para fornecer políticas confiáveis de mudança. A aplicação da magia branca aos problemas da humanidade continua sendo um foco essencial este ano, e uma maneira dos estudantes experimentarem diretamente essa arte e desempenharem um papel de forjar a saída da estagnação através da Iniciativa Ciclo de Conferências.

Este serviço grupal foi projetado especificamente para os estudantes da Escola Arcana, mas posteriormente foi estendido ao domínio de Boa Vontade Mundial, pois a visualização é acessível a todos que respondem à energia da boa vontade. Até certo ponto, é a prática simples de manter importantes conferências mundiais na mente grupal, incutindo nela uma atmosfera iluminada de boa vontade. No entanto, para estudantes de magia branca, o serviço envolve aprender a trabalhar com a correspondência superior da energia da boa vontade: vontade para o bem. Consiste na capacidade de penetrar no coração da forma mental da conferência mundial e de avivar o "núcleo pulsante de luz ... em uma chama". Envolve uma habilidade em desenvolvimento de estender o olhar da alma nos mundos inferiores através do Olho de Shiva e do centro ajna, trabalhando como uma unidade integrada.

Visualizar o ciclo de conferências é uma maneira de ajudar a remover obstáculos no caminho para a unidade internacional, e o espírito de trabalho ressoa perfeitamente com a nota-chave de nossa própria conferência: Que as 'Forças da Vida Criativa' circulem e que a Lei da Elevação Controle. Uma visão de glória está embutida nesta nota-chave: uma época em que o fluxo circulatório divino é restaurado e os impulsos do coração do Homem Celestial estão vibrando através dos sete reinos da natureza como estavam quando Ele encarnou pela primeira vez. Como o Antigo Comentário diz:

“Quando o Coração do Corpo palpita com energia espiritual, quando seu sétuplo conteúdo estremece, sob o impulso espiritual, as correntes então espalham-se e circulam, e a manifestação divina torna-se uma Realidade; o homem divino encarna ”. (4)

Na luz da redenção mundial,

Grupo da Sede
ESCOLA ARCANA

___________

(1) https://www.britannica.com/topic/cosmopolitanism-international-relations
(2) https://www.globalpolicyjournal.com/about/background
(3) https://www.globalpolicyjournal.com/videos/david-held-principles-and-institutions-global-justice
(4) A.A. Bailey. Um Tratado sobre o Fogo Cósmico, p. 685

Início