O Amor Puro é um Raio de Esperança

Estimado condiscípulo

Durante o intervalo inferior do ano espiritual, refletimos sobre o quarto Raio da Harmonia através do Conflito (carta geral de Lucis Trust) e a dinâmica espiritual da crise que isto desencadeia {ver este assunto}. Havendo dúvida de que o conflito é uma característica importante da condição humana, uma rápida olhada na lista de guerras que devastaram a humanidade ao longo da história irá rapidamente confirmar isso. As estatísticas mostram que ainda hoje grande parte da Terra está envolvida em algum tipo de conflito. O Novo Testamento, um livro que “todo estudante deveria ter em suas mãos” conforme recomendado pelo Tibetano, parece prever ainda mais conflitos antes do reaparecimento do Cristo. No início do discurso de Mateus 24, um tempo de engano religioso, guerras, fomes e pestes é profetizado onde o seguinte está escrito:

"Você ouvirá sobre guerras e rumores de guerras, cuide-se para que não seja perturbado. Essas coisas devem acontecer; mas ainda não é o fim. Porque nação se levantará contra outra nação e reino contra reino. E haverá fomes e terremotos em vários lugares. E todas essas coisas são o início das dores do parto." Nova versão internacional.

Como indivíduos, podemos ou não levar a sério essa profecia, ou podemos ouvir estudiosos debaterem se o tempo mencionado nesta passagem é no passado, presente ou futuro; mas é surpreendente que todos os fatores profetizados tenham sido as características salientes do cenário mundial recentemente, e ainda são. Este "início generalizado das dores de parto" deve significar que um toque de clarim está soando nos ouvidos de todos os discípulos em formação para intensificar o trabalho de preparação para o reaparecimento do Cristo.

Como parte dos preparativos da Escola Arcana, poderíamos continuar nossas reflexões sobre o tema do seminário de Boa Vontade Mundial perguntando que papel um grupo esotérico pode realisticamente desempenhar em A Dinâmica Espiritual da Crise no Caminho para a Cooperação Global? Como os escritos de Alice Bailey têm uma forte conexão com o princípio do Amor, como imaginamos essa energia se expressando nos assuntos internacionais? Em uma passagem esclarecedora intitulada A Revelação Sequencial das Relações, o Tibetano diz:

“... a razão pura... é a faculdade governante da Hierarquia e ... põe em atividade a qualidade a que o homem erroneamente deu o nome de "amor". Isso enfatiza o aspecto sentimental e significa para a maioria, em grande parte, simplesmente o aspecto sentimental e emocional, que é inteiramente de natureza astral. A razão pura, que é a característica suprema dos Membros da Hierarquia, sempre se expressará em ações corretas e corretas relações humanas, e isso manifestará - quando presente - o que é o amor na realidade. O amor puro é uma qualidade ou efeito da razão pura.” (1)

Se o amor puro é uma qualidade ou efeito da razão pura, então devemos fixar nosso olhar nesta última. A razão pura é a qualidade do plano búdico onde prevalece a harmonia, e esta é a energia que pode extrair harmonia do conflito. Ainda assim, deve-se sempre lembrar que o potencial para um novo conflito está sempre presente. Isso ocorre porque a harmonia é uma condição dinâmica em que forças opostas são mantidas unidas em um ponto transformador de tensão. Essa harmonia dinâmica é a verdadeira natureza do plano búdico, que atua como o ponto transformador de tensão entre os três níveis espirituais superiores do plano físico cósmico e os níveis materiais inferiores nos quais a humanidade vive e se move. Do plano búdico "energias novas e reunidas são 'liberadas no mundo da forma externa'", e muitas vezes o efeito inicial de sua descida para a esfera mental é evocar reações hostis das forças que residem ali e que se rebelam contra os desafios para seu domínio.

Todas as ideias se encarnam através de um processo análogo e um símbolo iluminador disto é encontrado no cometa. Um cometa é um ponto dinâmico de energia que corre através do espaço entre os reinos invisíveis e visíveis, lutando por seu próprio canto no ambiente hostil do espaço. É assim que todos os corpos celestes nascem. Esta é a verdade por trás de uma declaração na Doutrina Secreta que destacamos anteriormente: "A "luta pela existência" e a "sobrevivência do mais apto" reinaram supremas a partir do momento em que o cosmos surgiu... A partir daí: (a): As incessantes lutas dos Deuses, nas Escrituras antigas. (b): ‘Guerra nos céus’, das mitologias antigas". (2) {ver este assunto}. Os estudantes interessados podem aprender mais sobre isso no artigo Cometas escrito por William Q. Judge.

Tal como acontece com os cometas, as ideias nascem em um ambiente desafiador com potencial para causar conflito, e a humanidade deve aprender a administrar esse processo criativo. No campo da política nacional e internacional, os conflitos tendem a prevalecer por muito tempo, à medida que as ideias se tornam mais fortes e se confrontam no plano mental. Mas deve ser encontrada uma maneira de erradicar a ofensividade que muitas vezes acompanha o discurso político. Uma das várias maneiras interessantes de fazer isso é a 'abordagem agonística', conforme descrito pelo teórico político Samuel A. Chambers:

“Agonismo implica um profundo respeito e preocupação pelo outro; na verdade, agon em grego se refere mais diretamente a uma competição atlética orientada não apenas para a vitória ou derrota, mas enfatizando a importância da própria luta, uma luta que não pode existir sem o adversário. A vitória alcançada quando há derrota ou inadimplência, ou sobre um adversário indigno, fica aquém da derrota nas mãos de um adversário digno, uma derrota que mesmo sendo derrota traz honra. Portanto, um discurso agonístico será aquele marcado não apenas pelo conflito, mas pelo que é igualmente importante, pela admiração mútua ...”

Talvez essas deliberações decorrentes do tema do seminário de Boa Vontade Mundial, A Dinâmica Espiritual da Crise no Caminho da Cooperação Global, possam nos fornecer novas perspectivas sobre quais poderiam ser as condições corretas prevalecentes para o reaparecimento do Cristo? As ideias de 'alta voltagem' que O acompanharão no domínio público serão tremendamente desafiadoras, iluminando todo o reino do pensamento humano. A humanidade tem muito mais energia mental do que dois mil anos atrás e, em vez de aquiescência passiva às Suas declarações divinas, é mais provável que Cristo esteja tentando estimular o potencial da humanidade para trabalhar de forma inteligente com ideias, inaugurando uma era de discussão e um debate produtivo em todo o mundo.

A ideação energética é uma meta da evolução humana, por meio da qual os reinos inferiores da natureza serão elevados, transformados e fundidos com os reinos espirituais superiores. A humanidade deve aprender a ficar no meio do caminho entre os dois, fazendo uso da energia do quarto raio da Harmonia através do Conflito para colocá-los juntos em um ponto de tensão transformadora. A esperança para a humanidade está na compreensão correta disto e na arte de uma vida criativa que isso inspira. Exploraremos isso ainda mais em um seminário da Lucis Trust pela Internet: "Um raio de esperança" em 19 de dezembro.

Em companheirismo iluminado,

Grupo da Sede
ARCANE SCHOOL
Escola Arcana

_________

1. Telepatia e o Veículo Etérico, p 69
2. Carta da Escola - Setembro de 2019.

Início