A Essência do Propósito Divino: reorganização das estruturas do pensamento e da política mundial

Estimado (a) condiscípulo (a):

De acordo com o Tibetano, certas revelações foram planejadas para este período do desenvolvimento humano, incluindo os 'ensinamentos reveladores mundiais' que começariam a surgir após 1975 via rádio (1). O termo 'rádio' poderia justificadamente ser expandido para incluir todas as novas formas de redes de comunicação baseadas na atividade eletrônica e, se for esse o caso, pode ser que as ideias inspiradoras do Novo Grupo de Servidores do Mundo, que coletivamente irradiam luz por meio de milhares de sites em todo o Mundo, fazem parte desse processo revelador? Se sim, então surge a pergunta: quão longe está o momento em que, como dizem as escrituras cristãs, "naquela luz veremos a luz"?

O Tibetano também expressou sua intenção de transmitir mais ensinamentos da Sabedoria Eterna no início deste século. Descrevendo o ensinamento dado por Helena Blavatsky como 'preparatório' e aquele transmitido por Alice Bailey como 'intermediário', ele disse que o terceiro conjunto de ensinamentos seria 'revelador'. No entanto, ele também pôs a condição de que este terceiro conjunto de ensinamentos só poderia ser dado se o resto do século [20] fosse dedicado "à reconstrução do santuário do viver humano ... à reorganização das estruturas do pensamento e da política mundial, além da redistribuição dos recursos do mundo em conformidade com o propósito divino. Então, e somente então, será possível levar adiante a revelação", disse.

A revelação pode chocar e confundir, e de fato pode queimar se a consciência não estiver adequadamente preparada para seu impacto, e apesar da luz cada vez mais intensificada do Novo Grupo de Servidores do Mundo, está claro que ainda há muito trabalho a ser feito antes que a humanidade esteja preparada para os efeitos de qualquer revelação dramática. Durante as duas últimas décadas do século 20 e as duas primeiras deste, a força separativa do 'individualismo possessivo' também se intensificou, minando seriamente as novas estruturas de pensamento e política mundiais que muitas nações começaram a construir após o final da Segunda Guerra Mundial. Consequentemente, a riqueza do mundo passou ainda mais para as mãos de poucos por meio do crescimento desenfreado do capitalismo financeiro. Isso é bem descrito como "a subordinação dos processos de produção à acumulação de ganhos monetários em um sistema financeiro", e sua ascensão à proeminência na economia global frustrou seriamente a distribuição mais equitativa dos recursos mundiais.

Essa reviravolta destaca a importância da meditação redentora sobre o dinheiro e sua reorientação para os canais espirituais. Todos os estudantes - começando no meio do segundo grau da Escola Arcana - são encorajados a participar desta meditação semanal. O Caderno IV de Leitura do Trabalho Mágico da Alma lista oito reconhecimentos que são necessários para tornar a meditação eficaz, um dos quais é o reconhecimento de que o dinheiro é um fenômeno de terceiro raio, enquanto a meditação é um esforço de primeiro raio. (Daí seu uso no domingo, que é condicionado pela força do primeiro raio de Vontade). Outro reconhecimento relacionado é que o dinheiro é energia cristalizada e só pode ser mobilizado por uma energia maior do que "deve ser fornecida pelo grupo".

Também, graças a uma apresentação feita por Sir John Kay, intitulada: Other People's Money: The Financialization of the Economy (O Dinheiro de Outras Pessoas: O Financiamento da Economia) (*) podemos obter uma compreensão mais profunda de como as 'forças cristalizadoras' estão impedindo o fluxo adequado do dinheiro. De maior interesse é seu último livro em parceria com Sir Paul Collier. Este livro tem o título surpreendente: Greed is Dead: Politics after Individualism (A Ganância Está Morta: política após o individualismo), e neste link você pode ouvir um diálogo esclarecedor de ambos sobre o assunto. (**) Os pensamentos e observações desses dois eminentes economistas indicam que a reconstrução do santuário da vida humana só foi adiada nas últimas décadas, mas não foi destruída.

Na busca pelos fatores esotéricos que levaram ao acúmulo de dinheiro nas mãos erradas, é significativo que três das cinco cidades que servem como Portais planetários que 'conduzem energia' para sua entrada na consciência humana também estão liderando centros financeiros globais. Nova York e Londres estão em primeiro e segundo lugar, respectivamente, e Tóquio recentemente caiu dos três primeiros lugares de acordo com um dos principais índices. Talvez isso possa nos motivar a intensificar nossos esforços no trabalho de meditação da lua cheia e lua nova quando visualizamos as energias contatadas se derramando através das entradas planetárias (Londres, Darjeeling, Nova York, Genebra e Tóquio) "irradiando a consciência de toda a raça humana"?

Quando escreveu este artigo, o Tibetano disse que não poderia revelar a relação dos centros planetários com os centros humanos a menos que houvesse amor suficiente presente na natureza humana para compensar o possível uso indevido da energia. No entanto, ele foi capaz de dizer o seguinte:

“As cinco cidades que são a expressão exotérica do centro esotérico de força, e através das quais a Hierarquia e Shamballa estão procurando trabalhar, são a correspondência, no corpo planetário, para os quatro centros acima da espinha e o centro ajna no corpo da humanidade e do homem individual. Em todos três casos são eles "pontos focais vitais ativos de força dinâmica" de maior ou menor alcance ... As cores, a medida matemática das vibrações superiores que emanam dos centros - individual e planetário - e a qualidade das energias (esotericamente compreendidas) devem ser objeto de investigação humana e autodeterminadas. As indicações e sugestões foram dadas na Sabedoria Antiga. O método mais lento de investigação é o mais seguro atualmente. Cedo, no século vindouro, aparecerá um iniciado e prosseguirá com este ensinamento.” (2)

Embora as condições mundiais necessárias para receber ensinamentos futuros do Tibetano ainda pareçam distantes, uma ideia do que pode vir quando chegar o momento certo está contida em uma declaração básica que irá - no próximo século - formar um pensamento-semente ou "som chave" para a próxima revelação da Sabedoria Eterna:

“A luz dos sete centros no homem (quando intensificada pela luz dos sete centros planetários) e os cinco reinos da natureza (7 + 5 = 12), mais as doze luzes do zodíaco produzirão uma consumação da eficácia da luz que tornará possível a expressão do todo. Isso, por meio da humanidade.” (3)

Relacionar as duas passagens acima fornece muito alimento para reflexão, e os estudantes de astrologia esotérica também podem estar interessados em ponderar sobre as "doze luzes do zodíaco" mencionadas em conexão com um artigo de T. Subba Row: O Zodíaco é um véu lançado sobre a cosmogênese (***). Para penetrar nos mistérios dos doze signos, a chave deve ser girada sete vezes de acordo com Helena Blavatsky, e T. Subba Row fez a primeira volta da chave para revelar uma grande verdade sobre a natureza do zodíaco.

Em suma, o pensamento-semente para a próxima revelação da Sabedoria Eterna refere-se ao destino da humanidade como um participante consciente no futuro processo criativo planetário, fundindo os muitos centros de luz dentro da aura da Terra em um único e elevado brilho. Mas cada vez que isso acontece, nossa maior preocupação então é a apropriação indevida da energia que passa pelos centros planetários, frustrando os planos da Hierarquia e do Cristo. Portanto, todos os domingos pela manhã, vamos nos unir ao maravilhoso trabalho redentor com energia financeira, e "visualizar o dinheiro como uma grande corrente de substância dourada que se afasta do controle das Forças do Materialismo e passa a ser controlada pelas Forças da Luz".

Em iluminado companheirismo grupal,

Grupo da Sede
ARCANE SCHOOL
Escola Arcana

_________

1. Os Raios e as Iniciações, p.255.
2. O Destino das Nações, p. 102-106
3. Astrologia Esotérica, p. 563

(*) https://www.youtube.com/watch?v=SX3E-CbY1uE
(**) https://www.youtube.com/watch?v=6PwuVryfW4k
(***) http://www.philaletheians.co.uk/study-notes/secret-doctrine's-proposition-1/subba-row's-twelve-signs-of-the-zodiac.pdf

Início