Reflexão esotérica sobre o princípio de liberdade

Estimado (a) condiscípulo (a)

Na carta deste mês da Escola continuamos a desenvolver nossa exploração do Princípio de Liberdade. Consideramos a 'liberdade' como é atualmente entendida, lutada e expressa por vários setores da humanidade, e aqui usaremos a imaginação criativa para tentar obter uma percepção interna da liberdade vivida pela consciência iniciática.

Lemos que o Princípio de Liberdade “fornece um 'caminho de poder' entre nossa Hierarquia e o distante Sol Sírio, e constitui o incentivo para o 'cultivo da liberação' ou liberdade, que motiva o trabalho dos Mestres de Sabedoria”. (1) A maior parte da humanidade irá percorrer este caminho para 'o centro cósmico' em um futuro muito distante, e embora o Tibetano tenha dito que pouco pode ser comunicado ao público em geral sobre isso, ele acrescentou: "Posso, contudo, contar-lhes certas coisas que podem tornar seu raio de alcance imaginativo ... criativamente proveitoso." (2)

Entre essas 'coisas' está esta descrição de um símbolo dado ao discípulo comprometido para estudar:

“... duas rodas entrelaçadas girando a grande velocidade, em direções opostas, e produzindo um todo unificado. Estas rodas, enquanto giram com grande velocidade ao redor de uma cruz de braços iguais, lançam chamas de cor azul elétrico. A cruz tem a cor alaranjada do fogo com um círculo de profunda cor verde esmeralda fulgurando no ponto central onde os quatro braços da cruz se encontram.” (3)

A essas imagens dinâmicas é adicionada uma descrição de como o próprio adepto se prepara para percorrer esse caminho. É chamado de duplo movimento rotativo e “dança rítmica sobre o quadrado”. E uma reinterpretação desse termo fornece uma forma eloquente de descrever o trabalho que a humanidade tem diante de si, que consiste em transformar “as energias que se cruzam no corpo etérico do planeta" de "uma rede de quadrados a uma rede de triângulos". No Livro das Revelações, o corpo etérico planetário é conhecido como" a cidade que permanece no quadrado", e o Tibetano nos informa que esse corpo etérico foi herdado de um antigo sistema solar, com a intenção de transformá-lo em uma rede de triângulos no sistema solar atual. (4)

Este trabalho de transformação planetária também pode ser visto no símbolo do Caminho para Sírio: as cores das rodas entrelaçadas de chama azul elétrico que representam a energia de amor-sabedoria do atual sistema solar entra em jogo com a energia laranja ígnea da cruz. No livro Cartas sobre Meditação Ocultista lemos que, "nos três mundos da evolução humana, a cor laranja da chama irradia tudo. Esta chama laranja emana do quinto plano [o plano da mente] ...". E no Tratado sobre Magia Branca: "A cor laranja e azul em um tempo distante vão se fundir". A esmeralda verde ígnea no centro da cruz representa a substância-força do último sistema solar, que a humanidade está transformando por meio de suas atividades no presente.

Do exposto, podemos ver como este símbolo pode ser aplicado ao trabalho que a humanidade está empreendendo para libertar "os 'prisioneiros do planeta' ... aquelas miríades de vidas dévicas que constituem o corpo prânico planetário". (5) A tecnologia desta era digital está ajudando a preparar essas vidas atômicas para o momento em que a mente coletiva da humanidade possa dançar ritmicamente com elas a fim de alcançar sua libertação. No momento, porém, a humanidade também é prisioneira do planeta, e a primeira tarefa é estabelecer corretas relações humanas em todo o mundo e se libertar da escravidão da forma. Como todos sabemos, ainda há muito a fazer nesse sentido, como lamenta o artista midiático Gottlieb Baruch:

“... o pedigree da tecnologia em trabalho forçado, escravidão e extrema disciplina e controle sobre outros seres humanos ... é um problema da civilização ... Nunca conhecemos uma civilização no sentido urbano moderno, cuja prosperidade, funcionamento básico , e, portanto, suas liberdades civis não tenham dependido de extrema disciplina, não apenas dos seres humanos, mas fundamentalmente da natureza subordinada ... Um olhar cuidadoso sobre como as tecnologias digitais funcionam abala as reivindicações de justiça e liberdade que constantemente nos é dito ser os princípios da sociedade humana, expondo a política em jogo. Isso é materialidade digital, além da operação robótica de transistores infinitesimais ... temos a subjugação disciplinada e ordenada de gerações de trabalhadores e suas famílias subordinadas à tarefa de fornecer um papel de abastecimento no glorioso embate do progresso tecnológico. " (6)

À medida que entramos na era de Aquário, a energia de seus dois governantes planetários, Júpiter e Urano, pode influenciar positivamente a transformação da forma como as tecnologias de informação e comunicação são usadas. Júpiter concede uma sensação de elevação e expansão, enchendo o coração de alegria e elevando a mente a novos horizontes. Urano fornece grande poder e energia organizadora para infundir essas qualidades no tecido etérico do planeta. Trabalhemos juntos para fortalecer esta visão e o surgimento da Humanidade Una com perspectivas sempre novas de liberdade.

Em iluminado companheirismo grupal,

Grupo da Sede
ARCANE SCHOOL
Escola Arcana

____________

1 - Os Raios e as Iniciações págs. 416-17
2 - Idem, pág. 413
3 - Um Tratado sobre o Fogo Cósmico, pág. 1260
4 - Telepatia e o Veículo Etérico, pág. 163
5 - Um Tratado sobre o Fogo Cósmico, pág. 1024
6 - Gottlieb Baruch, Digital Materialism, págs 1-2

Início