Março de 2022

A Revelação que a Humanidade Espera

Estimado (a) condiscípulo (a):

Este mês continuamos a refletir sobre a obra do Cristo preparando a humanidade para uma revelação iminente, uma revelação que “inaugurará uma nova era e definirá a nota para a Nova Religião Mundial”. Este aspecto da obra do Cristo começou na lua cheia de junho de 1946 e é descrito da seguinte forma:

“... preparar os povos em todos os lugares (se possível através de suas instituições religiosas regeneradas) para a revelação que a humanidade espera. Esta revelação está subjacente em todas as atividades e hoje absorve a atenção da Hierarquia... Para esta nova revelação Cristo está se preparando, assim como todos os membros da Hierarquia, desde o mais alto Chohan até o mais humilde discípulo aceito; o mesmo acontece com todos os Ashrams, e para isso (de uma maneira fraca e débil) os cristãos, os de outras religiões e as pessoas de mentalidade espiritual também estão se preparando”. (1)

Na religião cristã, 'revelação' é frequentemente associada às imagens sombrias e dramáticas do Livro do Apocalipse no Novo Testamento. No entanto, a revelação para a qual a Hierarquia está se preparando parece ter menos a ver com o apocalíptico e mais com a dinâmica criativa de um novo princípio ou verdade que, com o tempo, transformará o pensamento e o comportamento humano. Em Discipulado na Nova Era T. II encontramos um indício de sua possível natureza, ou melhor, a descrição dessa natureza, quando o Tibetano se refere aos 'Pontos de Revelação'. De interesse específico é o seu comentário de que o segundo Ponto de Revelação:

“... pode muito em breve ser expresso nos três mundos, porque os homens estão lentamente chegando a entender a natureza da vontade e o lugar apropriado e a devida realidade do sacrifício no esquema divino da revelação... Cristo pode agir e agora atua no plano átmico, encarnando em Si Mesmo o grande Ponto de Revelação, como manifestei nas palavras: A Vontade é expressão da Lei do Sacrifício”. (2)

Se o impacto desta frase não é o que poderíamos esperar de uma revelação tão importante, é porque ainda não foi "formulada em uma lei que a humanidade comum entenderá". De acordo com o Tibetano, "(simbolicamente falando) ainda está detido nas salas da Iniciação, e ... [será] ... expresso no plano físico - como uma lei compreensível - e sujeita a elucidação futura". (3) No entanto, Ele explica que esta revelação se refere à realização da necessidade básica da humanidade de 'santificar' a natureza astral ou emocional, e que ela "se manifesta como Vontade espiritual dinâmica e destrutiva... uma energia fluida, que pode ser dirigida para o plano do desejo onde e quando for contatado”. (4)

Embora apenas o discípulo iniciado possa conscientemente lidar com essa energia da maneira descrita, podemos detectar essa qualidade na energia que é transmitida através da aura coletiva do Novo Grupo de Servidores do Mundo? Um grupo mundial disciplinado e invocador como este pode suportar a alta vibração das energias associadas com a Tríade Espiritual com muito mais segurança e eficácia do que um discípulo individual. Como estudantes da ciência da meditação, podemos detectar a 'luz avançando do plano átmico' e passando pela aura do grupo da Escola Arcana durante meditações de alto poder, como as meditações da Lua Cheia e da Lua Nova, A Preparação para o Reaparecimento de Cristo (quinta-feira) e a meditação reflexiva para atrair dinheiro com propósitos hierárquicos (domingos)? Essas meditações grupais carregam um poder iluminado que, nas palavras do Tibetano, pode “destruir... a substância astral?”. (5)

A Vontade como aspecto da Lei do Sacrifício começa a reger quando a 'disciplina da renúncia' é praticada na vida pessoal, não através da doação de coisas, mas quando a vida é tomada por uma corrente de energia divina que inunda toda a natureza quando a realidade do quinto reino da natureza registra-se na consciência. Nas palavras de uma das Regras para a Iniciação grupal: Que o grupo conheça a vívida, flamejante, encharcante vida que inunda o quarto quando o quinto é conhecido. (6) É esta experiência que revela diretamente o verdadeiro significado do sacrifício – 'santificar' – e o estágio em que o estado de consciência humano se sacrifica completamente à alma para se tornar um canal desimpedido para o fluxo da força crística para o mundo. Certamente esta é a grande verdade por trás dos ritos sacramentais da Igreja cristã - quando, por meio de cerimônia e ritual, um ato simbólico é realizado - A criação de um canal de acesso para que 'a vida viva, flamejante e saturante' do quinto reino derrame em e através dos símbolos apresentados do quarto.

Uma apreciação mais completa da verdadeira natureza dos sacramentos tem o potencial de regenerar as instituições religiosas de acordo com o trabalho do Cristo, e isso é explorado na carta de abertura dos Três Festivais Espirituais que você receberá em breve. O Tibetano indicou que a Nova Religião Mundial surgirá quando todas as pessoas "de visão e pensamento inclusivos, que pertencem às 'igrejas' de todos os credos do mundo... de forma unida e com certa uniformidade cerimonial e ritual se unirem ao centro do poder espiritual”. (7) Consideraremos isso mais adiante na carta do próximo mês, no contexto do crescente poder do sétimo raio de Magia Cerimonial e Ritual.

Em iluminado companheirismo grupal.

Grupo da Sede
ARCANE SCHOOL
Escola Arcana

____

PS: Reconhecendo a profunda crise que se seguiu à invasão russa na Ucrânia, podemos afirmar que enquanto cada um dos estudantes está encontrando sua própria maneira de responder a este evento, o grupo pode servir melhor mantendo-se firme em sua orientação para o Plano e para humanidade para que possamos contribuir verdadeiramente para a criação de “um canal desimpedido para que a força crística flua para o mundo.

O papel de um grupo esotérico não é focar seu poder especificamente em uma área de crise planetária, pois isso pode até alimentar o conflito, mas sim trabalhar com as vias estabelecidas de energia planetária de forma mais geral para fortalecer a efetividade da luz da boa vontade onde quer que esteja. A eficácia de nosso trabalho e o poder de nosso serviço nos níveis subjetivos não surgem por meio de resposta emocional direta e reflexiva a eventos planetários angustiantes, mas derivam de desapego espiritual e alinhamento firme com os fluxos de energia “gerados pela Hierarquia, sob a inspiração do Propósito divino e direcionado para a realização do Plano”.

_________

1. A Exteriorização da Hierarquia, pág. 543
2. Discipulado na Nova Era, T. II, págs. 424-5
3. Idem, pág. 424
4. Idem, pág. 378
5. Idem, pág. 379
6. Os Raios e as Iniciações, págs. 128-9
7. Problemas da Humanidade, pág. 162

Início