A Nova Civilização e o Florescimento Criativo de Uma Nova Cultura
setembro 2022

Estimado (a) condiscípulo (a):

Como observado na carta de julho, ‘florescer’ é uma palavra que tem suas raízes metafóricas no reino vegetal: vem do latim florere “brotar, florescer”. Voltamos agora a esse pensamento para considerar o florescimento humano no contexto de 'Cultura', pois essa palavra também tem sua origem no reino vegetal: o preparo da terra, o ato de preparar a terra para culturas, do latim cultura 'uma colheita, agricultura'. (1) No espírito dessas definições, poderíamos definir o papel educacional da cultura como cultivar a mente para que as sementes da criatividade possam florescer.

Uma cultura de florescimento criativo é essencial para a evolução humana e social: a criatividade é a fonte compartilhada da qual brotam as artes, a educação, a inovação e o entretenimento. No entanto, nesta era impulsionada pelo mercado, surgiu o problema da diminuição da capacidade de identificar a qualidade da expressão criativa. Isso levou a uma constante mistura dos termos 'arte' e 'entretenimento', semeando muita confusão no público, nos estudantes, na mídia e nas instituições artísticas. O problema é habilmente descrito no título do livro, “O que vem a seguir? Criatividade na era do entretenimento” (What’s Next? Creativity in the Age of Entertainment). Sua autora, violista e empresária cultural Jan Karlin, escreve:

“À medida que nossa sociedade se tornou uma cultura de entretenimento, minimizamos nossa capacidade de desenvolver habilidades e soluções para um mundo em rápida mudança... A profundidade não é mais importante. Buscamos o prazer mais do que a substância, pois nossos hobbies são escolhidos por seu valor de entretenimento. Culinária, notícias, mídia, política, educação e artes - tudo evoluiu para entreter. Embora não haja nada de errado com entretenimento, o que se tornou um problema é o lugar central que o entretenimento ocupa em nossa cultura.

... A arte vive em uma qualidade de experiência que está além do objeto que se está atendendo. Na verdade, acho que o diferencial do entretenimento é que ele acontece dentro do que já conhecemos. Qualquer que seja a nossa reação subjacente (rir, chorar, ficar empolgado), o entretenimento diz: 'Sim, o mundo é do jeito que você pensa que é'. O entretenimento confirma isso. E isso nos faz sentir muito bem. "Pagarei muito dinheiro para que pessoas altamente qualificadas criem expressões maravilhosas da minha visão de mundo." É empoderador e divertido. Pelo contrário, a arte acontece fora do que já conhecemos. Inerente à experiência artística é a capacidade de expandir nosso senso do que o mundo é ou do que poderia ser. Esta incrível capacidade imaginativa e empática do ser humano proporciona a experiência artística”. (2)

Jan Karlin explora maneiras pelas quais a 'Era do Entretenimento' pode se tornar a 'Era da Criatividade' e, mais importante, ele o faz expandindo o estudo da criatividade para todas as áreas do sistema educacional. Tal pensamento transformador certamente merece apoio esotérico: o serviço grupal prestado no espírito dos escritos do Tibetano sobre os grupos-semente na Nova Era:

“Juntos e como grupo podem estabelecer os ideais e desenvolver as técnicas e métodos das novas escolas de pensamento que determinarão a nova cultura; juntos e como um grupo, podem trazer essas ideias e ideais para a consciência das massas, de modo que as escolas de pensamento e as religiões mundiais possam se fundir em uma só, e a nova civilização possa emergir. Será o produto da fusão mental e emocional das técnicas da Era de Peixes, e assim produzirá uma eventual manifestação no plano físico do plano de Deus para o futuro imediato. Esta é a visão que está por trás do experimento que está sendo realizado nos novos grupos-semente.” (3).

Aqueles que são atraídos para esta área de serviço podem encontrar muita inspiração no caderno "Escola Arcana: Serviço ao Plano: Cultura e Arte". Este livreto também ajudará a preparar a mente do grupo para o seminário Boa Vontade Mundial no final de outubro: Em busca de uma nova cultura: perspectivas sobre o florescimento humano. Escolhemos este título porque a busca por uma nova cultura parece imperativa neste momento, não só da globalização política e econômica, mas também da globalização cultural, fenômeno que tem sido descrito da seguinte forma:

“... a transmissão de ideias, significados e valores por todo o mundo, de forma a ampliar e intensificar as relações sociais. Esse processo é marcado pelo consumo comum de culturas difundidas pela Internet, meios de cultura popular e viagens internacionais. Isso foi adicionado aos processos de troca de mercadorias e colonização que têm uma história mais longa de disseminação de significado cultural em todo o mundo." (4)

Alguns analistas pensam que essa tendência está levando à redução da diversidade cultural, pois as culturas locais são "transformadas ou absorvidas por uma cultura externa dominante", e que, em teoria, isso poderia levar à "quebra de barreiras culturais" e a assimilação global de uma única cultura” (5). Embora seja claro que há influências homogeneizadoras, estas parecem ser predominantemente no campo da mercadoria e do entretenimento; no entanto, a tendência destaca a necessidade de a humanidade se mover em direção a tipos mais significativos de criatividade para garantir que a vasta diversidade de qualidades e potências do Plano Divino que busca expressão através da consciência humana não seja frustrada. O fator geográfico da cultura é de considerável importância aqui, pois as culturas locais são o produto da interação humana com grupos específicos de vidas dévicas. Cada região da terra, seu terreno, fauna e flora, tem suas próprias qualidades e potências dévicas únicas que inspiram a criatividade humana. Neste período de transição para uma nova comunidade global, a humanidade deve descobrir o ponto certo de tensão criativa entre a cultura local e global e sintetizá-los de forma a enriquecer a qualidade do todo.

Isso nos traz de volta à diferença qualitativa entre arte e entretenimento, que é determinada pela localização do ponto de tensão que gera na psique humana. A meta para a humanidade é a elevação coletiva da consciência da natureza emocional para a intuição através de um ponto de tensão no plano da mente. O papel da cultura espiritual, local e global, é preparar a consciência para essa transformação, por meio de um engajamento mais proativo com as artes, humanidades e ciências sociais. A humanidade hoje precisa de uma nova cultura dinâmica, que realmente se cultive, e isso é alcançado cultivando a mente para que as sementes da criatividade possam florescer.

Na luz do trabalho grupal,

Grupo da Sede
ARCANE SCHOOL
Escola Arcana

_________

1. Online Etymology Dictionary
2. Jan Karlin, What’s Next? Creativity in the Age of Entertainment, pp 16 e 106.
3. A.A. Bailey, A Exteriorizaçao da Hiearquia, pp 29-30.
4. Cultural Globalization, Wikipedia Ver tambiém Cultural Globalization, Encyclopaedia Britannica.
5. Cultural homogenization, Wikipedia

Início