A Sabedoria Eterna na era da desinformação
outubro 2022

Estimado (a) condiscípulo (a):

Pontos de tensão sempre se desenvolvem na interface entre o esotérico e o exotérico, entre o que está oculto e o que é revelado. De acordo com isso, à medida que avançam os planos de exteriorização da Hierarquia Espiritual, certamente um ponto superlativo de tensão está se desenvolvendo na interface entre os mundos visível e invisível e se registrando em partes da consciência coletiva. Percebe-se algo misterioso, indefinível, algo que em alguns está gerando "um sentimento esperançoso de expectativa" e, em outros, um sentimento de desconfiança e ansiedade, e também há aqueles que oscilam entre esses dois estados.

Nos dois últimos casos, talvez pudéssemos encontrar um fator que contribuiu para o rápido aumento das teorias da conspiração nas últimas décadas: a sensação de que indivíduos e grupos secretos e poderosos buscam secretamente controlar a ordem política e social. Claro, existem e existiram ao longo da história conspirações em que indivíduos e grupos poderosos e egoístas conspiraram com outros para alcançar seus fins ilícitos, e alguns argumentam que existem pequenos grupos ou elites que estão cada vez mais definindo a agenda global. No entanto, não é isso que nos interessa aqui, mas o fato de que, com a onipresença da Internet e das redes sociais, o grande número de teorias da conspiração que vêm à tona fizeram com que o 'conspiracionismo' se tornasse um importante campo de pesquisa e debate nas muitas áreas, desde ciências políticas e sociais até psicologia, filosofia e religião. E o que surpreende muitos pesquisadores é que o fenômeno está crescendo em paralelo com o movimento da Nova Era.

Em um trabalho de pesquisa publicado em 2011, os sociólogos Charlotte Ward e David Voas cunharam o termo "Conspiritualidade" para descrever uma combinação de espiritualidade e conspiração que surgiu nos últimos tempos. Eles basearam isso principalmente em duas convicções: primeiro, que um grupo secreto controla secretamente, ou está tentando controlar, a ordem política e social e, segundo, que a humanidade está passando por uma "mudança de paradigma" na consciência, uma convicção nas raízes do movimento da Nova Era. Os proponentes acreditam que somente agindo de acordo com uma visão de mundo do 'novo paradigma' pode se evitar a ameaça de uma nova ordem mundial totalitária.

Imediatamente reconhecíveis nesta visão de mundo são os elementos distorcidos da literatura esotérica ocidental, incluindo os escritos do Tibetano sobre tópicos como a iniciação da humanidade na Nova Era, a vindoura "nova ordem mundial" e o funcionamento da Hierarquia Espiritual, o "governo" do planeta. Em artigo no Journal of Contemporary Religion, dois estudiosos da religião e do esoterismo contemporâneos exploram o fenômeno da Conspiritualidade no contexto das tradições esotéricas ocidentais, concluindo que, nessa perspectiva, o fenômeno não é, de fato, nem novo nem surpreendente. Eles veem isso como um resultado previsível do "ambiente de culto", uma cultura subterrânea onde "verdadeiros buscadores saboreiam o conhecimento oculto, esquecido e proibido". Dentro deste meio, as ideias e as lealdades mudam à medida que os indivíduos se movem entre grupos vagamente organizados, mas o meio maior persiste em oposição à cultura dominante. As raízes dessa cultura, eles afirmam, se estendem profundamente na história do esoterismo ocidental.

Tanto o artigo original sobre a conspiritualidade quanto o documento que a critica contêm perspectivas lúcidas sobre o fenômeno, mas há um poderoso fator subjetivo que deve ser acrescentado à mistura. É a potência das formas-pensamento que foram construídas e animadas por estudantes da tradição esotérica ocidental desde o século 19 e início do século 20, particularmente pelos ensinamentos do Tibetano com suas instruções detalhadas sobre a construção de formas-pensamento através dos processos da magia branca. Embora essas formas-pensamento tenham grande poder para o bem, seus reflexos distorcidos indubitavelmente existem no plano astral, assim como as formas-pensamento astrais dos Mestres de Sabedoria povoam este reino e enganam e iludem muitos buscadores espirituais bem-intencionados.

Como estudantes dos ensinamentos do Tibetano, concordamos com a premissa básica de que há um grande problema na forma do "mal no mundo" que deve ser superado, e que uma nova espiritualidade é necessária para ser salva disto: um "novo paradigma do panorama mundial despertado” que pode inaugurar uma mudança global na consciência. No entanto, quando esse ponto de vista é distorcido pelas lentes embaçadas das teorias da conspiração, essa grande causa perde credibilidade junto ao público inteligente. O despertar espiritual que está ocorrendo em todo o planeta é minado pela ignorância e falta de compreensão do Plano Divino, da Hierarquia Espiritual e da “natureza das forças que estão controlando a evolução e seus agentes dirigentes”. Este era um imperativo no momento em que o Tibetano ditou seu ensinamento, o que ele deixou claro nesta passagem de O Destino das Nações:

“... devido à ampla educação das massas e aos muitos meios de propaganda mundial, essas massas estão pensando de forma independente ou estão pensando conforme dirigido pelas mentes poderosas em todos os lugares que se encontram e que procuram controlar os eventos mundiais. Daí a dificuldade crescente do problema e que é tão difícil para os Senhores do Caminho da Mão Esquerda quanto para a Grande Loja Branca. Este é um ponto que você deve considerar e descobrir as implicações.

... O principal requisito, portanto, neste momento, é a rápida educação das pessoas no Plano e na natureza das forças que estão controlando a evolução e seus agentes dirigentes. O fato da Hierarquia deve ser anunciado em termos inequívocos, despertando assim o interesse público, a investigação pública e o reconhecimento público. No processo de fazer isso, muito se aprenderá sobre o grupo equilibrador de iniciados e adeptos que trabalham inteiramente com o lado material da vida e em quem (para este grande ciclo mundial) o aspecto amoroso da alma permanece totalmente subdesenvolvido, enquanto a mente na natureza está se expressando poderosamente. Se você estudar o que eu dei anteriormente para algumas das expressões superiores e inferiores dos raios, você verá como esses dois campos de atuação - o da Hierarquia, animado pelo amor e o do pólo oposto, a Loja Negra, trabalhando inteiramente através da mente e da substância - estão engajados e seu relacionamento próximo emergirá. Você perceberá então que a margem de diferença é muito pequena e deve ser encontrada apenas na intenção, no propósito subjacente e nos objetivos concretos que esse grupo de trabalhadores materiais se estabeleceu. O principal instrumento da Loja Negra é o poder organizador da mente e não a influência coerente do amor, como é o caso dos Mestres de Sabedoria. No entanto, no processo natural de evolução da forma, esses trabalhadores do lado mais sombrio da vida têm sua função útil.” Pág 36/37)

Como esse "requisito importante" de educar espiritualmente o público em geral não ocorreu, a maneira como o trabalho dos "Senhores do Materialismo" também é ignorado, e isso provavelmente é um fator na popularidade generalizada das teorias da conspiração centradas na adoração satânica sugerida e no abuso dos rituais por aqueles em posições de poder. No fenômeno da conspiritualidade em rápido crescimento, temos uma representação distorcida da simples escolha da humanidade entre uma visão espiritual e uma visão materialista do futuro, então um dos desafios neste período de confusão é saber no que acreditar numa era de desinformação. Como disse um pesquisador das humanidades digitais: “O nexo particular entre informação visual e crença política tornou-se um dos desafios mais espinhosos para a verdade. Vivemos em um mundo extremamente visual onde navegamos pelas redes sociais, buscadores, plataformas, interfaces, ícones, memes e smartphones. Apesar do fato de navegarmos por informações visuais em um ritmo surpreendente, não desenvolvemos alfabetização nacional para desmascarar a desinformação.” (1)

Todos os seres humanos são continuamente confrontados com os dois grandes polos psicológicos da dúvida e da confiança, e em qualquer instância ou circunstância específica cada um de nós tem que decidir em que acreditar. Nestes tempos confusos em que a desinformação é generalizada, há uma necessidade urgente de saber como verificar a fonte e o conteúdo do nosso conhecimento. Quão abertos estamos para revisar e mudar nossa posição se novas evidências vierem à luz? O que é importante para nós como estudantes da Sabedoria Eterna e, em particular, dos escritos do Tibetano, é que não nos juntemos à miragem que mantém muitos buscadores genuínos em cativeiro. É aqui que vemos a importância da observação imparcial e da discriminação para separar a verdade da falsidade no campo do conhecimento, ou como alguns estudiosos chamam de "vigilância epistêmica". Isto é vital se quisermos ter alguma esperança de esclarecer a opinião pública de acordo com a visão do Tibetano. O tema do nosso próximo seminário da Boa Vontade Mundial: Em Busca de uma Nova Cultura nos dá a oportunidade de abordar nesta carta aspectos do lado esotérico da cultura, ou o que o historiador e teórico cultural Christopher Partridge chama de Occulture. O esoterismo está destinado a prosperar na Nova Era e se tornar parte integrante de sua cultura. Em preparação para isso, grupos esotéricos são desafiados a ajudar a erradicar o glamour que permeia alguns aspectos do pensamento da Nova Era e a educar o público sobre a natureza do Plano e “as forças que estão controlando a evolução e seus agentes dirigentes.”

Em companheirismo grupal,

Grupo da Sede
ARCANE SCHOOL
Escola Arcana

_________

1. Matthew N Hannah, Conspiracy of Data: QAnon, Social Media, and Information Visualization.

Início