A força da Vontade Divina na mente intuitiva da humanidade
Janeiro 2023

Estimado (a) condiscípulo (a):

Nesta primeira carta do Ano Novo, continuamos a explorar a relação entre cor e consciência. Devemos sempre ter em mente que no ensinamento esotérico sobre cores, muitas telas são usadas para evitar que os despreparados atraiam muita força para os veículos da personalidade. Nos ensinamentos sobre cores contidos em Cartas sobre Meditação Ocultista, lemos: "Torna-se óbvio, por conseguinte, por que é tão frequentemente enfatizado não ser de valia o manas inferior, em se tratando de assuntos esotéricos. Somente aquele que tem uma visão superior em processo de desenvolvimento pode esperar obter atingir alguma medida de discriminação acurada." (1). Portanto, abordamos este assunto de forma especulativa e simbólica, oferecendo alguns pensamentos para reflexão à luz da mente grupal. Mas, nada mais.

Na carta de dezembro notamos que, pela fusão da intuição e do intelecto, brilha na aura o amarelo-alaranjado, duas cores que representam os princípios búdico e manásico, respectivamente. Isso nos leva a considerar o princípio átmico, pois atma-budi-manas são as três energias essenciais da alma, que juntas são conhecidas como a Tríade Espiritual. Enquanto "o verde da atividade" predomina no plano átmico, "cores complementares podem ser mencionadas em livros de ocultismo em termos recíprocos. O vermelho pode ser chamado verde, e o laranja poderá ser chamado azul." (2). Portanto, como o princípio Átmico representa a energia mais elevada da alma, a Vontade Espiritual, podemos explorá-lo em termos de vermelho, a cor do primeiro raio da vontade ou poder.

Aqui é relevante o comentário de Helena Blavatsky sobre a aura de um iogue em meditação profunda. Nesse estado, as cores associadas aos 'princípios' do Quaternário inferior desaparecem e são substituídas por “... vibrações vagamente perceptíveis do princípio PraSa [sopro de vida] de tonalidade dourada e uma chama violeta (*) com raios dourados se espalhando que projetam para cima da cabeça, na região onde repousa o Terceiro Olho, e culmina em um ponto... A tonalidade dourada é a essência dos três tons amarelos do vermelho-alaranjado ao amarelo-laranja e amarelo.... O Yogi vive em seu próprio corpo áurico e agora se torna o veículo de Budi-Manas” (3).

A aparência sutil do vermelho sugere a mais alta energia da Tríade Espiritual, atma, a força da vontade divina. E ao contemplar esta cor em termos de força, podemos sentir como sua beleza vívida nos planos superiores é muito diferente de como ela é percebida pelo sentido físico da visão. Para revelar a "força do vermelho", podemos aplicar a técnica de numerologia esotérica descrita em Os Raios e as Iniciações, que traduz R.E.D (vermelho em inglês) como 9.5.4.

Enquanto 9 é "o número da iniciação ou de Shamballa", 5 é o número associado ao raio da mente e ao princípio manásico (laranja), e 4 é o número do "raio da intuição" e do princípio búdico (amarelo). Podemos levar isso adiante se primeiro somamos os números 9.5.4., que dá 18 (**) (duas vezes 9) e então somamos os dois números, que dá novamente '9'. Isso representa a qualidade energética geral da palavra. Portanto, o vermelho está fortemente conectado com Shamballa ou a força iniciática sobre a qual o Tibetano escreve: "O objetivo de todo o processo iniciático é permitir que a humanidade entenda a vontade ou propósito da Deidade e se identifique com ela." Portanto, devemos concluir que, em seu estado mais puro, o R.E.D. representa a energia iniciadora de Shamballa atuando na mente intuitiva da humanidade.

Nossa investigação sobre a natureza da vontade por meio da cor adiciona ao grupo pensamento-forma construído durante o webinar Lucis Trust em dezembro no: A Serviço do Plano - Departamento de Psicologia. A primeira parte do webinar foi baseada na carta da escola de dezembro, destacando a relação antecipada entre a cor e a psicologia do futuro. Incluiu o uso da fórmula/símbolo esotérico "O Sol sobre o Quadrado", que se refere ao trabalho oculto com cores para ajudar a purificar a aura do quarto reino da natureza. A segunda sessão teve como tema a Psicossíntese concebida por Roberto Assagioli, um de cujos conceitos centrais é a evocação da Vontade para alcançar a integração e a síntese com o Ser e com o Todo:

“O Dr. Assagioli... enfatizou a importância do 'impulso humano em direção à totalidade' e o anseio e esforço por uma experiência mais autêntica e verdadeira do Ser, e reconheceu o potencial de desenvolvimento inerente a esse impulso. E à medida que essa conexão consciente com o Self se torna mais integrada, o relacionamento inevitavelmente se estende além do pessoal em direção a um senso de conexão e responsabilidade pelo ‘todo maior’…” (4).

Este humano 'impulso para a totalidade' que está relacionado com a vontade de sacrifício, cujo significado raiz é Sacer: tornar "sagrado" ou completo. E isso nos leva a uma declaração reveladora feita pelo Tibetano: A Vontade é uma expressão da Lei do Sacrifício. Exploramos esse "ponto de revelação" até certo ponto na carta da escola de março de 2022, que estabelece as bases para o trabalho que temos pela frente no intervalo superior de 2023 e na Conferência da Escola Arcana deste ano, cuja tônica será: Que o grupo afirme a Vontade como uma expressão da Lei do Sacrifício.

Em companheirismo grupal iluminado,

Grupo da Sede
ARCANE SCHOOL
Escola Arcana

_____________

1. Cartas sobre Meditação Oculta, p. 208
2. O mesmo. pág. 207
3. H.P. Blavatsky, The Roots and Color of Sound, Collected Writings, Vol XII, p. 565
4. O que é Psicossíntese? Site do Instituto de Psicossíntese
* - Enquanto o amarelo é a cor do princípio búdico, o plano búdico é "peculiarmente o plano da cor violeta, apesar do fato de que todas as cores encontram seu lugar ali". Isso pode ter relevância para sua aparição na aura do iogue, tema que está sendo explorado.
** - O número dezoito também representa "os dezoito subplanos, o grande campo da evolução humana". Ver Os Raios e as Iniciações, p. 100, Psicologia Esotérica, Volume II, p. 153, e Astrologia Esotérica, p. 427.

Início