Revelação Científica e Uma Nova Visão de Síntese
Setembro 2024

Nosso foco na economia global tem destacado o problema persistente das "buscas materiais" e dos excessivos "desejos aquisitivos" da humanidade. Mas qual é o antídoto para isso e como o pensamento da humanidade pode ser redirecionado para a construção de uma civilização global e de uma cultura espiritual? De alguma forma, nas mentes das pessoas inteligentes e pensantes, uma nova visão precisa se enraizar, dando um profundo senso de propósito divino; mas isso pode exigir a ajuda de uma revelação científica de algum tipo, por exemplo, uma que indique que o nascimento de nosso planeta não foi acidental, mas o trabalho de uma grande Inteligência cósmica.

De fato, Rudolf Steiner demonstrou essa possibilidade há muito tempo no laboratório geológico de Ferdinand von Hochstetter na Universidade Técnica de Viena. A descrição do experimento é um tanto vaga, mas basicamente Steiner e seus colegas produziram uma substância contendo enxofre, entre outras coisas. Por meios não revelados, cada um dos membros da equipe projetou parte dessa substância de diferentes partes do laboratório para um ponto central comum. O resultado foi o seguinte:

"...surgiu um pequeno globo com todos os tipos de colinas que curiosamente se assemelhavam à Lua vista por um telescópio. Assim, naquela época, no laboratório de geologia de Hochstetter, foi realizado um experimento por meio do qual uma pequena Lua foi criada... Acima de tudo, foi possível perceber que um corpo cósmico não precisa se originar de um gás, mas pode, na verdade, ser lançado de todos os cantos do universo. Também não podemos explicar nossa Terra de outra forma a não ser por ter sido lançada do universo. " (1)

O uso do enxofre nesse experimento é notável porque ele é um dos três princípios da alquimia, juntamente com o sal e o mercúrio; de acordo com Steiner: "é ao longo dos caminhos do enxofre que o Espiritual atua no domínio físico da Natureza". A ciência moderna está começando a considerar o possível papel do enxofre na origem da vida na Terra [*], mas como as substâncias que contêm enxofre poderiam ter sido "lançadas do universo", como afirma Steiner? Uma possível resposta pode ser encontrada em algumas das belas imagens tiradas por telescópios espaciais. Ao contrário do pensamento convencional, muitas delas revelam estruturas elétricas no espaço onde a substância-energia foi acelerada em direção ao seu centro e organizada para formar uma estrela. [**].

Nosso Logos planetário parece ter criado a Terra de maneira semelhante, gerando um campo elétrico para moldar a substância-energia de acordo com Sua forma-pensamento cósmica.

É interessante notar que Steiner descreve a verdadeira forma da Terra [presumivelmente sua forma etérica] como um tetraedro. Em vez de se formar a partir de uma bola de gás e poeira que se condensava lentamente, a Terra foi criada pela projeção de quatro triângulos de substância-energia em um centro comum. Lá, eles foram fundidos em uma pirâmide arredondada por um "grande Mestre Geômetra... [que]... empurrou a Terra de fora para dentro para aglomerá-la". Muitos dos vulcões do mundo se encontram ao longo das linhas que formam esse tetraedro subjacente, marcando as bordas dos triângulos fundidos que o compõem. O breve vídeo a seguir mostra como um tetraedro arredondado pode ser formado de forma bastante natural pela aplicação de uma força externa. [***]

Embora seja improvável que essa explicação da formação da Terra seja aceita por um longo tempo, o nascimento de galáxias e estrelas por meio de um processo de organização elétrica já foi reconhecido por alguns cosmólogos pioneiros, de acordo com a previsão do Tibetano para esta época:

"Uma das descobertas iminentes será a do poder integrador da eletricidade, pois ela produz a coesão no interior de todas as formas e sustenta toda a vida na forma durante o ciclo de existência manifestada. Produz também a união dos átomos e dos organismos dentro das formas, construindo, assim, aquilo que é necessário para a expressão do princípio da vida." (2)

Atualmente, os experimentos da SAFIRE estão revelando a capacidade de organização dos campos elétricos e, curiosamente, seu vídeo sobre transmutação [****] descreve como o enxofre foi um dos vários elementos que se materializaram espontaneamente como esferas com características de superfície "tectônica", exatamente como no experimento de Steiner. Esse tipo de pesquisa é fundamental para construir uma ponte entre a ciência exotérica e a esotérica por meio do que poderíamos chamar de Eletrogênese. Atualmente, esse termo descreve "a capacidade biológica de gerar campos elétricos", conforme demonstrado em alguns gêneros de peixes, como a enguia elétrica, que pode gerar uma descarga de até 600 volts. No entanto, assim como os próprios deuses, o ocultista iniciado tem o poder de demonstrar a correspondência mais elevada desse fenômeno: a geração inteligente e a organização de campos elétricos nos éteres mental, emocional e físico por meio dos quais as formas-pensamento são conscientemente precipitadas em manifestação.

A crescente percepção de que há um poder de organização elétrica em ação em todo o cosmos "construindo o que é necessário para expressar o princípio da vida" certamente abrirá a imaginação coletiva da humanidade para uma nova visão de síntese e ajudará a realinhar o planejamento humano com o propósito Divino. De fato, um dos fatores espirituais necessários para a transformação do planejamento humano é descrito em Psicologia Esotérica como a qualidade da visão oculta. Ela começa a condicionar a consciência:

“.... quando um homem consegue atuar como alma e dirigir o olho interno desenvolvido para o mundo externo dos fenômenos e para o mundo interno da realidade, pode então começar a perceber o verdadeiro objetivo e propósito de Deus e obter um breve vislumbre do próprio padrão de Deus e do Plano que tão voluntariamente condiciona a Sua própria Vida, para o qual é essencial o Eterno Sacrifício do Cristo Cósmico.... na medida em que os homens começam a responder à tendência em direção à síntese, e a reagir ao divino Princípio da coesão, para que (estimulados pela sua relação grupal) possam sentir conjuntamente a visão e reagir ao Princípio de Continuidade.” (3)

Com esses pensamentos em mente, podemos olhar com confiança para uma época de Reforma Mágica; uma época em que os fogos da síntese rejuvenescem a consciência humana com esperança e alegria, e a ciência e a religião se unem como "os dois pilares do portal pelo qual a alma humana entra no mundo onde reside a divindade". A revelação está esperando pacientemente que a humanidade crie as condições cármicas certas para seu amplo reconhecimento. Será que a expressão geral de boa vontade por parte da maioria dos cidadãos do mundo é suficiente para fazer a diferença? Se sim, a revelação iminente sobre a eletricidade pode ser ainda mais profunda, conforme relatado por Helena Blavatsky em "Isis Sem Véu":

"Alguns anos antes, em 1856, o então famoso Dr. Jobard, de Paris, apresentou o mesmo conceito de éter que mais tarde foi apoiado pelos autores de The Invisible Universe. Para o espanto do mundo científico, o Dr. Jobard disse a esse respeito: 'Acabei de fazer uma descoberta que me assusta. Há dois tipos de eletricidade: uma cega e grosseira... a outra racional e CLARIVIDENTE! ... A esfera elétrica ou eletricidade globular envolve um pensamento que desobedece a Newton e Mariotte para se mover como quiser... Nos anais da Academia há mil provas da INTELIGÊNCIA do raio elétrico... Mas sinto que estou sendo muito indiscreto. Um pouco mais e darei a chave que nos levará à descoberta do espírito universal." (5)

Em companheirismo grupal,

Grupo da Sede
ARCANE SCHOOL
Escola Arcana

_____________

1. Rudolf Steiner, The Evolution of the Earth and Man and The Influence of the Stars. (A Evolução da Terra e do Homem e a Influência das Estrelas).
2. A.A. Bailey. Psicologia Esotérica, T. I, págs. 373-4
3. A.A.Bailey, Psicologia Esotérica, T. II, págs.. 238-240
4. Pupin, Michael, The New Reformation, p.217
5. H.P.B. Blavatsky, Isis sin Véu, p. 267

[*] https://scitechdaily.com/sulfurs-secret-role-in-the-origin-of-life-scientists-unveil-prebiotic-secrets/

[**] https://www.youtube.com/watch?v=AXtpFNYu-sE

[***] https://www.youtube.com/watch?v=GKvT1lRWhE0

[****] https://aureon.ca/science

Início