Navegação

DOZE FESTIVAIS ESPIRITUAIS


CAPRICÓRNIO

Nota Chave para Capricórnio
"Perdido estou na luz divina, e no entanto volto as costas a essa luz."

Capricórnio guarda o segredo da alma, o segredo da glória oculta, revelada ao discípulo no ponto culminante da terceira iniciação, a transfiguração da personalidade pela alma no topo da montanha. Mas essa revelação só pode ocorrer como o resultado do esforço, da capacidade de superar as limitações da personalidade para persistir no caminho ascendente, apesar de obstáculos e dificuldades. Não há nenhuma maneira fácil para um indivíduo libertar-se de suas próprias limitações do egoísmo e da separatividade, e não há atalhos. É um processo longo e doloroso em que aprendemos, eventualmente, por experiência pessoal, que a autodisciplina, o autocontrole e o autossacrifício formam os alicerces do discipulado.

Com esse fundamento a superestrutura de um amoroso e responsável modo de vida, refletindo os valores da alma, pode, eventualmente, se desenvolver. Este crescimento na consciência torna-se o caminho de iniciação, o caminho para o topo da montanha, em direção à luz celestial que revela a alma como o Eu real, o Plano como a responsabilidade do discipulado, e a Hierarquia espiritual do planeta como o centro de amor no qual a iniciação admite o discípulo aceito. Capricórnio é, portanto, o signo proeminente de iniciação.

PALESTRA SOBRE O FESTIVAL DE CAPRICÓRNIO

O texto que segue foi uma palestra proferida por um membro da equipe da Sede de Lucis Trust em reuniões públicas. O objetivo destas breves conversas é preparar e semear a mente grupal para o verdadeiro trabalho a ser feito - meditação grupal. Essa conversa pode ser usada por indivíduos e grupos que desejam cooperar com este serviço.

Boa noite a todos, e bem-vindos ao nosso grupo de meditação no signo de Capricórnio. O pensamento semente para nossa meditação hoje é "Perdido estou na luz divina, e no entanto volto as costas a essa luz". Tal como acontece com outros pensamentos sementes, vemos uma ideia extraordinariamente profunda expressada em palavras simples e comuns - com uma exceção, neste caso - "supernal". (1) Meu primeiro pensamento ao ver esta frase incomum, "luz suprema", foi que significava simplesmente luz de brilho excepcional: e este é certamente um significado que poderia ter. Mas acontece que "suprema" tem outro significado que é mais revelador - é um equivalente poético ou literário para "celestial" ou "celeste", porque ele é derivado de "super", que significa "acima" Como tal, o seu oposto é "infernal", derivado de "infernus", que significa "abaixo". Assim como "supernal", "infernal" adquiriu outro significado, tornando-se associado com a ideia de inferno, e, portanto, com os fogos mais baixos da matéria, fogo por fricção - levando ao termo "inferno". Portanto, esta frase intrigante, "luz suprema", define-se, implicitamente, uma oposição entre duas esferas ou reinos de existência - um reino celestial de pura luz, e um infernal de abrasadora escuridão.

Agora, em nossos momentos de maior desgosto, pensemos em algumas das circunstâncias mais difíceis da vida como infernal, provavelmente não veremos toda a vida nos três mundos desta maneira. No entanto, se olharmos do ângulo do Anjo Solar, a Alma, que é em Si um Ser de Luz, este quadro começa a se mostrar mais plausível. Na quinta Regra para Solicitantes, lemos: "Que o solicitante cuide que o anjo solar apague a luz dos anjos lunares, permanecendo o luminar único no céu microscópico." (Iniciação Humana e Solar. P.195) Assim, a responsabilidade de transmitir luz superior para os reinos inferiores é claramente indicada. Esta é a grande obra de redenção que nós, como Anjos Solares, nos inscrevemos, em tempos passados. Uma imagem mais detalhada de parte deste processo é dada na nota chave para a Aproximação com a Hierarquia na Lua Cheia, que pode ser encontrada no esboço desta meditação:

“Aquele que volta o rosto para a luz e permanece no seu esplendor fica cego para os assuntos do mundo dos homens e entra no Caminho Iluminado que leva ao Grande Centro de Absorção. Mas aquele que sente a necessidade de entrar nesse caminho e ama seu irmão que se encontra no caminho obscuro gira sobre o pedestal de luz e volve na direção oposta. Dirige seu rosto para a obscuridade e, então, os sete pontos de luz dentro de si mesmo irradiam a luz para o exterior e eis que os rostos daqueles que estão no caminho obscuro recebem essa luz. Para eles o caminho já não está tão escuro. Por trás dos guerreiros, entre a luz e a obscuridade, resplandece a luz da Hierarquia”.

Esta nota chave faz referência à de Capricórnio que nos lembra do ato de sacrifício de se afastar da luz superior para enfrentar mais uma vez os reinos da obscuridade, dos quais temos nos elevado. Também dá ênfase ao papel ativo que os discípulos devem desempenhar no processo de transformar a luz em formas úteis nos três mundos.

Antes de aprofundar ainda mais nos mistérios da recepção e da transmissão de luz, façamos uma pausa por alguns momentos, e então entoemos juntos a Afirmação do Discípulo:

Sou um ponto de luz dentro de uma Luz maior.
Sou um fio de energia amorosa na corrente do Amor divino.
Sou um ponto de Fogo sacrifical focalizado na ardente Vontade de Deus.

E assim permaneço.

Sou um caminho pelo qual os homens podem alcançar a realização.
Sou uma fonte de força que lhes permite permanecer.
Sou um feixe de luz que ilumina seu caminho.

E assim permaneço.

E permanecendo assim, revolvo.
E trilho desse modo os caminhos dos homens.
E conheço os caminhos de Deus.

E assim permaneço.

OM

A Luz, até mesmo como um fenômeno puramente físico, é onipresente. Isto pode parecer uma coisa estranha de se dizer quando olhamos para o céu à noite, vendo pequenos pontos de luz cercados pela escuridão. E quando vemos fotos tiradas do espaço, esta escuridão parece ainda mais absoluta. Mas isso é simplesmente porque a luz não ilumina o espaço vazio à medida que viaja através dele. Se ela fizesse isso, todo o céu estaria em chamas. O universo inteiro é assim cheio de energia luminosa invisível, que só se torna visível quando encontra algum corpo de algum tipo. E notem que esta luz invisível é a luz que nós, os seres humanos, podemos detectar com o nosso sentido muito limitado da visão. Se incluirmos os outros comprimentos de onda do espectro eletromagnético, então, como a astronomia moderna revela, repentinamente apareceria um jardim zoológico totalmente novo de corpos, e os anteriormente visíveis seriam transfigurados.

Não está fora de alcance sugerir que as mesmas condições com respeito à luz física são espelhadas nos reinos superiores. Mas, mesmo antes de considerarmos reinos realmente além dos três mundos, já estamos imersos em visões iluminadas. O primeiro nível "além" do físico denso é o etérico, que é mencionado nos livros de Bailey em termos que invocam uma visão de corpos iluminados com determinados pontos focais de maior intensidade, os centros. O plano astral das emoções é assim chamado por seu brilho estrelado, que é, no entanto, em grande parte uma luz ilusória que pode nos levar a erro. E quando alcançamos o plano mental inferior, a associação de conhecimento concreto com a luz é bem conhecida.

A fronteira do mental inferior é também o limite dos três mundos, e mais além disso está a mente superior, que pode ser vista como a nossa primeira janela para os reinos mais elevados. De fato, o plano mental, visto como um todo, está particularmente associado com a luz através da sua ligação numérica com o quinto raio. Assim, lemos: "... o quinto raio é uma potência única e peculiar em relação ao reino humano. A razão é que o quinto plano da mente é a esfera de Sua atividade principal, e é nesse plano que encontramos o triplo aspecto da mente:

1. Abstrato ou mente superior, a personificação de uma tríade superior.
2. A mente concreta ou inferior, o aspecto mais elevado do eu inferior.
3. O ego ou Anjo solar, o Filho puro da Mente, Que expressa a inteligência, tanto abstrata como concreta, e que é o ponto de unificação.

Esta vida tem também muito poder hoje em conexão com a quinta raça-raiz e com a transferência da consciência da humanidade para o quinto reino ou espiritual... Do mesmo modo que a personalidade não tem outra função no plano divino de ser um canal e o meio de expressão para alma, a mente inferior destina-se a ser um canal para o puro influxo de energia da mente superior.

O quinto raio é um Ser de uma intensa luz espiritual..." (Psicologia Esotérica. I p.75)

Agora, como essa passagem indica, o fator de mediação neste processo de transmissão de luz é a Alma. A associação da Alma com a luz é tão bem conhecido por nós que dificilmente precisa ser repetido. Mas, na verdade vale a pena repetir, porque é um dos fundamentos básicos da verdade esotérica, e, como tal, é capaz de múltiplos níveis de interpretação. Assim, temos a passagem de Psicologia Esotérica Vol. I, "A alma é essencialmente luz, literalmente a partir do ângulo de vibração, e filosoficamente a partir do ângulo de constituir o verdadeiro meio de conhecimento. A alma é simbolicamente luz porque é semelhante aos raios do sol que inundam a escuridão; a alma, por meio do cérebro, produz a revelação. Ela lança sua luz no cérebro e, assim, a forma do ser humano torna-se cada vez mais iluminada.". (p.132). Há também a citação de Miragem: Um Problema Mundial, "Luz e substância são termos sinônimos. Alma e luz o são igualmente, e nesta igualdade de ideia - luz, substância, alma, temos a chave para a fusão e a unificação que Cristo expressou para nós de forma tão completa em Sua vida na Terra. " (p.193)

A continuação dessa passagem indica que, assim como há graus diferentes de substância, também há diferentes tipos de luz: "Quando, pois, estudantes e aspirantes fizerem progressos em contato com a alma, eles terão dado um dos primeiros passos importantes na compreensão da luz e seus usos. Eles devem, no entanto, ser cuidadosos para não confundir a luz que eles podem ativar na vida, circunstâncias, eventos e no meio ambiente, com a intuição. A luz com a qual estamos lidando se expressa nos três mundos e revela formas e formas, suas reações e efeitos, sua miragem e encanto atrativo, e seu poder para iludir e aprisionar a consciência. A luz a que nos referimos é a luz da alma, iluminando a mente e trazendo a revelação do mundo das formas, no qual aquela vida está imersa.

A intuição não diz respeito a absolutamente nada dos três mundos da experiência humana, mas somente às percepções da Tríade Espiritual, e ao mundo das ideias. A intuição é para o mundo do significado o que a mente é para os três mundos da experiência. Ela produz a compreensão, da mesma forma como a luz da alma produz o conhecimento, por meio daquela experiência." (Ibid.)

Progredimos muito, agora, na escada da luz, mas ainda há muito aonde ir, e nós vamos achar que é só quando chegar ao degrau mais alto, tanto quanto concerne ao nosso planeta, que entramos em contato com a verdadeira "luz celestial". Pois em Os Raios e as Iniciações, o Tibetano indica que é de Shamballa que flui a Luz da Vida, a Luz Suprema. Ele ainda observa que a luz é um sintoma e uma expressão de Vida, e "essencialmente, ocultamente e do modo mais misterioso os termos Luz e Vida são intercambiáveis dentro dos limites do anel círculo-não-se-passa planetário. Além desses limites - quem sabe? - luz pode ser vista como um sintoma, uma reação ao encontro e consequentemente fusão de espírito e matéria." (p.143)

Tendo chegado ao ápice da Luz para o nosso planeta, o que é apropriado para o simbolismo do topo da montanha do bode de Capricórnio, a questão então é: que devemos fazer com esta luz? Bem, já sabemos a resposta - é voltar-se e retransmitir esta luz. Temos que, em outras palavras, apropriarmos da luz e nos tornar portadores de luz. Claro, isso pode parecer simples, mas dada a natureza e intensidade das energias envolvidas, pode ser, mas não é tão simples assim. Provavelmente não é coincidência que gestar algo não significa apenas carregar, mas também suportar, e dar à luz.

Algum indício do que esse processo realmente pode ser é dado pelo Tibetano na passagem seguinte, onde, dirigindo a um dos grupos de discípulos, Ele coloca este trabalho no contexto do grupo Aquariano:

"O que eu e Aqueles Que estamos trabalhando no lado interno estamos buscando fazer com esses grupos? Qual é o objetivo principal? Os grupos não foram formados para treinar indivíduos. Eles foram formados (cada um deles) como grupos semente para um fim definido e específico. Foram organizados para fornecer canais ao mundo para a distribuição de certos tipos peculiares de força que virão à manifestação de formas específicas. Energia sempre foi manipulada pela Hierarquia e distribuída no mundo dos homens. Refiro-me às energias usadas em relação ao despertar da consciência humana, à integração do mundo das almas com o mundo dos homens; refiro-me às atividades por meio das quais o reino humano pode se tornar uma grande estação de luz e uma usina de força espiritual, distribuindo-a para os outros reinos da natureza.

Esta afirmação é de vital importância, pois expressa nossos objetivos imediatos e a natureza do campo de serviço em que vocês, como um grupo e não como indivíduos, podem funcionar. Esta manipulação de energias (há séculos) tem sido efetuada por nós, mas os seus efeitos só foram registrados inconscientemente pelo homem. Temos (simbolicamente falando) irradiado a luz e distribuído a água da vida de uma forma ampla e geral, e aqui e ali (raramente) algum indivíduo isolado tem respondido ativa e conscientemente, tornando-se assim num minúsculo ponto focal de energia espiritual e luz. Agora nos parece possível concentrar a luz e o conhecimento muito mais definitivamente e formar grupos na terra - compostos dos indivíduos isolados que respondem - para que mais luz e mais conhecimento possam ser espalhados. Decidimos fazer isto de duas formas:

1. Através da colaboração de todos os Mestres da Grande Loja Branca, trabalhando através de Seus Próprios discípulos.
2. Através da atividade especificamente focada dos Mestres Morya e Hoomi Koot e eu, servo e discípulo Deles.

Por meio do primeiro método, surgiu o Novo Grupo de Servidores do Mundo, e os discípulos e aspirantes do mundo, trabalhando em todos os raios e sob a orientação - consciente ou inconscientemente - dos Mestres Que especificamente se comprometeram a ajudar a humanidade. Assim uma vasta usina de força e estação de luz foi formada. É uma luz difusa que se estende amplamente e seus canais podem ser encontrados em todo o mundo, em cada país e em cada grande cidade. Isso vocês conhecem e com esta parte do trabalho (a que estou pessoalmente empenhado) estão cooperando ativamente e devem cooperar.

Mas percebeu-se que também deveria ser possível concentrar a luz ainda mais intensamente através de grupos menores e mais cuidadosamente escolhidos e selecionados. Através destes grupos muito menores de discípulos, a aparência fenomenal de certos tipos de energia poderia ser expressa; certos poderes poderiam ser desenvolvidos e uma experiência mais especializada ser possível. Poderes peculiares poderiam ser estudados e focados, ser demonstrada com toda clareza a luz e o poder intensificados que os filhos dos homens viriam a reconhecer a influência e dar prova do supranormal que é a herança de séculos futuros.

Para esta parte particular do trabalho hierárquico, prometi a mim mesmo, que iria fornecer o núcleo para os próximos tipos de civilização e as características e atividades que poderiam ser desenvolvidas sob as novas entrantes grandes influências. Estas sempre me interessaram e me especializei nelas. Naturalmente, procurei por aqueles cujas vidas eu tenho observado - às vezes por várias encarnações. Entre eles estavam alguns de vocês que estão agora trabalhando comigo. Esses grupos constituem o germe de uma grande experiência. Se bem sucedido, eles irão, no decurso dos próximos 275 anos:

1. Estabelecer na terra certos tipos das forças superiores que a raça necessita e que ainda não estão ativas.
2. Desenvolver os seis poderes supranormais a que me referi...
3. Treinar os membros do grupo nesta relação sintética que caracteriza a Hierarquia e assim prepará-los para a iniciação.

Desses grupos serão escolhidos aqueles que podem ser definitivamente preparados para certas expansões de consciência e que podem ser confiáveis para contatar aspectos do Plano até então não revelados. Na medida em que vocês progredirem neste trabalho e procurarem entender as implicações do grupo, tornar-se-á cada vez mais claro para vocês o que o Plano realmente é. ...se vocês tiverem a paciência necessária, a vontade de trabalhar de forma impessoal e prosseguirem com o amor, se vocês submergirem suas personalidades na vida grupal, então vocês conhecerão, perceberão e a luz irromperá; o poder de trabalhar ocorrerá em vocês. Teremos, então, radiantes pontos focais ou portadores de luz e canais para a distribuição planejada de força - uma coisa que nunca foi feita ainda, na escala que agora contemplamos. " (Discipulado na Nova Era. I p.53-4)

Esta passagem fornece discernimento sobre a natureza de longo prazo do planejamento hierárquico e trabalho na distribuição de luz, e ao papel da cooperação grupal com as peças da Hierarquia. Mas mesmo este objetivo é apenas um experimento preliminar que está preparando o caminho para a consumação final, que está longe no futuro, e que é descrito em quatro partes:

"1. O primeiro e principal objetivo é estabelecer, por meio da humanidade, um posto avançado da Consciência de Deus no sistema solar. Esta é uma correspondência, macro cosmicamente compreendida, da relação existente entre um Mestre e Seu grupo de discípulos. Se refletirmos sobre isto, pode-se obter a chave do significado do nosso trabalho planetário.

2. Fundar na terra (como já se indicou) uma central de tal poder e um ponto focal de tal energia que a humanidade, como um todo, possa ser, no sistema solar, um fator que provoque mudanças e acontecimentos de natureza ímpar na vida planetária e noutras vidas (planetárias) e, portanto, no próprio sistema, induzindo a uma atividade interestelar.

3. Desenvolver uma estação de luz, por meio do quarto reino da natureza, que servirá não só ao nosso planeta e ao nosso sistema solar, mas também aos sete sistemas de que o nosso faz parte. Esta questão da luz, ligada como está às cores dos sete raios, é agora uma ciência embrionária e seria inútil alongarmo-nos sobre o assunto.

4. Estabelecer um centro magnético no universo, no qual o reino humano e o das almas, unidos ou unificados, sejam o ponto de mais intenso poder, e que servirá às Vidas evoluídas dentro do raio de irradiação d’Aquele de Quem nada se Pode Dizer." (Psicologia Esotérica. II p.217)

A glória desta visão pode estar longe, mas cada um de nós pode contribuir em nossa meditação de hoje enquanto trabalhamos juntos para trazer a luz. Como um lembrete, o nosso pensamento semente é, "Perdido estou na luz divina, e no entanto volto as costas a essa luz."

Festival de Capricórnio
Londres - Janeiro 2011
Dominic Dibble

____

(1) - Celeste, divino, alto, elevado, sublime, superno. Superno: muito elevado, superior. (NT)

Início