Navegação

Página Inicial
Livros de Alice Bailey

Iniciação, Humana e Solar


CAPÍTULO X - A Universalidade da Iniciação
A Iniciação nos Vários Planetas
A Iniciação e os Devas
Influências Cósmicas e Iniciações Solares

Capítulo X

A UNIVERSALIDADE DA INICIAÇÃO

Foi multas vezes salientado, nos ensinamentos ocultos, que o processo de iniciação, como é usualmente entendida, é anormal e não normal. Todo progresso, no reino da consciência, é feito naturalmente, através de um despertar gradual, mas isto prosseguiria muito mais vagarosamente e cobriria um período de tempo mais longo do que é o caso sob nossas presentes condições planetárias. Este método particular de desenvolvimento da consciência da família humana foi iniciado pela Hierarquia durante a raça raiz Atlante, no último período da quarta sub-raça, e persistirá até o meio da próxima ronda. Por esse tempo, o estímulo necessário terá sido dado e, como três quintos da família humana terão esotericamente “posto seus pés no caminho” e uma grande porcentagem destes estará, então, em processo de se tornar o próprio Caminho, a rotina mais normal será reassumida.

Voltar ao início


A Iniciação nos Vários Planetas

O processo de estímulo de Egos humanos por meio de instruções graduais e a aplicação da força elétrica dinâmica do Cetro são empregados, na época atual, em três dos planetas de nosso sistema. Ele é instituído durante cada quarta ronda e seu interesse peculiar jaz no fato de que a ênfase para a quarta Hierarquia Criadora, em cada quarta cadeia e globo, durante a quarta ronda, é posta na quarta iniciação, a da Crucificação. A quarta Hierarquia Criadora é a grande expressão da vontade consciente e do sacrifício do Logos Solar e o grande símbolo da união inteligente do espírito com a matéria. Eis por que a quarta iniciação, com sua apresentação destas verdades cósmicas e sua epitomização do propósito dente sacrifício fundamental, tem um lugar proeminente.

O estudante deve lembrar-se que os outros esquemas planetários, embora, fundamentalmente iguais ao nosso quarta esquema, têm, todavia, diferenças profundas na manifestação, devido às variadas características e ao carma individual do Logos Planetário, ou Raio, em encarnação. Estas diferenças afetam:

a) O processo iniciático, em ambos seus aspectos, cerimonial e altruístico.

b) A aplicação do Cetro, pois o tipo de força que ele manifesta, quando trazido em conjunção com a força diferenciada do tipo planetário, produz resultados variados em natureza e grau.

c) As épocas de iniciação. Os egos em encarnação, em qualquer planeta, serão — de acordo com o tipo de raio — facilmente estimulados, ou não, conforme seja o caso, de acordo com as condições astrológicas e isto produzirá períodos mais curtos ou mais prolongados de desenvolvimento, anteriores a cada uma, ou entre as iniciações.

d) O fenômeno elétrico produzido nos planos superiores, à medida que as unidades humanas mais e mais “se acendem” esotericamente. Deve ser lembrado que o sistema solar inteiro, com tudo que está incluído nele, está-se expressando em termos de luz, e que a iniciação deve, portanto, ser considerada como um processo em que os diferentes pontos de luz (ou centelhas humanas) são estimuladas, sua irradiação e temperatura aumentadas e o raio da esfera da influência de cada luz, ampliado.

Os três esquemas planetários onde a grande experiência da iniciação está sendo tentada, são a Terra, Vênus e outro. Vênus foi a primeira esfera de experimentação e o sucesso do esforço e da forca gerada foi causa do esforço similar que está sendo feito em nosso planeta. Nenhum planeta aumenta seu armazenamento de força e, consequentemente, sua esfera de influência, sem incorrer em obrigações e afetar outros esquemas; o intercâmbio de força e energia entre esses dois planetas, Terra e Vênus, é continuo. Um processo similar foi ultimamente instituído num outro esquema planetário e quando, na próxima ronda, nossa Terra atingir um ponto na evolução, análogo ao esquema venusiano na época em que sua influência foi sentida por nós, então ainda ajudaremos no estímulo a um outro grupo de Egos planetários; auxiliaremos na instituição de um processo similar, entre os filhos dos homens em um outro esquema.

Nos três grandes esquemas planetários, Netuno, Urano e Saturno, o método da iniciação não será empregado. Eles serão os receptáculos dos que forem “salvos”, esotericamente, entre os dos outros esquemas. Isto quer dizer que todos aqueles que, em qualquer esquema, tiverem atingido às necessárias expansões de consciência (tal como será realizado pela maioria da família humana antes do meio do próximo grande ciclo, ou ronda), serão considerados “salvos”, enquanto que os remanescentes serão considerados como fracassados e contidos, para desenvolvimento ulterior durante período posteriores, ou transferidos para aqueles esquemas planetários que, do ponto de vista de tempo, não são tão avançados como o nosso esquema da Terra. Estes três esquemas maiores são os absorvedores e sintetizadores da energia dos demais.

Voltar ao início


A Iniciação e os Devas

Pode-se perguntar se os devas passam pela iniciação e podemos aqui abordar ligeiramente este esquema.

A iniciação tem a ver com o desenvolvimento consciente do ego e diz respeito ao aspecto sabedoria do Ser Uno. Ela pressupõe o desenvolvimento do principio da inteligência e envolve a apreensão do propósito e da vontade, pela unidade humana, e sua participação inteligente neles, através do amor e do serviço. Os devas, com exceção daqueles devas maiores que, em ciclos anteriores, passaram pelo reino humano e agora estão cooperando na evolução do homem, não são ainda autoconscientes. Eles crescem e se desenvolvem através da sensação e não através do poder do pensamento consciente. O homem, no entanto, cresce através de expansões da percepção autoconsciente, autoiniciada e autoimposta. É a linha da aspiração e do esforço consciente e é mais difícil de desenvolvimento no sistema solar, pois ela não segue ao longo da linha de menor resistência, mas procura iniciar e impor um ritmo superior. Os devas seguem a linha de menor resistência e procuram apropriar-se da vibração das coisas como elas são e experimentá-las na maré mais cheia de sensação e sensibilidade. Portanto, para eles, o método é uma sempre- crescente intensidade de apreciação da sensação do momento e não, como no homem, uma sempre crescente depreciação das coisas como elas são, ou do aspecto material, que leva a um empenho para expandir-se e envolver, dentro de sua consciência, a realidade subjetiva, ou as coisas do espírito - isto era contradistinção à irrealidade subjetiva, ou às coisas da matéria. Os devas procuram sentir, enquanto o homem procura saber. Para os primeiros, então, aquelas expansões de consciência, a que chamamos Iniciação, não existem, exceto no caso daqueles seres avançados que, tendo passado pela etapa humana, sentem e sabem e que, sob a lei evolutiva, expandem o seu conhecimento num grau sempre crescente.

Voltar ao início


Influências Cósmicas e Iniciações Solares

Tudo o que pode ser feito aqui, ao se lidar com este assunto profundo, é enumerar brevemente algumas das influências cósmicas que afetam definitivamente nosso planeta, produzem resultados na consciência dos homens em toda parte e que, durante o processo da Iniciação, determinam cerros fenômenos específicos.

Em primeiro lugar está a energia, ou força, emanando do sol Sírio. Se podemos assim dizer, a energia do pensamento, ou força mental, em sua totalidade, atinge o sistema solar de um distante centro cósmico através de Sírio. Sírio atua como o transmissor, ou centro focalizador, de onde emanam aquelas influências que produzem a autoconsciência no homem. Durante a iniciação, por meio do Cetro de Iniciação (atuando como um transmissor subsidiário e como um imã poderoso), esta energia é momentaneamente intensificada e aplicada aos cetros do iniciado, com força terrível; não fosse o Hierofante e os dois padrinhos do iniciado passarem-na primeiro através de seus corpos, ele não a poderia suportar. Este aumento de energia mental resulta em uma expansão e urna apreensão da Verdade, como ela é, e duradouros são os seus efeitos Ela é sentida primariamente no centro da garganta, o grande órgão da criação pelo som.

Outro tipo de energia, vinda das Plêiades, atinge o homem, passando pelo esquema venusiano até nós, da mesma maneira que a energia de Sírio passa pelo saturniano. Ela tem um efeito definido sobre o corpo causal e serve para estimular o centro do coração.

Um terceiro tipo de energia é aplicado ao iniciado e afeta seu centro da cabeça. Ela emana de uma das sete estrelas da Ursa Maior, cuja vida, imbuída de alma, está para o Logos Planetário como o Ego está para o ser humano. Esta energia é portanto sétupla, e difere segundo o tipo ou raio do homem.

Não é possível estabelecer aqui a ordem de aplicação destes tipos variados de energia, nem, dar a iniciação durante a qual o homem contata os diferentes tipos Estes fatos envolvem os segredos dos mistérios e não se atende a nenhum propósito, revelando-os. Outros tipos de forças, oriundas de outros esquemas planetários, assim como de centros cósmicos, são trazidos à ação pelos Iniciados e transmitidos, por meio do Cetro, aos vários centros nos três veículos do iniciado, o mental, o astral e o elétrico. Na quarta iniciação, um tipo especializado de força, oriunda de um centro que deve permanecer incógnito, é aplicado ao corpo causal do homem e é uma das causas de sua desintegração final.

Ao pensar neste assunto da conquista dos filhos dos homens, devemos reconhecer que, conforme a humanidade completa uma unificação após outra, os “Homens Celestiais”, em níveis intuicionais e espirituais são completados e, por sua vez, contribuem para a formação dos centros nos grandes, “Homens Celestiais” do sistema solar. Estes sete Homens Celestiais, em Cujos corpos cada Mônada humana e cada deva encontram seu lugar, formam os sete centros no corpo do Logos. Este, por Seu turno, forma o centro do Coração (pois Deus é Amor) de uma ainda maior Entidade. A consumação de tudo, para este sistema solar, se dará quando o Logos atingir Sua quinta iniciação. Quando todos os filhos dos homens a alcançarem, Ele conquistará. Isto é um grande mistério, incompreensível para nós.

Início