Navegação

O SEXO


Os Raios e a Energia Sexual

1) - A relação entre os raios e os centros, nos aspirantes em geral, pode ser assim classificada:

1) Centro da Cabeça Primeiro Raio de Vontade ou Poder.
2) Centro Ajna Quinto Raio de Conhecimento Concreto.
3) Centro da Garganta Terceiro Raio de Inteligência Ativa.
4) Centro do Coração Segundo Raio de Amor-Sabedoria.
5) Plexo Solar Sexto Raio de Devoção.
6) Centro Sacro Sétimo Raio de Magia Cerimonial.
7) Base da Coluna Vertebral Quarto Raio de Harmonia.

Estes raios e seus centros correspondentes exigem um estudo muitíssimo cuidadoso. São abrangentes e reveladores. Note-se, por exemplo, que atualmente o sétimo raio governa e se expressa através do centro sacro, aquele que controla a vida sexual e a construção de formas de expressão. Portanto, ele agora entra em atividade e derrama-se por meio deste particular centro com o fim de organizar e produzir o aparecimento dessas novas formas por meio das quais a vida no novo ciclo (astrológica, periódica e ciclicamente compreendido) se poderá expressar.

Assim, foi necessário controlar a vida sexual por meio deste tipo de energia para produzir as mudanças requeridas, e por isso também um dos grandes resultados da influência do sétimo raio entrante foi o aumento do interesse mental no sexo.(Psicologia Esotérica I, pág. 261-262)

2) - Curiosamente, é a potência da força deste sexto raio (à medida que alimenta o desejo) a responsável pelos muitos males e doenças da humanidade baseadas no mau uso da missão e da função do sexo. Desejo, confusão mental, fraqueza, perversões e o desenvolvimento unilateral da satisfação sexual e outras satisfações têm origem no uso inadequado desta energia. A confusão mental provocada pelo desejo que exige violentamente a satisfação e a tomada de atitudes – algumas corretas e outras erradas – que levem à satisfação. Os resultados cobrem um extenso campo, que vai desde a crueldade sádica e a luxúria, até os casamentos baseados no desejo físico e a condições geradoras de inúmeras formas de doenças sexuais. A chave para este problema mundial encontra-se nas palavras de uma antiga escritura que diz que "a imperfeição do Senhor do Sexto Raio abriu a porta para um errôneo casamento entre os polos". (Cura Esotérica, pág. 303)

3) - A principal função deste sétimo raio é reunir os aspectos positivo e negativo dos processos naturais. Ele, consequentemente, governa a relação do sexo de todas as formas; ele é a potência que subjaz à relação marital, e por isso, à medida que este raio entra em manifestação neste ciclo mundial, nós temos o aparecimento de problemas fundamentais do sexo – licenciosidade, perturbações no relacionamento marital, divórcio e movimentação daquelas forças que, eventualmente, produzirão uma nova atitude em relação ao sexo e o estabelecimento daquelas práticas, atitudes e percepções morais que governarão a relação entre os sexos durante a próxima Nova Era.

A primeira iniciação está, pois, estreitamente relacionada a este problema. O sétimo raio governa o centro sacro e a sublimação de sua energia para o da garganta ou para o centro criativo superior; este raio está, por conseguinte, pondo em movimento um período de tremenda atividade criativa, não só no plano material, através da estimulação da vida sexual de todos os povos, como nos três mundos através da estimulação produzida quando alma e forma são conscientemente relacionadas. A primeira grande prova de que a humanidade (através da maioria das pessoas adiantadas) foi submetida à primeira iniciação será o aparecimento de um ciclo de arte criativa inteiramente nova. Este impulso criativo tomará formas que expressarão as novas energias entrantes. (Os Raios e as Iniciações, pág. 571-572)

4) - ... A energia do sétimo raio é o poderoso agente da iniciação quando recebida no plano físico, isto é, durante o processo da primeira iniciação.

... O seu efeito sobre a humanidade será:

a) Produzir o nascimento da consciência Crística na massa dos seres humanos de aspiração inteligente.

b) Iniciar certos processos evolutivos relativamente novos que transformarão humanidade (o discípulo mundial) em humanidade (o iniciado mundial).

c) Estabelecer, de maneira nova e inteligível, o sempre existente sentido de relação e desta forma produzir corretas relações humanas no plano físico. O agente disto é boa vontade, um reflexo da vontade para o bem do primeiro aspecto divino. Deste primeiro Raio de Vontade e Propósito, a boa vontade é o reflexo.

d) Reajustar as relações positiva e negativa, e – hoje – isto será conseguido principalmente em conexão com a relação sexual e o matrimônio.

e) Intensificar a criatividade humana e desta maneira inaugurar a nova arte como uma base para a nova cultura e como um fator condicionante na nova civilização.

f) Reorganizar os assuntos do mundo e então iniciar a nova ordem mundial. Isto está definitivamente nos domínios da magia cerimonial.(Idem, pág. 573-574)

5) - Sétimo Raio:

"O Anjo da Presença levanta uma mão para o azul do céu. Mergulha profundamente a outra no mar das formas. Assim, une o mundo da forma à vida sem forma. Conduz o céu à terra e a terra ao céu. O homem que está diante do Anjo, sabe isto.

Ele capta o sinal desenhado que o Anjo mantém no alto. (Segue-se uma frase que é impossível traduzir em linguagem moderna. Ela trata dessa fusão total que o místico procura expressar em termos de "casamento nos céus e que foi desfigurada pelo falso ensinamento relativo à magia sexual. Esta frase, expressa por um símbolo pintado, simboliza a união completa entre o externo e o interno, o objetivo e o subjetivo, o espírito e a matéria, o físico e o essencial).

Os dois são um. Nada mais há para ser captado. A Palavra está manifestada. A obra foi realizada. O Todo está visualizado. O trabalho mágico foi considerado concluído. Novamente os dois são um. O Plano está servido. Já não é necessário dizer mais nada." (Psicologia Esotérica II, pág. 47-48)

6) - Quando o discípulo compreende a tarefa a ser cumprida e a natureza do trabalho a ser feito, pelo trabalhador do sétimo raio, e avalia o fato de que é o trabalho mágico da produção das formas na terra que incorporará o espírito de Deus (e especialmente na nossa época isto requer a construção de novas formas), então cada discípulo do sétimo raio se considerará como um agente de ligação que permanecerá no centro dos processos de construção, desempenhando a sua parte na tarefa. Isto, se realmente compreendido e examinado profundamente, terá o efeito de produzir o alinhamento. No momento em que este alinhamento for alcançado, então o discípulo deve recordar que isso significa um enorme influxo de poder, de energia, proveniente dos dois pontos alinhados, de duas direções, convergindo sobre ele, que se encontra no ponto do meio. Reflitam profundamente sobre esta verdade, porque é este fato que suscita sempre a crise do sétimo raio. É óbvio o que esta crise é. Se o homem em questão for inclinado ao materialismo, se é egoisticamente ambicioso e sem amor, a energia que aflui estimulará a natureza da personalidade e ele imediatamente e furiosamente entrará em guerra com tudo o que chamamos natureza instintiva, psíquica e intelectual. Quando estes três são estimulados, o discípulo é muitas vezes, durante algum tempo, afastado do seu centro para cair num turbilhão de operações mágicas de natureza inferior – a magia sexual e muitas formas de magia negra. Ele é fascinado pela beleza do seu motivo e enganado pelo poder que a sua personalidade adquiriu. (Idem, pág. 376-377)

Início