Navegação

O SEXO


Os Devas e a Energia Sexual

1) - Outra explicação para o triste estado em que se encontra o mundo, especialmente em relação ao sexo, encontra-se no fato de que aquelas unidades da família humana que contribuem para a constituição deste particular centro, dentre os sete, estão frequentemente, nesta etapa, hiper-vitalizadas - a vitalidade do veículo físico indicando-lhes a linha de menor resistência. Em outras palavras, as forças dévicas que formam este centro, e são igualmente a atividade do centro, são, por enquanto, a força dominante, e o poder que elas adquiriram no sistema solar anterior ainda não foi transmutado em Poder espiritual. (Um Tratado Sobre o Fogo Cósmico, pág. 649)

2) - Há um grupo peculiar de Agnichaitans que alcançaram uma etapa de evolução que lhes permitiu separarem-se de seu próprio grupo e formar outro relacionado a um certo fogo nos corpos do homem. Devido à sua atual atividade, e à direção dessa atividade, esse fogo é responsável pela reação contra o casamento físico, e pelo desejo demonstrado pelos homens altamente evoluídos, em toda parte, de evitar a relação matrimonial e limitarem-se à criação nos planos mental e astral. Deve-se isto à atual tendência dos devas manipuladores dos órgãos generativos inferiores, de buscar o centro laríngeo para lá funcionar utilizando a força do fogo kundalini para alcançar seu objetivo. Tudo isto está tendo lugar sob a lei da evolução, porém, no ínterim entre causa e justificado efeito, grande mal, quebra da lei, e consequente sofrimento rodeiam os homens. Portanto, devido à violenta reação atualmente existente contra as leis que protegem a civilização, foi decidido que a natureza e as funções dos devas, e o lugar que ocupam no esquema das coisas, fosse até certo ponto, revelado ao homem. ... Ao mesmo tempo, os meios para entrar em contato com eles e as palavras que podem controlá-los não serão reveladas.

Afrouxidão nas relações matrimoniais devido a esta causa particular, demonstra-se unicamente entre os mais evoluídos e independentes pensadores da raça. A mesma atitude encontrada entre as massas e os tipos inferiores da humanidade baseia-se numa razão diferente, pois sua promiscuidade é devida a certos desenvolvimentos da natureza animal em sua manifestação mais inferior. Estas duas causas deverão ser consideradas por aqueles que pensam e sentem as presentes necessidades da civilização. Eles podem então cooperar com o Mahachohan no trabalho tão necessário de transferir a força do centro inferior para o superior, e através do conhecimento, impedir a devassidão incidental. Desse modo, o grande amor, o impulso sexual inerente à própria natureza, não será enodoado.

O raio cerimonial tem sido frequentemente chamado “o ritual matrimonial do Filho”, porque neste raio o Espírito e a matéria podem encontrar-se e unir-se. Este é um fato a ser lembrado durante os próximos cem anos, durante os quais as leis do casamento sofrerão grandes mudanças. A presente permissividade provocará inevitavelmente uma reação, e as leis tornar-se-ão mais rigorosas, a fim de proteger a raça durante um período de transição. Essas leis não terão o objetivo de dificultar a dissolução do casamento, terão um efeito oposto, por assim dizer; a nova geração será devidamente instruída e protegida contra indiscriminados e apressados casamentos, e tampouco será permitido aos jovens contrair precipitadamente as obrigações matrimoniais. Não é necessário alongarmo-nos sobre este assunto, pois, ao solucionar seus próprios problemas, os homens aprendem, e tudo que é permitido fazer àqueles que trabalham no lado interno, é oferecer uma sugestão ou indicação. (Idem, pág. 908-909)

3) - ... Um misterioso grupo de devas (está) intimamente relacionado, nesta época, com a expressão sexual da família humana, no plano físico. É um grupo que foi trazido à existência neste momento crítico, para personificar o fogo da expressão sexual, como nós a compreendemos. Eles constituem o impulso ou instinto que está por trás do desejo sexual físico. Foram peculiarmente dominantes na quarta raça-raiz, época em que as condições sexuais alcançaram uma etapa de inacreditável horror, segundo o nosso ponto de vista. Eles estão sendo gradualmente controlados e, quando os últimos Egos lemurianos passarem para a quinta raça-raiz, esses devas - lenta, mas totalmente - terão desaparecido completamente. Eles estão relacionados ao “fogo" passional do Logos solar e com um dos Seus centros em particular; porém, este centro está sendo gradualmente obscurecido, e seu fogo transferido para um centro superior. (Idem, pág. 677)

4) - Todo o problema do magnetismo está estreitamente ligado com o problema do sexo. No estudo oculto da disseminação da semente da vida e dos germes do reino vegetal, na compreensão da parte desempenhada nisto por esses organismos miraculosamente desenvolvidos – as formigas e as abelhas – e mais tarde na investigação do trabalho dos construtores etéricos, os gnomos e fadas, por aqueles com visão despertada, surgirá uma nova luz sobre o sexo e sobre a função servida por ele na inter-relação das vidas e da criação de formas. Com este aspecto da profunda verdade esotérica eu não posso me ocupar aqui, pois ele é o efeito da atividade das vidas solares do sistema solar, e com estas nós não podemos nos ocupar.(Psicologia Esotérica I, pág. 244-245)

5) - Uma misteriosa mudança na atitude de homens e mulheres quanto à questão do sexo, casamento e o trabalho de procriação resultará do desenvolvimento da visão etérica, e do consequente reconhecimento dos devas pelo homem. Esta mudança estará baseada na percepção da verdadeira natureza da matéria, ou do aspecto mãe, e do efeito do Sol sobre a substância. A unidade da vida será um fato conhecido e científico, e a vida na matéria não mais será uma teoria, mas um ponto fundamental da ciência. Sobre isto não podemos nos estender aqui. (Um Tratado Sobre o Fogo Cósmico, pág. 475)

Início