Navegação

O SEXO


Matrimônio e Paternidade

1) - Muitos dos que leem esta parte de minhas instruções se decepcionarão (pois na maioria dos casos a mente humana é fútil e tonta), porque não dou explicações sobre os meios que os Membros da Hierarquia utilizarão para se adaptarem às modernas condições de vida, qual será seu alimento e se casarão ou não. Somente direi que viverão a vida moderna e o que ela significa, e demonstrarão que essa vida (produto normal do processo evolutivo) pode ser vivida divinamente; expressarão o ideal mais elevado do matrimônio (lhes recordarei que muitos dos Mestres estão casados e têm família), e demonstrarão o princípio que subjaz na perpetuação da raça dos homens e também que toda vida é somente uma vida; que a forma é sempre uma unidade sacrificada no vasto esquema da manifestação divina; nos ensinarão também que seja o que façamos, comamos e bebamos, tudo deve ser feito sob uma correta, moderada e natural lei; com espírito de amorosa compreensão e sempre para a glória de Deus. Levarão uma vida de ordem e moderação em todas as coisas, e provarão que na Terra podem existir pessoas sem inclinações errôneas nem más qualidades em seu caráter. Serão exemplos vivos de boa vontade, de amor verdadeiro e de inteligente aplicável sabedoria; de retidão de caráter e humor e de normalidade. Deverão ser tão normais que escaparão de ser reconhecidos pelo que são. (A Exteriorização da Hierarquia, pág. 574)

2) - Não se esqueçam que quando um homem vive como uma alma e sua personalidade inteira está assim subordinada àquela alma, o propósito não-egoísta, a pureza de viver, a conformidade à lei e o estabelecimento de um verdadeiro exemplo de vida espiritual seguir-se-ão normal e automaticamente. O alimento, por exemplo, depende frequentemente de condições climáticas e do gosto e aquele alimento é desejável que mantenha o corpo físico em condições de servir à raça. Novamente, um filho divino de Deus pode certamente atuar de maneira tão livre e tão eficiente sendo casado ou no celibato, ele todavia não prostituirá os poderes do corpo submetendo-os às satisfações grosseiras, nem ofenderá os costumes estabelecidos, nem rebaixará o padrão que o mundo já tiver estabelecido como seu mais alto e melhor. As coisas foram confundidas e foi posta ênfase muito frequentemente nos atos físicos e não na vida do ator. Quando a atenção estiver fixada na alma, a vida do plano físico será manipulada corretamente. (Um Tratado Sobre Magia Branca, pág. 420)

3) – Nas palavras "paz" e "boa vontade" temos duas palavras chaves que expressam o estabelecimento da ponte de duas clivagens. Uma, na natureza psíquica do homem, particularmente a clivagem entre a mente e o veículo emocional, o que significa a realização da paz, e a outra entre a personalidade e a alma. Esta última constitui a eliminação de uma "ruptura" fundamental que se consegue definitivamente pela vontade para o bem. Isto estabelece a ponte, não só sobre a maior clivagem do homem, individualmente, mas é ela que ocasionará a grande e iminente fusão entre a humanidade inteligente e o grande centro chamado Hierarquia espiritual do planeta.

Foi o reconhecimento inconsciente destas clivagens e a necessidade da sua fusão que fizeram o casamento e o ato consumador do casamento, o grande símbolo místico das fusões internas maiores.

Posso recordar-lhes também que estas clivagens são clivagens na consciência ou percepção e não de fato? É isto muito difícil de compreender? Reflitamos sobre isto.(Psicologia Esotérica II, pág. 448)

4) - A Paternidade não será considerada primordialmente como uma função animal ou uma função puramente social ou econômica que são as linhas de abordagem usuais, neste tempo. O estabelecimento de um fio de luz deliberadamente preparado ou construído (como parte definitiva do antakarana mundial) entre pai e filho, até mesmo no estágio pré-natal, será cuidadosamente ensinado. Assim, uma relação íntima será trazida à luz sem, todavia estabelecer indevido controle ou autoridade mental. Esta última sentença mostrar-lhes-á quão impossível tem sido até hoje apressar o ensino desta nova ciência do antakarana. Hoje começa a ser possível pôr os alicerces para este novo ensinamento, porque os jovens de todos os lugares estão forçando em seus pais e professores a ideia de sua independência essencial e determinada. A revolta da juventude, a despeito de todos os desastres imediatos e individuais, tem sido algo desejável e preparou o caminho para o estabelecimento de relações corretas e melhores, baseadas nas premissas que estabeleci.

Não é possível, evidentemente, fazer mais do que indicar aqui as bases da nova educação que preparará a juventude do mundo para as responsabilidades e deveres da paternidade. O problema todo está muito mais associado com o sexo, e também com o problema do Estado e de seu controle, do que geralmente se aceita. Esses são dois problemas que hoje estão apenas emergindo em seu significado completo, e sobre eles não posso tratar aqui. A paternidade é o resultado – e o resultado ordenado – da relação entre dois corpos animais e gostaria que meditassem – mesmo que improdutivamente – nas implicações grupais mais amplas desta afirmativa. A paternidade é o que faz um Estado, uma nação e um grupo possíveis, no que concerne à manifestação, e também aqui a vastidão do problema é de deixar qualquer um perplexo. A paternidade tem também uma relação simbólica bem chegada à Hierarquia, pois a unidade familiar é o símbolo da Hierarquia na Terra, e é através dos dois fatos, o da relação sexual e do nascimento físico, que a vasta Hierarquia de Almas pode chegar à manifestação física e atingir a perfeição espiritual nos três mundos da evolução humana. Pode-se (e este fato deveria ser lembrado cuidadosamente) dividir a Hierarquia em dois grupos básicos:

1 – O das almas que alcançaram a perfeição e atingiram o status de servidores divinos.

2 – O das almas que estão no processo de evolução e passam por períodos de encarnação contínua.

A ideia da geração, nascimento e manifestação subsequente corre como ideia-guia através de todo pensamento esotérico. Os antigos instrutores da raça enviados de tempos em tempos pela Hierarquia, sempre empregaram o simbolismo do processo natural para ilustrar e tornar clara a instrução requerida e colocaram o alicerce espiritual da verdade que na era vindoura conduzirá a raça aos novos caminhos e às novas maneiras de pensar. Para o esoterista, há o processo de nascimento na escuridão da encarnação física que – por sua vez – é o processo preparatório pré-instituído que leva ao nascimento na luz, prossegue na luz e que produz a exteriorização do corpo de luz. Este processo contínuo (pois em todas as idades este nascimento na luz terá avançado) resultará naquele mundo futuro de luz, que é o propósito do processo natural da evolução revelar. Este é o segundo nascimento mencionado no Novo Testamento, no qual um homem "nasce outra vez" no mundo da luz e do amor.

Do ângulo da nova educação, estes novos conceitos governarão a atitude mental dos pais na civilização vindoura e, para isso, o adolescente precisa ser preparado. É a má interpretação dos novos conceitos que predomina atualmente e assim produz a ênfase – em certos países e entre nacionalistas de todos os países – posta na necessidade do aumento da taxa de nascimento. A atenção está agora sendo focalizada na taxa de nascimento, em sua elevação e descida no cuidado certo de mães e filhos, mesmo no período pré-natal e à educação dos pais, em toda parte. De tudo isto devem emergir novas ideias e atitudes que estarão alinhadas com os conceitos e a cultura do mundo vindouro. Mas hoje, a razão desta solicitude é enganosa. O impulso interior para lidar com o problema da paternidade de uma maneira nova e melhor está certo. Entretanto, os objetivos apresentados à raça não são, nem os mais elevados, nem os mais desejáveis. A necessidade dos tempos produzirá, por fim, mudanças radicais na abordagem da vida familiar, na paternidade e na educação das crianças e, para isso, um núcleo está preparando o caminho – ou poderá fazê-lo, se um trabalho fiel, atento e inteligente, for desenvolvido.

... como já disse antes, este assunto da preparação de pais e filhos é muito grande para discussão ampla e satisfatória nestas breves instruções, mas certas afirmativas podem ser feitas, que serão indicativas de futuros desenvolvimentos e mostrarão o caminho por onde a mudança de atitude poderá ser antecipada. Eis como listá-las:

1 – No futuro, a ênfase mudará da pressão em ter-se grandes famílias para a de se conseguir qualidade e inteligência na prole. Isto incluirá a ciência da qual a eugenia é a indicação distorcida e exotérica. Quando o corpo etérico, com os seus centros de força, for cientificamente provado, a profecia acima assumirá significado e sentido.

2 – A necessidade de um aumento na taxa de nascimentos será, afinal, considerada errônea e isso por três razões que considero proveitosas para seu estudo:

a) Muitas almas estão alcançando a perfeição rapidamente e saindo de vez de nossa vida planetária. Este processo será intensificado durante a vindoura Era de Aquário. Deveria ser lembrado que a porta estará fechada durante certo tempo para o reino animal, e por um longo período nenhuma individualização chegará à materialização em corpos físicos. Tecnicamente, qualquer "individualização que tenha lugar será a denominada "individualização em pralaya, a fim de esperar o chamado inevitável". Não haverá, pois, necessidade de uma criação em massa e apressada de formas humanas.

b) A situação econômica tornará necessário impor certas restrições físicas, porque é agora evidente que além de um certo ponto o planeta não poderá suportar a humanidade. Isto é mais fundamental em suas implicações do que se possa imaginar. Uma vez mais temos evidência de uma crescente conscientização da raça segundo essa linha particular; tal conscientização é ainda distorcida e muito mal compreendida e está produzindo, hoje, o uso desordenado de métodos anticoncepcionais. À medida que a raça se desenvolve (e isso vai a passos largos), à medida que as Leis do Ritmo e da Abordagem forem apreendidas, será percebido que há certas reações inatas que negarão a concepção e, então, os meios mecânicos não mais serão necessários. Isto soa ainda extremamente vago e quase impossível, mas a raça está alcançando rapidamente o controle da personalidade (mesmo que nossa ideia de rapidez não seja a sua) e isto, por sua vez, deve produzir certas mudanças automáticas e naturais. Eis um ponto que precisa ser compreendido pelos esoteristas.

c) A difundida promiscuidade dos sexos, e a regra em muitos países que permite a um homem possuir muitas esposas (o que é um insulto à mulher), cessarão inevitavelmente. É, em última análise, uma forma legalizada de prostituição, e o fato de ter o endosso da tradição e séculos de uso não suaviza a posição que adotei. Através desta falta de regulação e de ritmo essencial, as consequências naturais ocorreram e milhões de almas foram trazidas à encarnação, que não deveriam tê-lo feito nesta época, nem alcançar manifestação exotérica. Este fato é grandemente responsável por muito da miséria atual e pelo dilema planetário moderno. A situação econômica, com a necessidade de atender à indevidamente grande população do planeta, está por trás de grande parte da agressão e avidez das nações através das idades, e do esforço feito hoje, como nunca antes, em se conseguir melhores e mais adequadas condições de vida. A guerra foi, consequentemente, o resultado inevitável desta propagação, indevida e ilimitada, da espécie humana. Esta falta de controle sexual trouxe ao mundo milhares de crianças não desejadas, cujo aparecimento é somente o resultado de relações sexuais acidentais e descontroladas e, de maneira alguma mostra a intenção planejada dos pais – planejada porque intencionada a oferecer experiência a almas encarnadas, com a intenção consciente de oferecer oportunidade para o apressado "nascimento na luz" daquelas almas em particular, prestando, assim, serviço ao plano divino.

3 – A ciência da eugenia e da higiene sexual e o desenvolvimento das relações mentalmente controladas, crescerão firmemente. Muito do que é agora ensinado segundo estas linhas é errôneo e motivado de maneira errada, baseado no medo, na conveniência e no desejo de melhorar os atributos raciais e a perfeição física. A forma correta do controle científico do sexo, levando àquelas condições acertadas nas quais as almas poderão encarnar, não pode ser imposta pela lei. Os fins desejados podem ser ajudados pelos métodos educacionais e isso já está sendo feito por tentativa e de maneira embrionária; mas a mudança real que a consciência humana necessita, somente aparecerá quando a própria raça for trazida à lei rítmica – sob a qual, por exemplo, a vida animal funciona, ou a lei das estações, sob a qual as formas do reino vegetal operam – transferindo, assim, o conceito todo a uma volta mais alta da espiral evolutiva. Então, quando atingida, produzirá certas mudanças fundamentais – vida sexual regulada, uma vida de família organizada e as diferenças mentais na atitude racial no tocante à relação sexual e à sua consequência ordenada, o Nascimento.

4 – Por ora, só a pessoa religiosa pensa em termos dos dois nascimentos necessários e inevitáveis, o físico e o espiritual, e pensa na relação entre os dois como puramente simbólica e de maneira alguma a ser interpretada literalmente. Entretanto, há uma relação íntima e uma analogia entre os dois que, conforme o tempo passe, tornar-se-á mais clara. Não pode haver novo nascimento, nem criação do "corpo de luz", e nenhuma "manifestação dos filhos de Deus" à parte do processo de encarnação física. Não pode haver fusão dos opostos, da alma e da personalidade, à parte do processo fisiológico do sexo, e o digo deliberadamente, pois á na relação entre os sexos que o elemento do tempo entra na experiência da alma, e a compreensão disto virá quando a doutrina da reencarnação for convenientemente compreendida e ensinada universalmente. Foi aqui que a magia do sexo e os ensinamentos internos tântricos tão lamentavelmente se perderam e foram centralizados no desenvolvimento individual e na obtenção de alguma experiência que supostamente promoveria consecução espiritual. A ideia fundamental, governando tudo que foi dado sobre a relação sexual até aqui, é dupla em suas implicações.

a) prover corpos para almas em encarnação, para que certo desabrochar evolutivo estabelecido possa ser levado adiante, e a conquista de um desabrochar espiritual igualmente previsto e inevitável, se torne possível;

b) revelar o procedimento científico através do qual os corpos "construídos nas trevas" possam ser gradualmente substituídos por corpos "construídos na luz". Assim será trazido à manifestação o aspecto luz fundamental do mundo e sua estrutura subjacente.

5 – A relação sexual tem, portanto, apenas um objetivo maior, o de produzir corpos físicos para almas encarnantes. A relação entre a alma e a personalidade é, consequentemente, um aspecto superior da expressão básica sexual do universo e esta relação tem a intenção de produzir o aparecimento de um filho de Deus como luz no mundo, capacitando-o a dizer, como fez o Cristo, que ele é, "a luz do mundo", e cumprir a injunção "deixai brilhar vossa luz". Também a relação entre a humanidade e a Hierarquia é destinada a produzir a radiação da luz grupal e causar o surgimento, a partir destes dois grupos ou corpos planetários, através de sua fusão mais profunda e de sua inter-relação científica, daquela forma de manifestação divina que, no ocidente, recebeu o nome de Reino de Deus.

Peço-lhes ponderar sobre estes cinco pontos ou afirmativas que são apenas destinadas a sugerir, a evocar pensamentos meditativos e a indicar aquelas ideias elementares que introduzirão as novas atitudes sobre a responsabilidade da paternidade. No mundo de hoje há muitos homens e mulheres que pensam, que estão conscientes disso, honestamente desejosos do acima exposto e trabalhando para esse fim. Mas a massa do povo, em seus vastos milhões, está totalmente inconsciente da situação, seja no seu aspecto econômico ou no seu aspecto esotérico. Uma das tarefas do educador do futuro será ensinar o significado da Lei do Renascimento e, assim, obter uma tal profunda mudança na atitude racial quanto à vida e ao sexo, ao nascimento e à paternidade, que o ritmo sexual, a experiência cíclica, a preparação psicológica e dirigida e a construção controlada do corpo, possam avançar e substituir os métodos atuais, que são baseados numa resposta incontrolada à solicitação do sexo e do desejo, e à procriação irrefletida de filhos. A vasta população do mundo, hoje, é o resultado de uma resposta animal àquelas solicitações e à promiscuidade geral, que é, talvez, o fator capital, esotericamente falando e do ponto de vista da Hierarquia, da presente aflição do mundo, das dificuldades econômicas e das agressões entre as nações. Meditem sobre isso, pois contém uma pista.

Resumindo, brevemente, eu diria que o objetivo ante a raça, à medida que ela penetra na nova era, é "criar na luz através da atividade ordenada do corpo-luz". Isto implica a compreensão das diferentes expressões da luz – a luz do entendimento, a luz de um processo pré-organizado e compreendido e a luz da experiência. Com estes aspectos mais sutis da luz conduzindo, controlando e direcionando a consciência humana em relação à geração racial e à perpetuação das espécies, e com a ciência da luz (uma ciência lidando com o que concerne à substância e à forma, pois não deve ser esquecido que luz e substância são termos sinônimos), formando parte integrante da educação de pais e adolescentes, poderemos, então, aguardar os ajustamentos e as mudanças que estão por vir, com confiança e certeza de que tudo estará bem.

Os motivos que levam ao casamento sofrerão profundas modificações durante os próximos mil anos, apesar da razão básica – a do amor entre duas pessoas – permanecer inalterada, ou mais adequadamente enfatizada e expressa de modo altruísta. A atitude dos pais em relação aos seus filhos será drasticamente alterada e o ângulo da responsabilidade estará continuamente salientado, embora essa responsabilidade irá ser concernente, primordialmente, ao tempo, à oportunidade e à adequada produção das formas que as almas encarnadas assumirão. A ideia da necessidade de procriação rápida e da formação de grandes famílias através das quais o Estado possa alcançar seus fins, será alterada. A preparação de adultos para os deveres da paternidade e seu treinamento nas necessidades básicas da criança que irá nascer, se deslocará de modo crescente para os níveis mental e espiritual da consciência e se ocupará com o preparo físico. A luz que está nos pais, que nos dias futuros será vista de maneira clarividente por um crescente número de pessoas, será relacionada, cientificamente, à luz embrionária na criança, e o fio de luz ligando pais e filho (do qual o cordão umbilical é o símbolo esotérico) será hábil e pacificamente tecido. A criança virá à encarnação com seu corpo de luz já engastado e funcionando no corpo físico e isso se deverá ao trabalho mental inteligente dos pais. Tal não é assim, hoje, exceto nos casos dos egos muito avançados, pois a luz do corpo é incompleta e irregular e simplesmente paira sobre a forma física da criança, aguardando uma oportunidade para entrar e irradiar a consciência. Assim será realizada a integração que falta agora na substância luz do planeta; e a criação desta integração será definitivamente iniciada pelos pais treinados da nova era e facilitada à medida que a criança amadureça, pelo ensinamento e a influência do educador esclarecido. (Educação na Nova Era, pág. 131,140)

5) - ... Está se formando no mundo essa "ponte de almas e de servidores" que tornará possível a consolidação da Hierarquia subjetiva interna de almas e o mundo exterior da humanidade. Isto constituirá uma fusão efetiva ou união e marcará a iniciação da família humana por intermédio da realização de seus principais membros pioneiros. Este é o verdadeiro "casamento nos Céus" do qual o cristianismo místico fala e o resultado desta fusão será a manifestação do quinto reino na natureza, o reino de Deus. (Discipulado na Nova Era, pág. 44,45)

Início