Navegação

O SEXO


Os Chacras e a Energia Sexual

1) - O Centro Sacro. Localizado na parte inferior da área lombar, é um centro muito poderoso, pois controla a vida sexual. Uma das coisas interessantes acerca deste centro é que ele sempre permanecerá poderoso até que dois terços da humanidade tenha recebido a iniciação, porque os processos procriadores têm que continuar e permanecer ativos a fim de proporcionar corpos para as almas que chegam. Porém, à proporção que a raça progrida, este centro será controlado e suas atividades serão executadas inteligentemente e como resultado do conhecimento, da percepção interna e de contatos sutis e superiores, e não como resultado do desejo ilimitado e incontrolado, como é agora o caso. Não posso estender-me sobre este assunto, porque o tema é vasto demais. Posso, porém, chamar a atenção para o que já escrevi, e sugerir que alguém que tenha interesse e tempo, reúna tudo que eu já disse nos meus livros sobre o tema do sexo, num panfleto.

A – O centro sacro corresponde ao sol físico, à fonte da vitalidade, ao agente doador da vida no nosso planeta.

B – O simbolismo do centro sacro está ligado primordialmente ao período de gestação anterior ao nascimento e compreendendo-o corretamente podemos rastrear e ampliar toda a história da concepção, da construção da forma, seja ela a forma física de um ser humano, a forma de uma ideia, de uma organização construída em torno de uma verdade central, a forma de um planeta, ou de um sistema solar. É talvez acima de qualquer outra coisa, o centro através do qual as forças da Impessoalidade terão que eventualmente expressar-se, e todo o problema do dualismo resolver-se. Esta solução e interpretação do símbolo terá que vir do reino da mente, assim controlando a reação física e ocupando-se com propósitos e não com o desejo. Meditem sobre isto. Quando for esta a compreensão, teremos alcançado o ponto em que pode ser realizada a grande transferência para o centro superior da criação, o centro da garganta.

C – O centro sacro está, portanto, estreitamente relacionado com a matéria, e há um fluxo de energia entre três pontos na parte inferior do corpo:

1. O baço, o órgão do prana ou da vitalidade física vinda do sol.
2. O centro sacro, o agente que predispõe à geração física.
3. O centro na base da espinha que (até que o aspecto vontade seja despertado no homem) alimenta com o princípio da vida, a vontade de viver, todas as partes da estrutura humana.

Estes pontos criam um triângulo de força, relacionado com a matéria, com a substância, com a construção da forma, com a criação, a vitalidade e a persistência na forma. Este triângulo é um reflexo de um triângulo muito mais elevado, assim composto:

1. Do centro da garganta, correspondendo ao centro sacro.
2. Do corpo pituitário, correspondendo ao centro esplênico.
3. Da glândula pineal, correspondendo ao centro básico.

Na relação destes dois triângulos reside a chave para o instinto de autopreservação, de sobrevivência dos corpos sutis após a morte, e o princípio de imortalidade que está assentado na alma e funciona quando a autopreservação e a sobrevivência não mais governam. Isto constitui uma triplicidade de ideias que demanda o mais cuidadoso estudo e que – se assim posso expressá-lo – oferece a chave do movimento espírita.

D – O centro sacro, em última análise, está também vinculado ao centro ajna; juntos, eles criam uma dualidade funcionante produzindo aquela sutil qualidade que chamamos personalidade. Há um vasto campo para investigação no tema da personalidade como um todo integrado e na qualidade da personalidade, que é o aroma, a influência, o efeito e a irradiação de uma personalidade. Apresento estas ideias aos estudantes, na esperança de que venham a ser realizadas pesquisas que relacionem o tema dos centros com os fatos conhecidos de coordenação, integração e seus efeitos na produção da grandeza.

Para aqueles que estudam a Doutrina Secreta, há muito a ser desenvolvido sobre a relação entre os "Senhores Lunares", os Barhishad Pítris, e o Senhor ou Anjo Solar. O campo de trabalho dos primeiros é, por excelência, o centro sacro; o do Anjo Solar é o centro laríngeo.

E – O centro sacro registra a energia do terceiro aspecto da divindade, assim como o plexo solar registra a do segundo aspecto, e o centro básico expressa a energia do primeiro aspecto. Temos aqui novamente os centros inferiores refletindo os centros da garganta, do coração e da cabeça, completando assim a manifestação superior e inferior da divina Trindade no homem. Este centro entrou em pleno funcionamento na antiga Lemúria, a primeira raça humana; sua energia é a do Espírito Santo dominando a substância virgem. Novamente encontramos também aqui outro reflexo no seguinte:


Finalmente, no Divino Hermafrodita, que tarde aparecerá, teremos outra combinação:



Mais uma vez você notará, meu irmão, como a Ciência dos Triângulos governa a estrutura humana em todos os seus aspectos, assim como a estrutura de um sistema solar, o que era de esperar-se.

F – A exteriorização física densa deste centro encontra-se nas gônadas, os órgãos humanos de procriação – olhando-os como uma unidade básica, embora temporariamente separada na presente expressão dualista do ser humano. É preciso lembrar que esta separação fomenta um poderoso impulso para a fusão, e a este impulso chamamos sexo. Sexo é, na realidade, o instinto para a união: primeiro de tudo, uma união física. É o inato (embora muito mal compreendido) princípio do misticismo, que é o nome que damos ao impulso de união com o divino. Como tudo o mais que o homem não desenvolvido toca, nós pervertemos e distorcemos uma ideia divina e prostituímos um anseio imaterial em desejo material. Nós revertemos a energia do sacro e com isso superdesenvolvemos a natureza animal e as funções da humanidade comum. (Cura Esotérica, pág. 176,180)

2) - O despertar do centro sacro é de origem tão antiga que não é possível agora traçar a verdadeira história do desenvolvimento das dificuldades conectadas com a expressão sexual, nem tão pouco é desejável. Tratei do assunto do sexo nos meus outros tratados, em particular em Um Tratado sobre Magia Branca. Chamo a atenção sobre este ponto, só porque, no curso da vida mística, há frequentemente um período de dificuldade sexual, se o místico não aprendeu a controlar o sexo, a menos que tenha assumindo proporções equilibradas em relação a outras atividades e instintos naturais na sua consciência. Ou então, quando atinge o cimo do contato espiritual e leva a energia da sua alma à personalidade, esta energia desce diretamente ao centro sacro e não se detém como deveria fazer normalmente no centro da garganta. Quando isto ocorre, podem aparecer perversões sexuais, ou pode ser atribuída uma importância indevida ao sexo, ou pode ser estimulada perigosamente a imaginação sexual, conduzindo à falta de controle e a muitos transtornos conhecidos dos médicos e psicólogos. O resultado é sempre uma atividade exagerada, da vida sexual de alguma forma. (Psicologia Esotérica II, pág. 538)

3) - No ser humano não desenvolvido ou em grupos de homens que estão muito abaixo na escala racial, assim como nos animais, há muita percepção psíquica porque o centro sacro motiva a vida no plano físico e o plexo solar governa a natureza psíquica. Nestes casos, os centros superiores estão inativos e não desenvolvidos. O plexo solar é para os mundos de percepção psíquica inferior o que o cérebro está destinado a ser para os mundos da compreensão psíquica superior. No primeiro caso temos um centro de energia que está tão potente que mergulha o homem num estado de consciência fundamentalmente astral, regendo assim a vida sexual de um ângulo de consciência sensível; no segundo caso, há uma identificação tão estreita entre o centro da cabeça na matéria etérica e o cérebro de substância física que um órgão que é essencialmente físico funciona simpática, exata e sincronicamente com a sua contraparte subjetiva, registrando impressões provenientes do centro da cabeça e dos mundos com os quais esse centro põe o homem em contato. Os dois funcionam, então, como se fossem um. (Idem, pág. 574)

4) - ... O centro sacro e o plexo solar governam a vida, e é por isso que o desejo pela vida material e pela vida sexual estão tão intimamente ligados. O plexo solar no animal é o cérebro que governa todas as reações instintivas, mas não está tão intimamente associado com a expressão puramente sexual como ocorre no ser humano. Quando o cérebro se tornar sensível à mente que desperta e não estiver tão inteiramente ocupado com o mecanismo que registra a impressão sensorial, nós teremos a orientação que finalmente elevará a consciência para aqueles centros que ficam acima do diafragma.(Um Tratado Sobre Magia Branca, pág. 310)

5) - Quando as energias do centro sacro, focalizadas até então no trabalho da criação e da geração físicas e por isso a fonte da vida e do interesse sexual físico, são sublimadas, reorientadas e elevadas para o centro da garganta, então o aspirante se torna uma força consciente nos mundos superiores; ele penetra o véu e começa a criar o padrão de coisas que finalmente estabelecerá o novo céu e a nova terra. (Idem, pág. 192)

6) - Deve-se ter em mente que o centro sacro e o baço estão primariamente conectados com as emanações planetárias da própria Terra. (Astrologia Esotérica, pág. 80)

7) - A tabela (abaixo) dá como o homem deve ser e não como ele agora está no curso do seu progresso evolutivo:

1. Afirmação própria – (pleno desenvolvimento)
O quaternário coordenado
Centro da base da coluna
Supra-renais

2. Expressão própria – (trabalho criativo)
Cérebro inferior
Centro da garganta
Tiróide

3. Vida auto-consciente – (personalidade)
Cérebro superior
Centro da cabeça
Glândula pineal

4. Perpetuação própria
Órgãos sexuais
Centro sacro
Glândulas sexuais

5. Vida mental
Sistema nervoso central
Centro Ajna
Hipófise

6. Vida sensorial
Sistema nervoso autônomo
Plexo solar
Pâncreas

7. Vida celular
Corrente sanguínea
Centro cardíaco
Coração (Um Tratado Sobre Magia Branca, pág. 285,286)

8) - ... desejava vivamente estabelecer, de maneira clara, a diferença que existe entre os raios que regem os elementais dos três corpos inferiores e o da personalidade. A vida dos três elementais tem a sua base principalmente nos três centros mais baixos do corpo etérico:

1) O centro sacro – A vida do elemental mental. Transferida mais tarde para o centro da garganta.
2) O centro do plexo solar – A vida do elemental astral. Transferida mais tarde para o centro cardíaco.
3) O centro da base da coluna vertebral – A vida do elemental físico. Transferida mais tarde para o centro da cabeça (centro coronário). (Psicologia Esotérica II, pág. 304)

9) - A relação entre os centros abaixo e acima do diafragma, ou entre:

a) O centro na base da coluna e o lótus de mil pétalas, o centro da cabeça. Neste, as quatro pétalas do centro básico se tornam as muitas, ou, o quaternário se perde no universal.

b) O centro sacro e a garganta. Nisto surge uma união entre as doze Hierarquias Criadoras e o quaternário, e o segredo das dezesseis pétalas do lótus da garganta é visto.

c) O centro do plexo solar e o coração, no qual o dez do homem perfeito neste sistema solar se perde no consumado doze. Tal como as doze Hierarquias Criadoras (em seu aspecto exterior e criativo) estão contactadas pelo homem, que, sob o ponto de vista da forma, é o quaternário que se tornou perfeito, assim na relação entre o plexo solar e o coração é o segundo aspecto tornado perfeito; o amor da alma pode expressar-se perfeitamente através da natureza emocional. (Um Tratado Sobre Magia Branca, pág. 87)

10) - Muitas escolas são simplesmente escolas que forçam, desenvolvendo prematuramente as faculdades superiores e levando o aspirante (se Eu pudesse expressá-lo em linguagem mística) diretamente do reino do sentimento e do desejo para o da intuição, mas deixando as faculdades intelectuais e o aparelho mental totalmente não desenvolvidos e latentes. Quando este é o caso, então – novamente falando misticamente – ocorre um hiato ou uma falha, em parte do equipamento que a alma precisa necessariamente usar nos três mundos de seu empenho. A mente organizadora, interpretadora, compreensiva, é incapaz de desempenhar o seu papel. Onde há falta de compreensão e de capacidade mental, há perigo de mal-entendido, de credulidade e de errônea interpretação dos fenômenos de outros estados de ser. Um senso de valores estará faltando e o aspirante superestimulará os não-essenciais e falhará em alcançar o valor das realidades espirituais.

A energia pode derramar-se nos centros de força nestes casos, mas, por não haver inteligência dirigente, ela se anarquizará e então nós temos aqueles tristes casos que se atravessaram no caminho das tentativas ocultistas e prejudicaram a reputação do trabalho da Loja – casos de personalidades supervalorizadas, de devotos supersticiosos, de crédulos seguidores de líderes, de idealistas desequilibrados fanáticos e daquelas mentes pervertidas que se arrogam poderes que não lhes pertencem. Homens e mulheres se tornam desequilibrados pelo astralismo e erram pelo vale da ilusão considerando-se como diferentes dos outros homens, colocando-se num pedestal muito acima do restante da humanidade. Eles caem conscientemente no pecado da separatividade. Acrescentem à categoria, os casos de perversão sexual, provocada pelo excessivo estímulo do centro sacro, os casos de neurose e de extrema sensibilidade e emotividade, provocados pela prematura vitalização do centro do plexo solar e finalmente os casos de insanidade, causados pelo excessivo estímulo das células cerebrais através de um trabalho de meditação imprudente, e se tornará necessário prosseguir devagar e desenvolver os processos mentais assim como a natureza espiritual. (Idem, pág. 193-194)

11) - "Vigiai e orai", disse o Grande Senhor, na última vez que esteve na Terra, e Ele falou em termos ocultistas, que ainda não receberam a devida atenção ou interpretação.

O que, então, precisa ser vigiado?

1) – A atitude do ovóide emocional e seu controle positivo-negativo.
2) – A estabilidade da matéria emocional e sua receptividade consciente.
3) – Seu alinhamento com os corpos mental e causal. Se este alinhamento for imperfeito (como é tão frequente) ocasiona imprecisão na recepção dos planos superiores, distorção nas verdades enviadas do alto por intermédio do Ego, e uma transferência de força muito perigosa para centros indesejáveis. Esta falta de alinhamento é a causa do frequente desvio da pureza sexual de muitas pessoas aparentemente devotadas à espiritualidade. Elas podem alcançar os níveis intuitivos até certo ponto, o Ego pode parcialmente transmitir poder do alto, mas como o alinhamento é imperfeito, a força desses níveis superiores é desviada, os centros errados são superestimulados e resulta em desastre. (Cartas Sobre Meditação Ocultista, pág. 99)

12) - Ver-se-á então que para o discípulo os seguintes centros são de capital importância:

1 – O centro ajna, através do qual a personalidade purificada se expressa.

2 – O centro da base da coluna, que é o centro através do qual se alcança o completo e absoluto controle e coordenação, através da elevação da agência purificadora do fogo.

3 – O centro sacro, no qual a força básica do nosso particular sistema solar, a força de atração de forma para forma é transmutada e a força atrativa da alma toma o lugar da atividade reprodutora criativa material.

4 – O centro plexo solar, o qual, situado no centro do corpo e sendo o órgão do corpo astral e do psiquismo inferior, reúne todas as forças inferiores e as redireciona, sob o impulso da alma, para seus propósitos superiores. (Um Tratado Sobre Magia Branca, pág. 287-288)

13) - A atividade do centro ajna aumentará consideravelmente durante o próximo século (XXI), trazendo consigo seus próprios problemas consequentes. A sua estreita relação com a hipófise e a crescente interação entre

a) – o centro ajna e a hipófise e
b) – o centro do alto da cabeça (envolvendo a glândula pineal) e o centro ajna

provocarão sérios problemas relacionados com o cérebro e os olhos. O centro ajna focaliza a energia dos cinco centros situados ao longo da coluna vertebral e é a sede do poder da personalidade. De acordo com a utilização feita deste poder e segundo a direção da força enviada para todo o corpo pela personalidade dirigida e integrada, assim serão afetados os órgãos do corpo. O plexo solar pode ser estimulado a partir daquele centro e produzir efeitos desastrosos; o centro do coração pode ser impulsionado para uma atividade indevida em razão da imposição da força da personalidade, e das energias deste centro se desviarem para baixo, focando-se de forma egoísta; o plexo solar pode ser de tal forma hipervitalizado que todas as forças da personalidade podem ser volvidas para baixo e subvertidas para fins puramente egoístas e separatistas, produzindo assim uma personalidade poderosa, mas – ao mesmo tempo – suspendendo temporariamente a vida espiritual do homem. Quando esta suspensão se produz, todas as forças do corpo que tinham "ascendido" são impulsionadas para baixo novamente, colocando o homem em relação com as fileiras da humanidade que trabalham através dos centros inferiores; isto tende a produzir uma poderosa e bem sucedida personalidade. É interessante notar que quando isto acontece, as energias – concentradas no centro ajna – lançam-se sobre o plexo solar ou sobre o centro sacro, e raramente, sobre o centro do coração. Este tem um poder muito próprio, só seu, para produzir o que se chama "isolamento oculto", porque o coração é a sede do princípio da vida. Neste caso o centro da garganta recebe estímulo, mas raramente em grau capaz de causar dificuldades. O homem é um poderoso pensador criativo, polarizado egoisticamente e com um contato emocional com as massas por meio do plexo solar. Sofre frequentemente também de alguma forma de forte complexo sexual. (Psicologia Esotérica II, pág. 553-554)

14) - Muitas perturbações que sentem as pessoas na atualidade devem-se ao despertar do centro da garganta. Este centro governa e condiciona a glândula tireóide e paratireóide. Pode produzir, quando é indevidamente desenvolvido ou despertado prematuramente, o hipertiroidismo, com as suas habituais perturbações e seus efeitos muitas vezes perigosos sobre o coração e o metabolismo do corpo. Os efeitos psicológicos são bem conhecidos. As dificuldades tornam-se crescentes e este centro criador superior é estimulado indevidamente, tornando-se um perigo em vez de uma ajuda no caso do celibato forçado de muitas pessoas, motivado pelas condições econômicas desfavoráveis. Estas condições são tais que as pessoas se abstêm do casamento e, em consequência, há falta de oportunidade para usar (ou usar mal) a energia que flui através do centro sacro. Os místicos estão analogamente propensos a esta dificuldade. O centro da garganta não é utilizado de maneira criadora, nem o centro sacro é empregado para os fins que lhe são próprios. A energia sacra é prematuramente elevada ao centro da garganta, onde produz uma estimulação intensa. O equipamento do homem em questão, não alcançou ainda o desenvolvimento necessário para que possa empregar-se num trabalho criativo em qualquer setor. Não há expressão criadora de qualquer ordem enquanto o desenvolvimento do homem não lhe permitir ser criador no sentido superior. O povo suíço, embora seja muito inteligente, não é criador nesse sentido. A energia que flui através da glândula tireóide não é empregada na arte criadora, música ou letras, de qualquer maneira notável, e daí vêm os frequentes bócios e as perturbações da tireóide. Há uma grande quantidade de energia que flui através da glândula tireóide e, até agora, faz-se pouco uso dela.(Idem, pág. 536-537)

Início