Navegação

Página Inicial
Livros de Alice Bailey

Psicologia Esotéria - Volume I
Volume I
Volume II


Prefácio

"A Matéria é o Veículo para a Manifestação da Alma neste plano da existência e a Alma é o Veículo num plano mais elevado para a manifestação do Espírito e esses três são uma Trindade sintetizada pela Vida, que as permeia a todos". ("A Doutrina Secreta” Vol. I p. 80 - 3a edição.)

Três Almas, Um Homem

Três almas que formam uma alma: primeiro, a saber,
Uma alma de cada e de todas as partes do corpo,
ali dentro assentada, que trabalha e é quem Faz
E utiliza a terra e lá completa o homem
Na descida: mas, ao se elevar em busca de conselho,
Cresce para dentro e novamente lá cresce,
Pela ação da alma seguinte, que assentada no cérebro,
Utiliza a primeira com seu uso recolhido
E sente e pensa e quer - é a que Sabe,
A qual, tendendo, por sua vez, a elevar-se,
Cresce para dentro e novamente lá cresce,
Pela ação da última alma, que usa ambas as primeiras,
Mantendo-as, quer ajudem ou não
E, constituindo o ser do homem, é o que É –
E debruça-se sobre a anterior, fá-la trabalhar,
Como aquela utilizou a primeira e, voltando-se para o alto,
Mantém-se, é mantido, por Deus e completa o homem
Para o alto naquele medonho ponto de intersecção
Nem necessita lugar, pois retorna a Ele.
Quem faz, quem Sabe, quem É; três almas, um homem. ("Morte no Deserto” por Robert Browning)


Sempre que um livro é escrito, dirigido aos aspirantes sérios, surge a pergunta: Que linha de ensinamento os conduzirá ao mais rápido progresso? - pois a velocidade é um fator relevante, se se quiser usar corretamente o desenvolvimento atual e aliviar a tensão e o desgaste mundiais. O ensinamento a ser dado deve igualmente aumentar sua capacidade mental e levar à estabilização do corpo emocional que mais rapidamente os deixe mais aptos para o serviço. Deve-se recordar de que o estudo constante (dos textos) e o aprender pelo olho e pelo ouvido o que é afirmado sobre a Sabedoria Eterna serve, apenas, para aumentar a responsabilidade ou produzir fadiga cerebral e envelhecimento, com a subsequente aversão à instrução. Só o que é aplicado à vida tem valor prático e mantém sua vitalidade. A sinceridade é a primeira coisa pela qual nós, que ensinamos, inevitavelmente procuramos.

Devo lembrar àqueles para quem escrevo, que o principal resultado que procuro alcançar é o da cooperação e da compreensão grupais e não o do benefício individual. Pela leitura e cuidadoso estudo, cria-se uma interação grupal, o grupo se torna mais intimamente integrado, seus componentes mais ligados e, como um grupo, numa fusão mais íntima no desenvolvimento do Plano dos Grandes Seres. Estamos construindo e planejando para o futuro e para a humanidade, não para o desenvolvimento pessoal de qualquer aspirante em particular. O crescimento individual não tem grande significação.

A formação e o desenvolvimento de um grupo de aspirantes consagrados, treinados para trabalhar em conjunto e para responder em uníssono ao Ensinamento, é o que tem verdadeira importância para aqueles de nós que somos responsáveis pelo treino e pela preparação do grupo de discípulos mundiais que agirão com liberdade e poder num ciclo posterior. Vocês somente veem uma ínfima parte do Plano. Nós O vemos, à medida que ele se desenvolve por uma série de vidas futuras e estamos hoje procurando aqueles que possam aprender a trabalhar na formação grupal; que possam constituir uma das unidades ativas nos vastos acontecimentos que estão adiante, conectados com aqueles dois terços da humanidade que se encontrarão no Caminho no final da era e com aquela terça parte que ficará retida para posterior desenvolvimento. Estamos preparando homens e mulheres em toda parte, que possam ser sensíveis ao Plano, sensíveis à sua vibração grupal e, assim, capacitados para cooperarem, inteligentemente, com o propósito do desenvolvimento. É um erro pensar que o Plano seja treinar aspirantes para serem sensíveis à vibração de um Mestre da Hierarquia. Isto é apenas incidental e de menor importância.

Estes livros foram escritos com o propósito de treinar aspirantes de modo a que a consciência grupal possa ser desenvolvida. Reconheçam claramente que vocês pessoalmente não contam, mas que o grupo certamente conta. O ensinamento não é dado somente para prepará-los ou oferecer-lhes oportunidade. Toda a vida é oportunidade e a reação individual à oportunidade é um dos fatores que indicam o crescimento da alma. Para isso, o mundo, como uma escola preparatória, é suficiente.

Em toda comunicação da verdade não deveria haver qualquer imposição de autoridade. Os aspirantes devem ser deixados livres para se ajustarem ou não ao ensinamento e o trabalho espiritual deve prosseguir em função da livre escolha e do esforço autoiniciado do estudante, individualmente.

Nos livros já publicados podem ser traçadas três linhas básicas de ensinamento:

- Primeiro, foi ensinada uma técnica relativamente nova para controlar o corpo;
- Segundo, um ensinamento foi dado, para a formação do Novo Grupo de Servidores do Mundo;
- Terceiro, as linhas gerais do trabalho mágico de criação mereceram atenção.

A primeira linha do ensinamento diz respeito ao indivíduo e ao seu desenvolvimento; a segunda indica a natureza e os ideais do grupo nos quais ele pode encontrar seu caminho, se aproveitar o ensinamento e aprender a controlar-se; a terceira, pudessem vocês ao menos compreendê-la, detalha, em alguma medida, os métodos e modos de trabalhar durante a nova era vindoura.

Reflitam sobre essas três principais aproximações à verdade e pensem nela com clareza de pensamento. A apreciação mental de seu significado produzirá compreensão e do mesmo modo aumentada a capacidade de apreensão grupal, em relação ao ensinamento que tenho procurado transmitir.

Qualquer estudante que pense claramente e aplique o ensinamento à sua vida diária estará contribuindo de maneira valiosa para a consciência de grupos.

Muitas vezes um aspirante diz para si mesmo: "Para que valho, realmente? Como posso, em minha pequena esfera, servir ao mundo?" Respondo a essas perguntas, dizendo que, introduzindo pelo pensamento este livro nas mentes do público, expressando ante seus semelhantes o ensinamento que ele proporciona e por uma vida vivida de conformidade com o que ele ensina, o serviço de cada estudante é muito real.

Isto implica, necessariamente, a consagração da personalidade inteira na ajuda à humanidade e a promessa ao Eu Superior no sentido de que será feito um esforço no sentido de esquecer de si mesmo no serviço - um serviço a ser prestado no lugar e sob as circunstâncias que o destino e o dever de um homem lhe tenham imposto. Penso numa renovação do esforço em produzir a purificação de todos os corpos de modo que o homem inferior inteiro possa ser um canal puro e um instrumento por meio do qual a força espiritual possa fluir sem obstáculos. Penso na conquista de uma atitude pela qual o aspirante nada deseje para seu ego isoladamente e na qual ele considere tudo o que tem, como algo que possa colocar no altar do sacrifício para ajudar seus irmãos. Pudessem todos os que leem esse livro ver os resultados de tal esforço unido, ocorreria a emergência de uma atividade grupal, desenvolvida de maneira inteligente, que alcançaria grandes coisas. Tantas pessoas vivem correndo daqui para ali atrás deste ou de outro indivíduo, desta ou daquela obra e, trabalhando com falta de inteligente coordenação, nada conseguem e nenhum grupo disso resulta.

Mas um esforço unido, grupal acabaria numa reorganização inspirada do mundo inteiro e na eliminação dos impedimentos; haveria os sacrifícios reais e a renúncia dos desejos e vontades pessoais, de modo que os propósitos grupais pudessem ser servidos.

Acima de tudo, deve haver a eliminação do medo. Ocupei-me bastante a respeito disso em Um Tratado sobre Magia Branca, assim como dei certas regras e fórmulas para seu controle. Quantos dos que leram o ensinamento tiraram proveito da informação dada? Uma vez que o mundo clama por socorro, você não afastaria o medo e, com determinação, não avançaria para o futuro com alegria e coragem?

Por trás de todos os livros que escrevi, tem havido um propósito definido e uma sequência planejada de ensinamentos. Poderá interessar ao leitor sua sequência.

O primeiro livro publicado foi Iniciação, Humana e Solar. Este livro foi destinado ao aspirante comum, de modo a conduzi-lo de onde ele estava até alcançar uma visão de um grupo organizado de instrutores que estavam tentando ajudar a humanidade (e eventualmente a si próprio) e dar alguma ideia de sua técnica de trabalho e modos de proceder.

As Cartas de Meditação Ocultista indicavam quantos desses instrutores poderiam ser alcançados e a disciplina de vida que o trilhar o Caminho envolvia. Esses dois são especificamente para aspirantes.

Um Tratado Sobre o Fogo Cósmico está numa categoria inteiramente diversa. Em última análise, é para a orientação dos iniciados do mundo e elevará os olhos do aspirante, de modo a afastá-los de si mesmo e de seu próprio crescimento, dirigindo-os para uma concepção mais vasta e um ideal universal. A marca do iniciado é sua falta de interesse por si mesmo, por seu próprio desenvolvimento e seu destino pessoal e todos os aspirantes que se tornam discípulos aceitos têm de dominar a técnica da ação desinteressada. Seu olhar também tem de ser afastado do grupo de cooperadores e da hierarquia que eles constituem para se fixarem em horizontes mais amplos e em reinos de atividade mais vastos. O grande Plano criativo, suas leis e técnica de desenvolvimento e o trabalho dos Construtores do Universo, foram abordados; emergindo da massa de fatos produzidos e subjacente a todo ensinamento, estava a ideia de uma Grande Vida, com Sua própria psicologia e ideias. Foi uma tentativa para dar um quadro sintético da Mente de Deus se desabrochando, na medida em que Ela realiza Seus planos por meio dos menores Filhos da Mente. No simbolismo e nas frases arcaicas, ele ocultou as verdades e princípios que estão na raiz do processo criativo e em sua totalidade está fora do alcance do estudante avançado. Ao mesmo tempo, ele é um valioso compêndio de informação e servirá para transmitir a verdade e desenvolver a intuição.

O último livro, Um Tratado sobre Magia Branca, é um volume paralelo ao Tratado sobre o Fogo Cósmico. Assim como o primeiro lidou com a psicologia da Divindade, o trabalho do Macrocosmo e as leis pelas quais o Logos Solar opera, este livro constitui um tratado sobre a psicologia de um Filho de Deus e o trabalho do Microcosmo. Ele cuida detalhadamente de Seu lugar num todo maior e é de aplicação prática na vida diária daquele todo.

Também ajudei A.A.B. na tradução dos Aforismos de ioga de Patânjali, um livro que serve de ponte, destinado a mostrar aos aspirantes as regras pelas quais a sua luz interior pode ser desenvolvida e o poder da intuição aplicado a todos os problemas e fenômenos de sua vida. Este livro recebeu o nome de A Luz da Alma.

Aqui estou cumprindo minha intenção de escrever um livro a respeito dos Sete Raios. Este tópico sempre foi de real interesse para os estudantes, mas pouco se sabe a respeito desses raios. Sabemos, de A Doutrina Secreta, que eles são as Forças construtivas e a totalidade de tudo o que existe no universo manifestado, mas seu efeito no reino humano e sua essencial natureza e qualidade continuam sendo um mistério. Ser-me-á necessário evitar a nota cósmica, se assim posso chamá-la, pois procuro tornar a informação de valor prático para o estudante e o leitor inteligente. Portanto, abordarei o assunto inteiramente do ponto de vista da família humana e lidarei com o tema em termos de valores psicológicos, estabelecendo as bases para aquela nova psicologia que é tão necessária e, assim, lidando primariamente com a equação humana. O que tenho a dizer será um comentário sobre uma expansão das palavras encontradas no Poema de A Doutrina Secreta, que "Todas as Almas estão em unidade com a Superalma".

Aceitaremos, de saída, a alma como um fato. Não levaremos em consideração os argumentos a favor ou contra a hipótese de haver uma alma - universal, cósmica e divina ou individual e humana. Para os fins dessa discussão, a alma existe e sua realidade intrínseca é assumida, como um princípio básico e provado. Todavia, os que não admitirem essa premissa poderão estudar o livro sob o ângulo de uma hipótese temporariamente aceita e, assim, procurar reunir aquelas analogias e indicações que possam substanciar o ponto de vista. Para o aspirante e para aqueles que estão procurando demonstrar a existência da alma, porque eles acreditam em sua existência, esta expressão de suas leis e tradição, sua natureza, origem e potencialidades se tornarão um fenômeno gradualmente aprofundado e experimentado.

Aquilo que Eu indico e as possíveis sugestões que faça serão demonstradas no sentido científico, eu antecipo, durante a vindoura Era de Aquário. A ciência terá penetrado, então, um pouco mais, no campo do fenômeno real, ainda que intangível; ela terá descoberto (pode ser que até já tenha feito esta descoberta) que o denso e o concreto não existem; ela saberá que só existe uma substância, presente na Natureza em variados graus de densidade e de atividade vibratória e que essa substância é impelida pelo propósito urgente e expressivo da intenção divina.

Procuraremos evitar na medida do possível aquelas indefinidas generalidades que são tão desagradáveis para a mente crítica e acadêmica e nas quais o místico encontra tamanho alívio e alegria. Por isso, pedirei aos que estudarem este Tratado que reservem sua opinião e não façam qualquer juízo cristalizado até que a proposição inteira lhes tenha sido apresentada e seus contornos claramente percebidos e seu detalhe de certo modo elaborado.

Ser-nos-á necessário apresentar o assunto e ligar o individual ao geral e isto poderá, a princípio, parecer um tema muito vasto, uma apresentação muito especulativa e um contorno muito impreciso. Mas isso não pode ser evitado, pois o argumento - como deve ser o caso em todo o trabalho verdadeiramente ocultista - deve ser considerado do universal para o particular, do cósmico para o individual. Os homens estão, por enquanto, muito interessados no particular e no individual, para achar fácil aplicar o mesmo interesse ao Todo maior no qual eles "vivem, movem-se e têm sua existência" e não possuem, atualmente, via de regra, aquele mecanismo interno de pensamento e aquela percepção intuitiva da verdade que lhes capacite alcançar com facilidade o significado daquilo que o simbolismo das palavras representa ou ver claramente o contorno subjetivo sob a forma objetiva. Mas o esforço para compreender traz consigo a recompensa e a tentativa de alcançar e compreender a Alma - cósmica, universal, planetária e individual - conduzem inevitavelmente a um desenvolvimento do equipamento mental (com um subsequente desenvolvimento das células cerebrais, até então inativas) que deverá finalmente produzir uma coordenação da faculdade de pensar e resultante iluminação.

A natureza de nosso universo setenário deve ser levada em consideração e a relação do ser humano tríplice com a divina Trindade deve ser registrada. Uma ideia geral do quadro simbólico inteiro tem seu valor. Cada estudante, à medida que avança no estudo dos raios, deve firmemente ter em mente que ele próprio, como uma unidade humana, encontra seu lugar em algum desses raios. O problema, assim produzido, é muito real. O corpo físico pode ser capaz de responder a um tipo de força de raio, enquanto que a personalidade como um todo pode vibrar em uníssono com o outro. O ego ou alma pode ainda achar-se num terceiro tipo de raio, respondendo, assim, a outro tipo de energia de raio. A questão do raio monádico introduz, ainda, um fator em muitos casos, mas isso somente pode ser citado e não realmente elucidado. Como muitas vezes lhes disse, é somente o iniciado da terceira iniciação que pode entrar em contato com o seu raio monádico ou o aspecto mais elevado de sua vida e o humilde aspirante não pode, por enquanto, afirmar se ele próprio é uma mônada de Poder, de Amor ou de Atividade Inteligente.

Concluindo, peço sua sincera cooperação na obra que estamos empreendendo. Ela pode ser de mais valor público e geral do que qualquer outro de meus escritos. Procurarei tornar este tratado sobre a alma relativamente breve. Procurarei expressar essas verdades abstratas de tal maneira, que o público em geral, com seu profundo interesse na alma, possa ter despertada sua curiosidade e ser conquistado para um interesse mais profundo por aquilo que, por enquanto, é uma conjectura velada. A Era de Aquário verá a demonstração da alma como um fato. Esta é uma tentativa, conduzida em meio às dificuldades de um período de transição ao qual falta até a necessária terminologia capaz de ajudar nessa demonstração.

Permito-me também acrescentar que a atitude do leitor, ante a instrução dada, deveria ser a de um estudante que procura a verdade que pode ser verificada e a informação que pode ser aplicada à vida diária e testada no crisol da experiência de vida. Se, por exemplo, há de fato sete raios, corporificando sete tipos de energia divina, então, um homem deveria ser capaz de reconhecer esses tipos e energias no campo particular dos fenômenos nos quais ele desempenha sua pequena parte. Se a verdade dada é velada no simbolismo e oferecida como uma hipótese, ela deveria, ao mesmo tempo, ser desvelada o suficientemente para ser reconhecível e deveria ter em si suficiente apelo inteligente para estimular uma investigação a respeito. As palavras "Todas as almas compõem uma unidade com a Superalma" podem e, eu creio, corporificam uma informação básica e essencial, mas, a não ser que haja evidência no mundo de que esteja surgindo uma relação viva entre todos os seres dotados de sensibilidade, então, a afirmação não tem sentido. Mas o fato é que essa sensibilidade universalizada e uma conscientização geral são reconhecidas, em toda parte, não só como existentes, mas como em desenvolvimento. O mundo está cheio de conhecimento, que é, em última análise, uma resposta sensível às condições que existem, pelas mentes que estão em desenvolvimento, mas não plenamente desenvolvidas. Torna-se gradativamente aparente que, sob a diversidade, jaz uma unidade básica e que nossa conscientização será certa, verdadeira e correta, na medida em que nos podemos identificar com esta unidade.

Encerrando, exorto todos vocês a prosseguirem. Que nada do passado - inércia física, depressão mental, falta de controle emocional - impeça-os de assumirem, com alegria e interesse, a sua parte, fazendo aquele necessário progresso que os tornará aptos a um serviço mais ativo e mais útil. Que nenhum de vocês se deixe impedir pelo passado ou pelo presente, mas possam, todos, viver como Observadores, é a prece, constante e confiante, de seu instrutor.

O TIBETANO.

Início