Navegação

Página Inicial
Livros de Alice Bailey

Psicologia Esotéria - Volume I
Volume I
Volume II


Volume I
Seção I - Capítulo 3 - Dez Proposições Básicas

1. Há uma Vida.
2. Há Sete Raios.
3. A Vida-Qualidade-Aparência constituem a Existência.
4.Os Sete Raios são as sete Forças criativas.
5.Os Raios se manifestam através dos sete Planetas.
6. Todo Ser Humano está em um dos Raios.
7. Há uma Mônada, sete Raios e miríades de Formas.
8. As Leis da Evolução encarnam o Propósito da Vida dos Sete Raios.
9. O homem se desenvolve por meio da Autoexpressão e da Autorrealização.
10. A individualização conduz finalmente à Iniciação

Dez Proposições Básicas

Ao concluir esta seção de nosso tratado e antes de começar o nosso verdadeiro estudo dos raios, procuro formular para vocês as proposições fundamentais em que se baseia todo este ensinamento. Elas são, para mim, um humilde trabalhador na Hierarquia, tanto para a Grande Loja Branca, como um todo, uma afirmação de fato e da verdade. Para os estudantes e buscadores elas devem ser aceitas como uma hipótese:

Um: Há uma Vida, que Se expressa, primeiramente, por meio de sete qualidades ou aspectos básicos e, secundariamente, por meio da infinita diversidade de formas.

Dois: Essas sete qualidades radiantes são os sete Raios, as sete Vidas, que dão Sua vida às formas e dão ao mundo da forma seu significado, suas leis e seu impulso para e evolução.

Três: A vida, qualidade e aparência ou espírito, alma e corpo constituem tudo o que existe. Eles são a própria existência, com sua capacidade para crescer, para a atividade, para a manifestação da beleza e para a plena conformidade ao Plano. Esse Plano está enraizado na consciência das sete Vidas de raio.

Quatro: Essas sete Vidas, Cuja natureza é a consciência e Cuja expressão é a sensibilidade e a qualidade específica, produzem ciclicamente o mundo manifestado; Eles trabalham juntos na mais íntima união e harmonia e cooperam, inteligentemente, com o Plano do qual Eles são os guardiães. Eles são os sete Construtores, Que produzem o templo radiante do Senhor, sob a direção da Mente do Grande Arquiteto do Universo.

Cinco: Cada Vida de raio está, predominantemente, expressando-Se por meio de um dos sete planetas sagrados, mas a vida de todos os sete flui através de cada planeta, inclusive a Terra e, assim, qualifica cada forma. Em cada planeta, está uma pequena réplica do esquema geral e cada planeta conforma-se no intento e ao propósito do todo.

Seis: A humanidade, com a qual lida este tratado, é uma expressão da vida de Deus e todo ser humano vem, segundo uma ou outra linha das forças dos sete raios. A natureza de sua alma é qualificada ou determinada pela Vida do raio que a tenha exalado e sua natureza forma é colorida pela Vida do raio que - em sua aparição cíclica no plano físico em qualquer tempo considerado - fixa a qualidade da vida da humanidade e das formas nos reinos da Natureza. A natureza ou qualidade da alma permanece a mesma, durante todo um período mundial, enquanto a vida e a natureza de sua forma mudam de vida para vida, de acordo com sua necessidade cíclica e a condição grupal do meio que o cerca. Este último é determinado pelo raio ou raios em encarnação naquele particular período.

Sete: A Mônada é a Vida, vivida em uníssono com as Vidas dos sete raios. Uma Mônada - sete raios de miríades de formas - esta é a estrutura por trás dos mundos manifestados.

Oito: As Leis que governam a emergência da qualidade da alma, por intermédio das formas, são simplesmente o propósito-mental e a direção da vida dos Senhores do raio, Cujo propósito é imutável, Cuja visão é perfeita e Cuja justiça é suprema.

Nove: O modo ou método de desenvolvimento para a humanidade é o da autoexpressão e o da autorrealização. Quando esse processo é consumado, o ego expresso é o Ego Uno ou a Vida do raio e a conscientização alcançada é a revelação de Deus, como a qualidade do mundo manifestado e como a Vida por trás da aparência e da qualidade. As vidas dos sete raios ou os sete tipos de almas são vistas do Uno e na identificação com o Uno.

Dez: O método empregado para alcançar essa consideração é a experiência, começando com a individualização e terminando com a iniciação, assim produzindo a fusão e expressão da vida- qualidade-aparência.

Essa é uma breve exposição do Plano. Deste, a Hierarquia de Mestres em Suas sete divisões (as correspondências dos sete raios) é a guardiã e com Eles está a responsabilidade, em qualquer século, da consecução do estágio seguinte desse Plano.

Início